Windows 10 para concurso público

Tempo de leitura: 6 minutos

Os candidatos que pretendem participar dos próximos concursos públicos que pedem noções de informática em deu edital não devem deixar os estudos para última hora. Apesar de estarmos diariamente ligados aos computadores e notebooks, é preciso estar atento as questões de windows 10 para concurso público.

 

Hoje, praticamente em todos os concursos, sejam federais, estaduais ou municipais, a informática aparece. Há até quem arrisque dizer que depois da matemática/lógica e do português essa é a disciplina que vêm sendo mais cobrada.

 

Engana-se e sai perdendo o candidato que acredita que as questões de tecnológica e do windows 10 para concurso público, por exemplo, não merecem atenção na hora dos estudos. Afinal, saber mexer em um computador não é sinônimo de desempenho impecável na prova de informática.

 

Para estudar e conhecer o windows 10 para concurso público, é necessária tanta dedicação quanto para qualquer outra matéria.

 

Afinal, na hora dos estudos também é preciso ter um tempo só para informática, também é preciso aprender conceitos e todos os detalhes, pois no momento da prova você não irá operar nenhum computador. Você precisará interpretar textos para assim escolher a alternativa certa.

 

Falando de maneira geral, nos últimos anos, as provas com questões de informática estão batendo nos mesmos tópicos. Enquanto algumas estão ligadas as matérias relacionadas a segurança, outras estão focadas nos tópicos de processamento de planilhas eletrônicas e textos.

 

Mas independente de qual tipo de prova você realize, é extremamente importante dedicar-se aos estudos.

 

A informática, diferente das outras matérias, muda com rapidez e por isso assuntos que estiveram presentes em provas anteriores podem carregar o mesmo foco nas provas atuais. O Windows 10 para concurso público é um exemplo disso, é algo que volta e meia aparece com novidades, então é recomendável sempre estar de olho nesse quesito.

 

É necessário ficar atento as mudanças.

 

O que devo saber sobre windows 10 para concurso público?

 

1 – Não subestime a informática

Esse tópico 1 você já faz, certo? Só por estar lendo esse artigo já sabemos que você não subestima o poder da informática nos concursos públicos.

 

Isso é um diferencial, porque boa parte dos candidatos não dão o devido valor e atenção a essa disciplina, então você já está um passo a frente e pronto para não errar questões que parecem fáceis, mas que são cheias de detalhes e “pegadinhas”. 

 

2 – Entenda o que é um Sistema Operacional

O Sistema Operacional é o que faz o seu computador funcionar, o grande responsável pelo gerenciamento das funções de uma máquina, e todo o conjunto de programas que há nele. Por exemplo: Você já ouviu falar em Android e iOS? Eles são os sistemas operacionais dos nossos smartphones e celulares da marca Apple.

 

Enquanto que nos computadores, que são mais frequentes nas repartições públicas, o Windows é quem é o Sistema Operacional. Em poucos casos, o Sistema Linux é utilizado, mas neste artigo vamos dar atenção ao windows 10 para concurso público.

 

3 – Entenda o que é o Windows

Esse Sistema Operacional é o mais utilizado em todo o mundo. Ele é conhecido pelo seu design bem estruturado e pela sua facilidade, qualquer iniciante em informática consegue navegar por ele sem muita dificuldade. 

 

Em 2014, a marca anunciou o seu novo sistema, que era justamente o Windows 10, que tornou-se disponível não só para computadores e unificou todas as plataformas da Microsoft, integrou os computadores, smartphones, tablets e até mesmo o videogame Xbox One.

 

4 – Outras mudanças do Windows 10

Para estudar sobre o windows 10 para concurso público é necessário relembrar algumas pequenas mudanças de design que foram feitas pelo sistema, como:

 

– O menu iniciar voltou, esse item tinha sofrido muitas críticas quando o sistema era Windows 8. E ele foi repaginado, passou a ter a opção de redimensionar o seu tamanho, além do fato da ferramenta de busca ter sido padronizada, integrando-se aos resultados do próprio computador e do buscador Bing.

 

– Alguns itens da área de trabalho foram reformulados. Uma das mudanças mais perceptíveis foi o do ícone do Explorador de Arquivos que recebeu uma reformulação em seu design, ademais, o botão de compartilhar também sofreu mudanças, com a afirmação de que agora é mais fácil compartilhar as pastas e arquivos.

 

5 – Tipos de questões sobre windows 10 para concurso público

As provas de concurso público costumam cobrar não só sobre o que já conversamos neste artigo, como conceitos, design e características dos itens. É cobrado também questões sobre os procedimentos práticos necessários para realizar tarefas nesse sistema operacional.

 

Perguntas sobre os aplicativos que são utilizados em escritórios também aparecem muito, normalmente os mais cobrados são sobre processadores de texto (que é o Word); criação e edição de planilhas (o PowerPoint); e o editor de planilhas (o Excel). É sempre bom estar atento a esses aplicativo que vez ou outra ganham novas funcionalidades e facilidades de uso.

 

Resumidamente: o Word é quem permite que você escreva os textos pelo computador; o PowerPoint permite a criação das apresentações utilizadas em reuniões ou apresentações de trabalho e o Excel permite a organização de informações através de tabelas.

 

Mas, lembre-se que as questões vão além do básico, é bem normal que perguntem sobre configurações padrões, sobre fórmulas e mais…

 

Há também questões sobre os navegadores, o do Windows 10 permanece sendo o Internet Explorer, que apesar dos seus fortes concorrentes (Google Chrome e Firefox) continua muito popular.

 

6 – Como estudar para as questões sobre windows 10 para concurso público?

Finalizando este artigo de dicas sobre o que saber a respeito do windows 10 para concurso público, vamos falar a respeito das maneiras de aprender sobre a informática.

Primeiramente, lembre-se de identificar o que o seu concurso pede e começar a ler e assistir todo o conteúdo do seu material de estudo; depois pratique tudo o que foi visto em seu material pelo seu computador (repetindo as tarefas ensinadas); e respondas as questões que caíram nas provas anteriores desse concurso (procure os mais recentes, porque como já dissemos a informática muda rápido demais).

 

Estudando e buscando informações você estará colocando em prática o seu material não só praticamente, mas também teoricamente que é o que mais importa em concursos públicos desse tipo. Boa sorte!

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.