Vale a pena participar de fóruns sobre concursos públicos?

Tempo de leitura: 6 minutos

Os concursos são um dos grandes objetos de desejo de uma grande parcela dos brasileiros por conta de uma série de vantagens que oferecem ao trabalhador. Se a iniciativa pública desde sempre foi visada por uma parcela específica da população que sempre desejou estabelecer uma carreira dentro de cargos públicos, hoje ela expandiu o seu público, principalmente por conta da crise que já toma conta do Brasil há um tempo.

Dessa forma, a iniciativa pública acaba se mostrando como uma alternativa para os trabalhadores fugirem do índice de desemprego, que só cresce a cada mês no Brasil e não tem perspectiva de melhorar tão cedo.

Afinal de contas, a verdade é que com crise ou sem crise as contas vão continuar chegando todos os meses e é preciso ter uma garantia de que se vai conseguir pagá-las, algo que só a iniciativa pública oferece, em decorrência da estabilidade empregatícia.

Mais ainda, a instabilidade e a insegurança que estão sendo passadas pelas empresas privadas acabam motivando ainda mais os trabalhadores a mudarem para a iniciativa pública. Um exemplo de motivador disso é o fato de constantes cortes de gastos e também de pessoal estarem fazendo parte da rotina de uma série de empresas privadas.

Acontecimento este que é decorrência da crise pela qual o país passa e que é necessário para que a empresa continue mantendo as suas portas abertas.

Além de tudo isso há também a questão das vantagens oferecidas pelo setor público, que vão além da estabilidade empregatícia, uma velha conhecida dos brasileiros que prestam concursos.

Entre essas vantagens estão condições diferenciadas no mercado, com empréstimos conseguidos com mais facilidade e financiamentos obtidos com taxas mais baixas e salários vantajosos, que costumam ser mais altos do que aqueles que são oferecidos para as mesmas vagas dentro do setor privado.

Como se não bastasse, há também a questão dos benefícios que representam um acréscimo ao salário e que vão variar de empresa para empresa e do respeito à jornada de trabalho, característica do setor público que é importante para pessoas que buscam dentro do setor público uma oportunidade de ter uma melhor qualidade de vida, algo que dificilmente é conseguido dentro do setor privado.

Porém, nem tudo é simples quando falamos de conseguir uma vaga no setor público. Isso porque, para conquistar o seu lugar ao sol, é preciso antes ser aprovado em um concurso público, uma tarefa nada fácil, principalmente se o que você deseja é uma oportunidade entre os cargos mais altos, já que estes apresentam uma concorrência bastante alta.

Dessa forma, para conseguir lidar com a ansiedade antes dos resultados dos concursos e também para tirar possíveis dúvidas, já que o processo de admissão é bastante diferente daquele praticado no setor privado, muitas pessoas acabam recorrendo a fóruns sobre concurso público, uma prática bastante comum e bastante difundida.

E é exatamente pensando nisso que nós reunimos aqui uma série de informações que vão mostrar para você se vale a pena ou não participar de um fórum sobre concurso público. Tudo para que você faça a escolha que mais atenda às suas necessidades e aproveite ao máximo as ferramentas que tem a seu favor na hora de prestar um concurso.

Afinal de contas, vale ou não a pena entrar em um fórum sobre concurso público?

Como não poderia deixar de ser, bem como tudo na vida, a participação em um fórum que é voltado para a discussão de assuntos relativos a concursos públicos é algo que reúne tantos pontos positivos quanto pontos negativos.

E o fato de valer a pena ou não vai depender das suas necessidades, dos seus objetivos e também das suas características enquanto pessoa, já que isso pode influenciar e muito no resultado que os fóruns sobre concursos públicos vão ter sobre você.

Sem dúvida alguma, a principal vantagem em se participar de um fórum deste tipo é estar em contato com um grande número de pessoas interessadas em um mesmo assunto e também com pessoas experientes neste assunto, principalmente se é o seu primeiro concurso.

Isso porque o fórum é um dos melhores ambientes que você vai encontrar para conseguir tirar todas as dúvidas que você tenha sobre concursos públicos. Isso acontece porque nesse ambiente você encontra muitas pessoas experientes no assunto e também gente que já prestou muitos concursos, de forma que pode conseguir dicas exclusivas e sanar várias dúvidas de maneira rápida e prática, e que muitas vezes não conseguiria ser esclarecida de outra forma.

Porém, como não poderia deixar de ser, os fóruns também possuem um lado negativo, principalmente se você for uma pessoa ansiosa. Isso porque eles também costumam ser um espaço de discussão após a prova, de forma que há uma série de comentários sobre o que pode estar certo e o que pode estar errado, além de uma troca de experiências, antes da divulgação do gabarito oficial. Mais ainda, as pessoas também costumam comentar sobre seus possíveis erros e acertos.

Essa situação pode acabar fazendo com que você fique se martirizando imaginando os resultados antes de ter uma informação concreta sobre eles, algo que pode ser extremamente prejudicial. Além disso, mais do que apenas pensar nos seus resultados, você vai acabar realizando uma comparação constante com outros candidatos, algo que não é nada saudável e só traz malefícios.

Dessa forma, cabe a você analisar os pontos positivos e negativos de participar de um fórum sobre concurso público para ver se a opção realmente vale a pena para você. Se você é uma pessoa ansiosa e costuma se preocupar e realizar comparações no que diz respeito a provas, uma boa dica é aproveitar apenas a fase de tirar dúvidas enquanto a prova ainda não aconteceu.

Depois da realização da prova pode ser uma boa pedida você se retirar do fórum para evitar um sofrimento por antecipação desnecessário que vai acabar acontecendo e que no fim não vai levar você a lugar nenhum, já que não vai mudar os resultados. Boa sorte!

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.