Você sabe pensar sob pressão?

Tempo de leitura: 6 minutos

Um dos cargos mais concorridos no Brasil e, principalmente, em São Paulo é um cargo público. Essa concorrência não é só grande porque as pessoas se interessam pelas modalidades do cargo público, mas também pelos benefícios que um funcionário ganha ao conquistar a vaga. Apesar de ser cheios de benefícios, existe uma desvantagem: ter que pensar sob pressão.

A primeira coisa que nos vem à cabeça quando pensamos em funcionários públicos é que a grande maioria, senão todos, tem uma vida financeira muito melhor do que aqueles que trabalham numa empresa privada. Eis aí o primeiro benefício – e o maior motivo que atrai as pessoas a prestarem concurso – o salário.

E não é só isso, além de uma ótima remuneração, os funcionários públicos têm diversos benefícios e uma carga horária muito menor que em outros setores.

Também tem outra coisa que faz a cabeça de muitas pessoas: ter horário para entrar e horário para sair, coisa que dificilmente acontece em outras instituições privadas por aí.

Mas esses benefícios além de ser uma vantagem para aqueles que se saírem bem nos concursos, pode ser motivo de pressão. Você acaba pensando em todas as vantagens que pode ganhar ou pode perder se não for bem o suficiente durante as etapas e isso pode acabar atrapalhando seu raciocínio durante a prova.

Mas além da pressão de pensar nos benefícios que você pode ganhar ou perder, outras coisas podem fazer com que você tenha que pensar sob pressão.

Por exemplo, o tempo de duração desse tipo de prova pode te fazer pensar sob pressão, principalmente se você é aquele tipo de pessoa que gosta de fazer tudo com calma, revisar cada questão e acaba sendo a última a sair da sala.

Características assim têm seus prós e seus contras. Prós, quer dizer que você é uma pessoa cautelosa e essa cautela pode te salvar de cometer erros simples como acabar errando uma pergunta fácil no teste.

Contras, pode ser que esse tempo estipulado não seja o bastante para você responder todas as questões com a tranquilidade que você gostaria e acaba te colocando para pensar sob pressão, o que pode ou não funcionar para algumas pessoas.

Você sabe pensar sob pressão?

A questão é que o concurso em si já é uma situação que você será colocada sob pressão, a questão importante é: você sabe pensar sob pressão ou a pressão acaba te desestabilizando e você põe tudo a perder?

Muitas pessoas, por incrível que pareça, se saem muito melhor se colocadas sob pressão. Aquela resposta que não saiu durante as 4, 5 horas de prova surge como um passe de mágica na sua cabeça nos últimos 60 ou 30 minutos finais de prova.

Mas outras pessoas não têm a mesma sorte e ao invés de terem um desempenho muito melhor, acabam ficando psicologicamente desestabilizadas e não conseguem se manter focados nos últimos minutos finais e importantes da prova.

E se você é esse tipo de pessoa que não sabe pensar sob pressão, existem algumas dicas que podem tornar esse momento de desespero em um momento de maior clareza.

Não foque no resultado

Como dissemos, a própria realização do concurso em si pode fazer você se sentir pressionado, isso porque você já deve estar pensando no resultado, tanto negativo quanto positivo.

Sei que é difícil não pensar automaticamente nos resultados que aquela prova trará a sua vida, mas uma forma de te ajudar a pensar sob pressão é não focar no resulto e sim no processo em si.

Ao não ficar focado somente no resultado e o que ele resultará para você, você consegue se manter focado no que realmente importa naquele momento: responder as questões e dar o melhor de si em cada etapa.

Enxergue o concurso como um desafio divertido

Obviamente que você sabe qual a importância do concurso na sua vida. Essa pode ser a sua oportunidade de virar uma grande juíza no Estado de São Paulo ou conseguir aquela vaga na prefeitura da cidade, mas focar demais nisso, na importância, faz com que o seu inconsciente ative o medo e, automaticamente, diminui sua confiança em si mesmo.

A ativação do medo pode prejudicar o desempenho do seu julgamento e da atenção que você precisar para realizar a prova.

A melhor forma de resolver essa pressão é enxergá-la como um desafio. E o porquê disso? Porque nos saímos muito melhor quando enxergamos a situação como um desafio. Quando temos um desafio, automaticamente, nos esforçamos ao máximo para dar o nosso melhor e cumprir esse desafio com êxito.

Tenha o controle da situação

Tomar o controle da situação é fundamental para o seu desempenho. Se você não tiver controle sobre a situação, você fica desestabilizado e isso acaba gerando ansiedade e desconfiança na sua capacidade em completar a prova com êxito.

Concentre-se apenas no seu desempenho, não se preocupe com as outras pessoas que estão dividindo a sala e o cargo com você. Quanto mais você estiver concentrado em si mesmo e no seu desempenho, melhor será o seu resultado.

Pense positivo

Você já deve ter lido por aí que pensamentos positivos atraem consequências positivas. Você pode praticar isso enquanto estiver sob pressão.

Aqueles que mantêm pensamentos positivos antes e durante os momentos de pressão se saem muito melhor, isso porque os pensamentos positivos evitam a preocupação e a ansiedade.

E obviamente que, além de ter que pensar sob pressão, você não vai querer ter que lidar com a sua ansiedade neste momento crucial.

Mantenha a calma

Qual a melhor forma de você pensar sob pressão? Obviamente que é mantendo a calma. Não interessa se você está sendo pressionado, se você conseguir manter a calma, as coisas sairão do jeito que você deseja.

Manter a calma também é importante para que você não se precipite, aja sem pensar. Sabemos que pensar com cuidado é importante em um concurso público, é essa calma que não só fará com que você tenha maior facilidade em responder às questões como interfere diretamente no seu resultado final.

Obviamente que pensar sob pressão deixa muitas pessoas fora de si, mas se isso acontecer, tire uns segundos para se acalmar, respire fundo e analise a situação- a pergunta – com mais calma e foco. Dessa forma você não corre o risco de errar uma questão só porque teve alguns segundos de estresse.

Pensar sob pressão pode ser assustador para você, mas se você conseguir controlar e até mesmo reverter à situação, pensar sob pressão pode ser a chave para você conseguir aquilo que almeja.

Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.