Veja como conversar com aprovados pode te ajudar a passar em concursos públicos

Tempo de leitura: 18 minutos

Muitas pessoas se preparam para a realização do concurso público. São provas decisivas para o futuro profissional e pessoal. Os cargos públicos têm como característica uma maior flexibilidade de carga horária, melhores remunerações, estabilidade profissional e financeira, além de outros benefícios importantes para qualquer trabalhador.

Logo, não são poucas as pessoas que alimentam o sonho de se sair bem nas provas. Dedicam-se por longos períodos, estudando de todas as formas. São livros, apostilas, matrículas em cursos e outras maneiras de aprendizagem. As pessoas procuram todos e quaisquer meios possíveis para conseguir alcançar tal objetivo.

Além dos investimentos feitos para conseguir ser aprovado em concurso público, elas também mudam uma série de hábitos que podem influenciar diretamente em seu desempenho. Saem menos com os seus amigos, começam a se alimentar melhor, dormir em horários recomendados, entre outras práticas indicadas.

A vida de um candidato a cargo público não é fácil de levar. Todas as pessoas têm outras responsabilidades, além do sonho de preencher uma vaga pública. É muito comum ver candidatos que parecem não ter tempo para a realização de tantas coisas.

São pessoas que além de concurseiros são também estudantes, universitários, pais e mães, trabalhadores, etc.

Obviamente, é uma tarefa árdua manter esse tipo de “vida dupla”, ter que se redobrar para fazer uma série de coisas durante o dia a dia. E para muita gente isso pode parecer algo praticamente impossível. Mas, para o concurseiro que sonha grande, que quer alcançar a sua meta, ser o profissional que almeja, é possível.

Muito dessa determinação nasce do próprio ambiente de concursos públicos. Existe um universo, uma espécie de submundo dos concurseiros, em que uma comunidade de pessoas aprovadas ou estudando para a realização das provas trocam suas experiências com outros candidatos.

Portanto, se você é um concurseiro e as coisas parecem complicadas demais para serem levadas em frente. Se a carga exigida parece ser mais do que pode carregar. Saiba que a troca de vivências e experiências com pessoas que foram aprovadas pode te ajudar a alcançar o seu objetivo, a se manter no caminho da futura aprovação.

A inspiração para a realização do concurso público

Esse é um dos principais e mais importantes fatores que a exposição ou compartilhamento de situações vividas pelos aprovados podem influenciar. Elas podem dar um gás a mais para aqueles que não se encontram tão inspirados assim.

Sim, as pessoas parecem ser movidas pelo que veem ou costumam consumir como informação ou conteúdo. Alguém que não tem contato com um mundo externo não terá nenhuma motivação ou parâmetro para alcançar sonhos.

É como se o fato de desconhecer objetos de desejo façam com que não tenha nenhum desejo, afinal, o que querer além daquilo que já tem? E, depois, como almejar algo que sequer passou em sua cabeça?

A própria vontade de preencher uma vaga pública se dá pelo conhecimento de outras histórias. Pela projeção de uma vida melhor segundo os exemplos de pessoas que forem bem nas provas e hoje têm empregos com estabilidade profissional e financeira.

Isso não foge aquilo que pode acontecer em outras situações do dia a dia. As pessoas podem não perceber, mas muitas vezes somos levados a imaginar que algumas coisas são nossos objetos de desejo por sermos expostos a essas informações.

Quando um vizinho nos indica um restaurante e nos fala da qualidade da comida, do bom atendimento ou, até mesmo, do bom preço praticado pelo estabelecimento, ficamos tentados a conhecer o local. E, em muitos casos, acabamos cedendo a tentação e indo ao restaurante.

Assim como uma foto de uma roupa nova, que julguemos bonita, passando em nossa linha do tempo nas redes sociais pode ser um estímulo para ir ao shopping e renovar o nosso guarda roupa. Ou que um cartão postal mandado por um amigo pode ser uma motivação para tomar novos ares e ir viajar.

De fato, estar cercado de pessoas é estar cercado de influências, é de despertar a curiosidade e, sobretudo, fazer coisas que decorrem dessas vontades despertadas.

No caso dos concursos públicos não é diferente. Ter acesso às pessoas que foram aprovadas em seus processos motiva as pessoas a irem atrás de seu próprio sonho.

Existe uma troca de experiência, uma estipulação de parâmetros consequente.

Ao seguir uma pessoa que foi aprovada nas redes sociais, você descobre quais foram às dificuldades enfrentadas por ela durante a sua preparação para a prova. Entrando em contato com ela, esta pode ainda compartilhar com você quais foram os fatores que fizeram com que ela fosse bem sucedida no certame.

