Vantagens e desvantagens de prestar um concurso com salário baixo

Tempo de leitura: 6 minutos

A cada dia que passa os concursos públicos se mostram como uma das opções preferidas dos brasileiros para a procura de emprego. Afinal de contas, em tempos de crise, a verdade é que a estabilidade empregatícia que é assegurada pelo setor público nunca foi tão atraente, de forma que muita gente tem optado pelo setor público em detrimento do setor privado.

A verdade é que não importa se o país está em crise ou não e se você tem um emprego ou não, as contas vão continuar chegando todos os meses e é preciso ter a garantia de que as contas vão sempre ser pagas.

Algo que o setor público garantir, e o setor privado não. Dessa forma, por conta desse motivo tem havido uma procura cada vez maior da população trabalhadora brasileira pelos empregos que têm sido oferecidos pela iniciativa pública.

Além disso, há também uma série de outros motivos que fazem com que as pessoas procurem os concursos públicos.

Entre eles há a questão dos salários vantajosos dentro do mercado, os bons benefícios que são oferecidos aos funcionários e também a questão da jornada de trabalho, algo que é muito importante para aqueles que buscam no setor privado uma possibilidade de ter uma maior e melhor qualidade de vida.

Porém, como acontece com tudo na vida, nem sempre tudo é perfeito. Isso porque, como não poderia deixar de ser, nem todos os concursos que são abertos oferecem salários altos, de forma que é preciso pesar as vantagens e desvantagens de um concurso com salário baixo antes de realmente assumir a vaga.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma pequena lista com diversas vantagens e desvantagens que envolvem prestar um concurso com um salário baixo. Tudo para que você consiga analisar observando todos os pontos de vista existentes de forma a tomar a decisão mais correta para você e também para a sua carreira.

Descubra as vantagens de prestar um concurso com salário baixo

Ainda que seja para obter um salário baixo, a verdade é que prestar concursos públicos ainda possuem uma série de vantagens em relação ao setor privado. Afinal de contas, ainda que por um salário menor, o regime de contratação pelo setor público é diferenciado e por si só já guarda uma série de vantagens em comparação ao regime de contratação CLT.

Você tendo um cargo no concurso público, você tem a estabilidade garantida de acordo com a Constituição Federal de 1988, da qual diz que o concursado tem o direito de permanência no serviço público, normalmente é de 3 anos, salvo algumas exceções (como a magistratura).

Dentro dessa perspectiva, um dos fatores que mais pesam no lado das vantagens é a que é oferecida pelo setor público. Algo que é muito importante em períodos de crise, já que a garantia de um emprego é algo que não pode ser encontrado facilmente dentro do setor privado.

Além disso, ao contrário do que acontece no setor privado, a obtenção de um trabalho dentro do setor público – ainda que por um salário baixo – é o resultado unicamente de seu esforço, já que a contratação é feita mediante a seleção das pessoas que tiveram os melhores resultados em uma prova de seleção.

Dessa forma, o seu estudo é a única ferramenta que você precisa para conseguir uma oportunidade dentro do setor público, ao invés de precisar ter uma rede de contatos e influência, como acontece dentro do setor privado em grande parte dos casos.

Entre as vantagens de se assumir uma vaga por um salário baixo no setor público está o caráter mais engessado do setor. Isso porque ao contrário do que acontece no setor privado, no setor público há uma possibilidade de ascensão de carreira e também de ganhos mais altos que é maior e mais considerável do que aquela que é apresentada pelo setor privado.

Para completar, dentro do setor público você desfrutaria de uma série de benefícios de se trabalhar dentro do setor público, como benefícios e bonificações que complementam o salário e também uma jornada de trabalho bem respeitada, algo que é bastante raro dentro do setor privado, de forma que a escolha pela iniciativa pública seria uma forma de viver com uma melhor qualidade de vida, algo que tem se tornado cada vez mais importante nos dias de hoje.

Descubra as desvantagens de prestar um concurso com salário baixo

Como não poderia deixar de ser, prestar um concurso para uma vaga de salário baixo não possui apenas vantagens, de forma que apresenta também uma série de desvantagens que devem ser levadas em consideração na hora de fazer a escolha para a melhor opção para você e também para a sua carreira.

Além disso, em muitos casos a conquista do cargo dentro do setor público pode acontecer de forma muito mais rápida do que no setor privado.

Afinal de contas, querendo ou não a aprovação em um cargo do setor público é algo que demanda um tempo de dedicação e esforço, já que é preciso se dedicar aos estudos para conseguir uma aprovação.

Dessa forma, para quem tem pressa em conseguir um emprego nem sempre o setor público pode ser a melhor opção, já que em muitos casos a preparação para uma prova pode chegar a durar o ano inteiro.

Sim, você precisa estudar muito, passar horas e horas lendo vários conteúdos importantes para o concurso. E também terá que competir por concursos com poucas vagas e muitos concurseiros.

Mas se você tem tempo, determinação e deseja adentrar no concurso público, vale a pena o esforço e correr atrás para conseguir o tão desejado concurso. Além do mais, você pode sempre buscar outros concursos públicos para conseguir elevar seu nível e consequentemente o valor que você receberá.

Gostou do nosso artigo? Não deixe de acessar todos os artigos contido dentro do nosso blog e fique por dentro das maiores dúvidas em relação a concursos públicos! E não deixe de compartilhar com seus amigos concurseiros!

Vantagens e desvantagens de prestar um concurso com salário baixo
4 (80%) 1 vote

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.