Vale a pena estudar para matérias que eu domino?

Tempo de leitura: 5 minutos

A preparação para os concursos públicos são a chave para se sair bem e conseguir garantir aquela vaga que você tanto deseja. Mas vale a pena estudar para matérias que domina? Separamos umas dicas para você se organizar para os estudos, confira!

Se organize nos estudos

O primeiro passo para que você consiga estudar de forma eficaz é se planejar adequadamente. É interessante fazer um cronograma da sua rotina, incluindo os finais de semana. Para preenchê-lo, inicie colocando o horário do seu trabalho e das aulas e também atividades de exercícios físicos, que pode ser até mesmo uma caminhada, como também mentais, como idas ao teatro ou cinema.

Não se prive de horários de lazer, isso é um erro muito comum, mas essas atividades podem ser usadas como estímulo para as horas de estudos, são também importantes para diminuir o estresse e para melhorar seu estímulo.

O candidato precisa usufruir do seu tempo para estudar, mas seguindo seus limites e suas necessidades. Por isso, é muito importante planejar uma rotina que estejam bem equilibrados entre os estudos e as atividades de lazer.

E o mais importante, que seja seguido corretamente o cronograma dos dias e o que foi estipulado para a data. Dessa forma, o candidato precisa se policiar para que a rotina seja bem regrada.

Estudar para matérias que domina

Em seu cronograma, se programe para ver mais de uma matéria diariamente, e não espere para que uma matéria comece para começar outra. Já que a prova é multidisciplinar é interessante que você veja mais de uma matéria por dia.

O cérebro cria mais estímulos quando se depara com outros obstáculos e estudar somente a uma matéria no dia, tende a transformar o estudo mais tedioso, além de avançar em todas as matérias de forma equilibrada.

Contudo, um dos maiores erros dos candidatos é estudar as matérias que domina mais tempo do que as matérias que tem um certo nível de dificuldade. É relevante usar essas matérias que você já tem um certo conhecimento para o momento da revisão.

Então, se caso você tiver 5 horas de estudos diários, 4 horas você usa para as matérias que você tem dificuldade, e nessa última hora restante você faz a revisão das matérias que domina. Com a evolução dos estudos, esse tempo poderá ser trocado, com 1 hora somente para as matérias de dificuldades e as 4 restantes para revisar as matérias.

É imprescindível que você priorize as matérias que valeram mais nas provas para os estudos. No caso as questões que valerão mais pontos. Essas questões se caso você acertar te farão uma grande diferença ao resultado final.

Dessa forma, comece os estudos com as matérias que tem menos afinidade, para que você tenha suficiente para se preparar para essas matérias até a chegada da prova. Mas sem deixar de lado as matérias que domina.

A importância do edital

O edital deve ser um aliado para os candidatos, pois é onde fica todas as informações que você precisa.

Desde o cronograma sobre a inscrição, a prova e o dia que terá a divulgação, como também as matérias de forma mais detalhada. E você poderá organizar as matérias de mais importância, em cima do edital.

Foco nos estudos

É importante que você tenha foco na prova que você irá prestar. Um erro que ocorre muito é quando os candidatos estudam para mais de um concurso, separadamente. Dessa forma, será estudado muito mais matérias do que se o candidato se focar na área, em questão.

Dessa forma, tenha foco na área que você estará concursando, para que assim, você consiga estudar para todas elas ao mesmo tempo e ser muito mais objetivo nos seus estudos.

Provas e simulados já realizados

Fazer provas e simulados anteriores pode ser um grande segredo para você se sair bem na prova. Principalmente se você tem pouco tempo para se preparar para prova, o mais indicado é ter um livro que tenha bastantes referências e que você poderá fazer muitos exercícios.

Sempre que se deparar com erros, é importante que você vá atrás do que você tem errado e de que forma se soluciona o exercício em questão. Fazer exercícios é ótimo para que você consiga fixar as matérias e você ficará sabendo de que forma aquela disciplina pode ser cobrada no dia da prova.

Também é importante fazer simulados para você se condicionar a fazer provas até o dia do concurso. Usufrua dos simulados que fazem a divulgação dos resultados.

Ir fazer as provas que estiver inscrito

Mesmo que você não se sinta preparado para o concurso em questão, não deixe de ir fazer a prova. É dessa forma que você saberá como funciona no dia, e sentirá na pele como é o dia da prova.

Saberá o tempo que terá para fazer toda a prova, como também para cada questão e o ambiente que terá no dia da prova. De forma geral, entenderá como é a situação e como é diferente de fazer a simulados e provas na sua casa.

Se prepare para o concurso

Os concursos públicos são muito concorridos e o que te levará para mais perto do seu objetivo é se preparar muito para ficar à frente dos concorrentes.

Por isso, invista suas horas aos estudos e explore as matérias para que se tenha um conhecimento amplo sobre os assuntos que poderão cair na prova.

Além disso, é muito importante que você se prepare psicologicamente para o dia, se alimentando bem e tendo boas noites de sono, já que o dia exigirá muito de você!

Treine bastante a situação da prova, para que você tenha calma e tranquilidade de fazer as provas e explorar seus conhecimentos das matérias que domina, e lembre-se: faça a prova com segurança e confiança.

Para que assim, com foco e objetivo, você chegue até a vaga que você deseja, estudando de forma eficaz e revisando as matérias que domina e enfim, conquistar a estabilidade na sua vida profissional.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.