Se a inspiração pode nascer de qualquer lugar, por que não usar um exemplo de sucesso? Um exemplo de alguém que pode te ajudar a alcançar um objetivo tão sonhado?

Essa é uma forma inteligente de usar a forma como vê o mundo e consome as informações das pessoas.

Os aprovados têm muito a dizer sobre a realização de suas provas, quanto aos processos, as dicas, as estruturas de questão, os critérios de avaliação da banca. Existem inúmeros elementos que podem ser compartilhados com você.

As histórias de sucesso podem fazer você refletir sobre o modo que adotou para estudar. Será que este é realmente o melhor meio para se obter informação? Será que está fazendo isso em tempo adequado? Será que está consultando os melhores materiais disponíveis sobre o cargo em questão?

Há diversos fatores que podem ser revistos depois de conhecer as histórias de pessoas aprovadas. Das práticas delas, é possível que você aperfeiçoe as suas. Veja, analise o que parece não estar rendendo bons frutos, o que pode ser melhorado, como aquela pessoa fez para que tais coisas não a interferissem, como usou um acontecimento como motivação.

Ter alguém que passou pelas mesmas dificuldades que você, foi exposta às mesmas situações que tem sido, é um trunfo. É ter alguém para se espelhar, uma pessoa que cometeu erros e acertos e, assim, você poderá filtrar quais são as atividades que absorverá em seu dia a dia e quais pode simplesmente descartar.

Cercar-se de vencedores é um diferencial

Há algumas decisões que podem fazer muita diferença em nossas atividades e, consequentemente, em nossas vidas. Sabe aquela coisa que se pode ouvir em discursos corporativos que enaltecem a qualidade de trabalho de uma determinada equipe vencedora e que uma só pessoa pode ser determinante para todo um processo.

Isso, de fato, tem muita importância. Como já falamos, as pessoas exercem esse papel de influenciadoras na vida de outras, elas conseguem se transformar em motivação ou alguém para se espelhar.

E se as coisas acontecem dessa forma, nada mais justo do que procurar se apoiar ou se espelhar em pessoas de sucesso, não? Pessoas que farão com que seus resultados sejam ainda mais positivos.

Esse é um aspecto importante. Dificilmente você conseguirá resultados se buscar inspiração em pessoas que não foram bem sucedidas. Quando repetir os passos dados por essas pessoas, estará apenas repetindo aquilo que as levou a não alcançar os objetivos. A ideia é conseguir um aditivo, um elemento que faça de você um aprovado.

Quem melhor para te fazer um aprovado do que alguém que, de fato, foi aprovado?

Estar cercado de pessoas que tem o mesmo objetivo que você é um diferencial, porque elas estão caminhando para o mesmo lugar, estão compartilhando um mesmo sonho, um mesmo objetivo.

Quando há este tipo de situação, a troca de experiências e informações se torna ainda mais intensa e a inspiração mútua é outro elemento que pode ajudar muito a realização de uma boa prova. Pois, quando há qualquer sinal de falta de motivação ou relaxamento, essa pessoa estará lá para te lembrar de quais são as suas metas.

Logo, estar cercado de pessoas que pertencem ao mesmo ambiente que você, com desejos compartilhados, interesses em comum, faz com que esteja mais interado e em plena condição de evolução.

Os aprovados tem o mesmo papel a desempenhar, elas conseguem te manter focado e estimulado para o alcance de seus objetivos. É possível, inclusive, encontrar na internet muitas pessoas que foram aprovadas e estão dispostas a dividir as vivências com outras com objetivo de auxiliá-las nesse processo de realização das provas.

Cercar-se de pessoas competentes e que já obtiveram bons resultados surte um efeito positivo nas pessoas. Isso porque sempre haverá alguém para tirar as suas dúvidas, te direcionar quanto aos estudos, compartilhar quais são as formas de conseguir os melhores resultados.

Ao mesmo tempo em que você cria uma motivação maior dentro de si, uma cobrança por melhor resultado, pois sabe que agora une condições de chegar à aprovação. O seu desempenho tem tudo para se elevar, para se tornar mais produtivo e render bons frutos.

Em suma, se espelhar e ter alguém bem sucedido por perto resulta em dedicação maior aos estudos, em aproveitar o seu tempo para estar sempre melhorando, buscar as melhores formas de estudar e inspirar e, acima de tudo, conseguir se livrar do tempo ocioso.

