Você tem gana por aprovação?

Tempo de leitura: 6 minutos

A gana, podemos dizer que é o desejo, a aspiração, o querer, a cobiça de ter ou obter algo. E a aprovação, podemos dizer que é uma ação de reconhecer feitos, qualidades, comportamentos e atitudes de alguém, geralmente de pessoas importantes no nosso conceito.

Qual o maior desejo dos concurseiros? Aprovação!

Mas não é somente em concursos. O desejo de aprovação é habitual na nossa vida, desde pequenos.

Ainda crianças, por exemplo, precisamos de aprovação dos nossos pais, para brincar, para sair, etc.

E com o passar do tempo, isso vai se solidificando em nossas vidas. O desejo de aprovação só faz crescer com o passar dos anos. Em determinado momento, não só como um pedido esperando que alguém conceda nossa vontade, geralmente de quem somos ou éramos dependentes, mas sim como vontade própria, de querer se provar.

A primeira impressão é de carência, que pode até se tornar uma insatisfação crônica em caso de não reconhecimento ou conquista. E tudo isso é ‘culpa’ da sociedade, que insiste em nos apresentar culturas e ações, às vezes, distorcidas da realidade.

Por conta disso que os empregos de cargos públicos, oferecidos através de concursos, são tão desejados e concorridos. Eles oferecem o que as pessoas almejam: bom salário, benefícios bem atrativos, estabilidade de emprego, e em alguns casos, posição aclamada pela sociedade.

E esse é o desejo de muitos, na verdade de uma grande parcela da população brasileira: ser aprovado.

E convenhamos, é muito prazeroso ser aceito e fazer parte de algo que muitos ambicionam. Você se sente diferenciado.

  • Mas afinal de contas, o que é preciso mudar na nossa vida para transformar o nosso sonho em realidade?

Desejo e sonho são palavras que comumente estão lado a lado.

É um anseio, uma vontade permanente e constante de possuir ou conseguir algo. E quando você consegue, deixa de ser um sonho e vira realidade. A sua valorização ou conquista momentânea, supre as carências em ter uma personalidade mais forte e segura.

E quando acontece algo diferente disso, pesadelo à vista! O sonho que não acabou bem. As pessoas que não conseguem o reconhecimento desejado, explícito, tendem a ter baixa auto-estima e uma grande dificuldade em lidar com isso. Podem se tornar conformistas, algo inadmissível para quem quer viver o sonho da aprovação.

Uma das coisas mais importantes para transformar seu sonho em realidade é a perseverança, conforme já destacamos em outro post e falado por profissionais de gabarito, como o professor Damásio.

Imprescindível: Nunca desista de seus objetivos! Você precisa manter aquela gana de conseguir o que deseja sem se importar com as dificuldades que possa encontrar pelo caminho. Mantenha o foco e a obstinação pela conquista, pela vitória. Pela aprovação!

A dedicação é amiga da perseverança, e ambas podem transformar seu sonho em realidade. Sem esforço, você corre o risco de ficar pelo caminho.

Seja firme consigo mesmo. Planeje e cumpra. Dedique-se como se a sua vida dependesse disso, afinal, se isso é o que realmente deseja, a aprovação, ela depende disso mesmo.

  • E a motivação?

Se for pensar somente na sociedade, você não precisaria de uma maior fonte de motivação para mudar, do que o fato de você ser aceito e aprovado como você realmente é. Pelo o que você faz, pelo que pensa, pelo seu modo de agir ou se comportar, pelo seu talento. Mas não é bem assim…

Em relação às conquistas pessoais, a possibilidade de atingir seu objetivo de vida já é um aspecto motivacional, e o principal. Se olharmos somente no campo profissional, estenda essa sua motivação pensando no que mais se pode conquistar após ter seu propósito alcançado, a tão sonhada aprovação em um concurso público.

Em primeiro lugar, porque você terá conquistado o cargo público que sempre idealizou. Você irá trabalhar com o que sonhou e desejou durante seus estudos, com aquilo que tem afinidade.

Terá benefícios e salários que lhe proporcionará respaldo para executar novas etapas de seus sonhos, como por exemplo, a aquisição de bens móveis e imóveis; a aprender novos idiomas; constituir família; ou até progredir culturalmente conhecendo novos lugares. Pode até ser um mix de tudo isso. E pode acontecer, depende somente de você e o quanto de empenho você dedica em função da sua aprovação para um futuro mais promissor.

E depois, é só colher os frutos. Possibilidades de crescimento, de fazer carreira, de poder galgar sempre mais um degrau se torna consequência.

A motivação constante e necessária de se provar melhor do que os outros, sem menosprezo, o desafio de sempre poder melhorar, isso nunca lhe abandonará. Porque o sentimento de poder, no sentido de capacidade, é ótimo. Infla o ego de qualquer um. Aumenta a auto-estima e nos deixa mais felizes e dispostos para aproveitar a vida.

  • Para buscar a aprovação é preciso muito mais que estudar. É necessário determinação e abraçar uma nova rotina

Como já comentei, a astenia (fraqueza) deve passar longe de seus pensamentos. A gana de atingir o seu objetivo deve estar entranhada em você. Deve ser como o ar que respira no dia a dia. Você deve ser movido pela determinação em alcançar o seu objetivo principal: aprovação.

E para que isso ocorra, se faz necessário uma alteração em sua rotina.

Antes de mais nada, não se esqueça do que pode conseguir futuramente se for aprovado em um concurso. E outra, é uma situação temporária. Quanto mais se dedicar, mais rápido consegue atingir sua meta, ou seja, você é quem controla o tempo que vai passar abrindo mão de algumas coisas em prol de outras. São suas escolhas. Parte do seu destino é você quem traça.

Seria bom esquecer finais de semana, happy hour com os amigos, idas ao clube nos domingos de sol. O lazer é importante sim, mas nesse momento, a aprovação é a meta.

Escolha um dia da semana, ou um final de semana para poder relaxar. Nos outros, os estudos devem ser seu grande compromisso.

Devido à grande concorrência, dificilmente conseguirá aprovação em um concurso sem abraçar uma rotina de estudos mais ferrenha.

É de suma importância que a sua mente esteja limpa quando for se dedicar aos estudos, para conseguir absorver completamente os novos conhecimentos, para relembrar alguns outros, e para armazenar todas as informações de forma mais prática e fácil em seu cérebro.

A concentração é a base do sucesso para a aprendizagem. Seu corpo deve estar descansado. Sua alimentação deve ser controlada e de forma que supra todas as necessidades do organismo. As noites bem dormidas e os exercícios físicos são benéficos e essenciais nesse processo.

Faça um planejamento do seu dia. Com horários rígidos, até para o lazer, para as atividades físicas e para dormir. E cumpra-os rigorosamente. Assim, com dedicação e empenho, você poderá comprovar e dizer daqui a algum tempo, o quanto valeu a pena.

Consegui, fui aprovado!!!

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.