Veja os erros mais frequentes nas provas de conhecimentos gerais que você não pode cometer ao prestar o concurso público

Tempo de leitura: 6 minutos

Hoje encontrar um bom emprego, com um bom salário que faça jus com a vida profissional do brasileiro e que atendam às necessidades pessoais de cada um, não é exatamente a tarefa mais fácil do mundo.

Por conta da dificuldade de encontrar um emprego, e até mesmo por vontade da pessoa, uma das opções para muitas pessoas que ainda não conseguiram encontrar uma vaga disponível que atendam suas necessidades financeiras, oferece uma estabilidade profissional e entre outros benefícios, é prestar um concurso público.

Porém, é muito comum cometer erros não só na primeira, mas nas próximas vezes que a pessoa procura prestar um concurso público.

Desde a escolha da área que pretende prestar até o momento de se preparar para as disciplinas e questões que serão cobradas no momento de realizar o exame.

Uma das disciplinas que caem na prova, é a temida matéria sobre conhecimentos gerais. E uma das etapas mais importantes é conhecer quais são os erros mais frequentes nas provas de conhecimento gerais.

Como se preparar para prestar um concurso público

Para as pessoas que pretendem prestar algum tipo de concurso público, uma das dicas mais importantes é o momento de escolher a carreira.

Dar preferência por uma instituição que goste e conhece e em uma área em que tenha afinidade é a melhor opção. Dessa forma, a pessoa não irá perder tempo prestando para concursos ao qual não tem afinidade alguma com seus interesses e objetivos. 

A segunda dica é de ter certeza para qual área deseja prestar, outra dica para os navegantes, é prestar muita atenção ao edital. Por ser um documento burocrático e com uma linguagem mais séria, pouquíssimas pessoas usam o tempo para ler.

É por meio dele que o candidato encontra as datas, os requisitos para se candidatar, e todos os detalhes importantes sobre a prova, e entre outras informações relevantes sobre o concurso que será prestado. Neste momento não pode ter pressa e preguiça, é preciso saber o que o curso oferece, para não perder tempo e, principalmente, dinheiro.

A terceira dica é procurar exames que já foram realizados. Estudar a maior quantidade de referências sobre a área escolhida, é uma ótima forma de preparar o candidato para o que te espera. Dessa forma, haverá uma compensação no treinamento do novo concurseiro.

Agora que o candidato está consciente de quais matérias devem ser estudadas e quais são o peso de cada disciplina, a quarta dica é criar um cronograma de estudo.

Quem melhor que o próprio concurseiro para saber quais são suas dificuldades e facilidades na hora de estudar? Desde o tempo de estudo por dia até quais os tipos de ajuda ele pode recorrer para tirar dúvidas e aprender coisas novas.

A quinta e última dica para se preparar é considerar a possibilidade de realizar algum tipo de curso preparatório.

Algumas pessoas possuem maior facilidade estudando sozinhas, mas uma ajuda nunca é demais. Ter a ajuda de pessoas que passaram por essa etapa e professores especializados em concursos públicos, é uma forma de tranquilizar os candidatos.

Para isso, há cursos online e em escolas físicas. Normalmente, as aulas online são mais baratas e com horários flexíveis, mas não há a abertura para tirar dúvidas. Já as aulas presenciais abrem esse espaço, apesar de possuírem um custo mais elevado.

Portanto, fica a critério do candidato. Ambos podem ajudar a não cometer, por exemplo, os erros mais frequentes nas provas de conhecimento gerais.

Matérias básicas nos exames 

Nos diferentes tipos de concursos públicos que ocorrem no país, há algumas matérias que sempre costumam cair nos exames. Entre elas está a da Língua Portuguesa. Como matéria básica dos exames de concurso público, nesta disciplina caem frentes como, por exemplo, Gramática, Interpretação de Texto e Redação.

Já a matéria de Matemática/Raciocínio Lógico, costuma ser exigida na maioria dos concursos e os de nível médio. Nela, caem conhecimentos como, por exemplo, equações de 1º e 2º grau, Razão, Proporção e questões voltadas para análise combinatória e conectivos lógicos.

Outra matéria que costuma cair, é a de Direito. Nesta matéria costumam cair duas frentes: a de Direito Constitucional e a de Direito Administrativo. A primeira é voltada para as leis da Constituição Federal – matéria que trata assuntos que fazem parte do cotidiano da população. Já a segunda é voltada para os órgãos públicos e seus servidores.

A área de Informática também faz parte das principais disciplinas que costumam cair nos exames dos concursos públicos. Para esta disciplina não basta apenas ter acesso e entender sobre computadores, internet e pacote office.

É preciso ter um estudo um pouco mais aprofundado. Afinal, nas provas de concursos públicos na área de Informática são realizadas perguntas especificas sobre o tema.

Além dessas matérias, a disciplina de Conhecimentos Gerais está muito presente nos concursos. Porém, existem alguns erros mais frequentes nas provas de conhecimento gerais

Erros mais frequentes nas provas de conhecimento gerais

Alguns dos erros mais frequentes nas provas de conhecimento gerais estão ligados a assuntos sobre história, geografia, literatura, economia e entre outros temas, que são assuntos que a banca exigi no exame.

Com perguntas sobre os meios de transporte, aspectos geográficos do Brasil, política, cultura do país, história, religião são alguns dos assuntos que são possíveis cometer erros mais frequentes nas provas de conhecimento gerais

Esses são alguns dos temas que podem vir a levar alguns dos erros mais frequentes nas provas de conhecimento gerais.

Portanto, quando a pessoa procura prestar algum tipo de concurso público, independente da área que pretende realizar o exame é preciso conhecer além de todas a regras do concurso, também as provas que já foram realizadas e estar por dentro da matéria de conhecimentos gerais.

Seja por meio dos meios de comunicação e redes sociais, se embasar com maior profundidade nos assuntos é uma maneira de se sair bem nos exames de concursos públicos e, também conhecer alguns dos erros mais frequentes nas provas de conhecimento gerais é uma forma de se preparar para a prova.

Veja os erros mais frequentes nas provas de conhecimentos gerais que você não pode cometer ao prestar o concurso público
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.