Os materiais que funcionam

Quando se está buscando formas de estudar e melhorar o desempenho, uma das principais preocupações cai sobre a qualidade dos materiais consumidos. Quais deles pode fazer com que você consiga realizar uma boa prova? Qual deles melhor se adaptará a forma como você costuma aprender?

Existem milhares de pessoas buscando por novas vagas de cargos públicos todos os anos. Pessoas que, assim como você, tiveram acesso aos editais e sabem o que irá figurar entre os conteúdos. Pessoas que já se planejaram para a realização da prova e estipularam quais métodos são mais eficientes.

Porém, nem todos os materiais irão funcionar. Nem todas as pessoas serão aprovadas, é uma concorrência, há apenas poucas vagas para milhares de concorrentes.

O que pode diferenciar as pessoas, definir qual será aquele que conseguirá alcançar o seu objetivo daquele que não irá conseguir, é a sua adaptação ao conteúdo que usou como base para estudos.

Nesse aspecto, nada melhor do que contar com a ajuda de um aprovado no processo. Essas pessoas conseguem te dizer quais podem ser os materiais mais efetivos para o aprendizado.

Claro, que ele não sabe qual a maneira que a sua mente trabalha, como ela absorve conteúdo. Mas, ele está preparado para lhe dizer quais as formas existentes, o porquê da escolhida por ele ter funcionado.

A melhor maneira de se preparar e garantir que está cercado por alguém que pode te ajudar e reconhecendo a si próprio. Entender quais são as suas dificuldades de compreensão, quais são as suas facilidades, em que aspecto você precisa melhorar e em quais pontos já tem bom conhecimento.

Esse entendimento sobre as próprias condições de aprendizagem são fundamentais para qualquer estudante. Quando se tem essa compreensão acerca de suas capacidades, o processo de escolher os materiais mais efetivos se torna mais rápido e fácil.

Assim, a decisão mais inteligente é buscar por aprovados que tiveram as mesmas dificuldades que você, que tinham as mesmas facilidades também. Embora parece difícil encontrar pessoas com o mesmo perfil intelectual que o seu, com o advento tecnológico da internet, isso se tornou mais fácil.

Existem diversos fóruns, grupos e páginas em redes sociais que estimulam esse tipo de contato. Há muitas pessoas que querem compartilhar as suas experiências como aprovados, escrevendo em seus sites, blogs e falando para as suas filmadoras em seus canais no Youtube.

Depois de encontrar uma pessoa que compartilhe das mesmas dificuldades e facilidades que você, tudo será facilitado.

Ela irá compartilhar quais os materiais que coseguiram fazer com que o seu aprendizado fosse aperfeiçoado.

O aprovado, certamente, não tentou absorver conteúdo apenas daquele livro ou apostila que o levou aos resultados positivos. Certamente, ele tentou outros materiais, portanto, a sua experiência pode ajudar você a ser mais certeiro no momento de escolher os objetos de estudo e consulta.

Ter esse tipo de direcionamento é fundamental para a realização da prova. Quanto mais cedo você descobre o material que funciona para realizar os estudos, mais tempo tem para realmente estudar.

O método de estudo adequado

A escolha do método de estudo adequado segue a mesma linha de pensamento que os materiais que funcionam ou não funcionam com você. Existe uma série de métodos diferentes que podem se aplicar ou não a forma como a sua mente trabalha e as suas dificuldades e facilidades.

Portanto, é fundamental a busca por uma melhor metodologia. Buscar formas alternativas para impulsionar a capacidade de absorção de conteúdo. Não há somente uma maneira de aprender e embora o sistema educacional privilegie outra forma, as pessoas estão sempre inventando novos conceitos ou maneiras pessoais de alcançar objetivos.

Então, caberá a você conhecer quais métodos irão funcionar no seu caso. Qual a maneira de aprendizagem que você mais se adéqua?

Existem diferentes formas de se preparar para a realização de concurso público. Há aquelas pessoas que procuram por matérias capazes de sanar as suas dúvidas e deixá-lo pronto para a realização da prova. Há também aqueles que preferem estudar pela internet, em páginas que oferecem conteúdos recorrentes.

Há aqueles que gostam de estudar em grupo, isso é, pertencem a algum tipo de agrupamento de pessoas, seja presencial ou não, que compartilham livros e apostilas constantemente. E há os que optam pela inscrição em cursinhos preparatórios, que vão contar com o auxílio de professores devidamente capacitados para o ensino.

Porém, mesmo que sempre haja um bom exemplo de pessoas que conseguiu ser aprovado em concurso público por seguir um determinado método, isso não garante que você também terá sucesso seguindo-o. Afinal, da mesma forma que existem os que conseguiram, também há os exemplos não tão bons.

Mas, como saber se uma metodologia especifica vai funcionar ou não com você? Afinal de contas, você precisará escolher uma, certo? Fazer todas ao mesmo tempo parece algo humanamente impossível, além de ser mais provável que crie uma enorme confusão em sua cabeça.

A forma de sanar essa dúvida é entrando em contato com as pessoas que conseguiram ser aprovadas. Elas saberão, mais do que qualquer outra pessoa, quais os fatores são otimizados pelo processo do método. O que um pode oferecer ou não, como ele pode te ajudar, ao menos, no que ajudou em sua própria experiência.

A partir disso, você pode começar a colocar na balança quais são os elementos mais importantes no seu caso, quais poderão te ajudar.

Para fazer esse tipo de análise sempre preze pela contrapartida. Se há alguém que é a favor da realização de cursos, ouça outra pessoa que seja a favor do aprendizado pela internet, pelos materiais específicos. Assim se torna mais fácil de definir um método de aprendizagem e outro que possa complementá-lo, se for necessário.

É fato que ter funcionado com uma pessoa não garante que também funcionará com você. Da mesma forma como pode idealizar uma própria maneira de aprender. Mas, ter essas diferentes visões do que pode funcionar ou não se transforma em um elemento de valor no momento de fazer as suas escolhas quanto a forma de aprender.

Além disso, nessas discussões e compartilhamentos de ideias com os aprovados, será possível também pegar algumas dicas sobre diferentes práticas que podem auxiliar no aprendizado. Muitas vezes, coisas simples, mas que tem um peso fundamental no quesito absorção de conteúdo.

Existem aquelas pessoas que criam mapas conceituais para entender melhor os assuntos e até fazer as ligações de forma coesa e coerente. Há aqueles que para uma melhor compreensão preferem desenhar o conteúdo. Há os que resumem os textos lidos em uma estrutura que melhor entendem.

Os que preferem traduzir termos e ideias de maneira que facilita uma consulta posterior. Os que fazem análises separadas de cada um dos capítulos. Os que deixam os temas segregados por cores, ordem alfabética, etc.

Enfim, existem diversas formas de compreender um conteúdo.

Um aprovado pode compartilhar com você uma forma que ainda não conheça, algo que tenha funcionado com ele. Um aprovado pode compartilhar com você qual foi o seu material de estudo, a forma como estudou, a qual auxílio recorreu.

Todas essas informações sobre a preparação de outras pessoas, bem sucedidas, para a realização do concurso público, podem ter grande valor para as pessoas que estão perdidas ou procuram uma forma mais eficiente de estudo.

Os hábitos adotados

Quando os editais para um determinado cargo público são lançados, as pessoas já têm acesso a uma série de informações, como os conteúdos que aparecerão na prova e também à data de realização. E, a partir disso, começam a se preparar para conseguir a sua nomeação.

Os editais são liberados com essas informações para que os candidatos tenham tempo hábil para se adaptar as exigências intelectuais cobradas pela prova. Portanto, o planejamento para ter condições favoráveis para a aprovação precisa ser feito com esmero. A sua estratégia de estudo deve ser eficiente, garantir que esteja melhor preparado que outros candidatos.

Mas, como já foi dito anteriormente, muitas são as pessoas que encontram dificuldades em seu dia a dia para se adaptar a uma rotina organizada de estudos, e isso pode acabar comprometendo o resultado da prova.

Esse é outro aspecto em que conversar com pessoas que foram aprovadas em concursos públicos pode ajudar candidatos.

A maioria das pessoas costuma perceber uma mudança de hábitos significativa quando começam a sua preparação para a realização da prova. É preciso se programar para que haja tempo e disposição para os estudos. E há elementos importantes que influenciam esses dois fatores fundamentais.

Consultar o aprovado sobre a forma que ele fazia para ter tempo de estudo, para ter disposição para estudar mesmo quando cansado, mesmo quando com uma série de preocupações, é importante.

Para conseguir ficar clinicamente bem para a realização da prova é preciso uma preparação extensa. Uma mudança de hábitos que influenciará muitas atividades do dia a dia.

A alimentação influência nos resultados já que é determinante para a capacidade de cognição da mente. Ter boas noites de sono, com a quantidade e horas necessárias também tem uma função essencial. Praticar esportes, etc.

Conversar com aprovados, descobrir quais eram os seus hábitos e o que fizeram para alcançar o sucesso, pode ajudar muito um candidato.

 

 

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.