Vai estudar para concurso público? Faça anotações.

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando se decide fazer um estudo, para qualquer tipo de teste, é extremamente necessário com que o estudante tenha uma estratégia montada para realizar seus estudos. É com ela que você vai conseguir se organizar perante todas as matérias e garantir que consiga estudar para concurso público ou outros testes e tirar um bom resultado.

Quando você esta para realizar uma prova principalmente para aquelas que possuem um grande número de inscrições por vaga, como as de um concurso público, muitas vezes você pode se sentir perdido, as matérias que serão avaliadas na prova podem ser muitas e a sensação de que não há tempo para o estudo pode te dominar.

Estudar para concurso público não é um processo fácil, mas é extremamente recompensador devido a suas altas remunerações e estabilidade em seus cargos. Por essa recompensa, ao iniciar o processo para estudar para concurso público, fazer anotações das informações que você adquiriu podem ser de grande valia.

Mas fazer somente anotações esporádicas não vai lhe ajudar em anda, pois é necessário ter um foco e entender o assunto que esta sendo lido no texto em estudo. Por isso a estratégia do método de estudos é necessária ao estudar para concurso público.

Métodos de estudo

Mas o que é essa estratégia que é tanto falada? No que ela vai impactar na hora de fazer os seus estudos? Existe alguma técnica que acabe fazendo com que a informação recebida seja absorvida e que não seja esquecida?

A resposta é sim, e justamente uma das mais famosas é o ato de fazer anotações durante os estudos.

Quando estamos estudando, estamos jogando um monte de informação no nosso cérebro. E depois de algumas horas, principalmente após dormir, o nosso cérebro vai apagando essa informação que não foi gravada. O ato de fazer anotações esta ligada ao ato de praticar aquilo que se aprende, fixando a informação no cérebro.

Ao estudar para concurso público, deve-se ter noção que assim como nas aulas de matemáticas que eram dados exercícios após o ensino de uma teoria, anotações de partes importantes de textos e afins devem ser realizadas.

Essas anotações vão atuar como pontos importantes para acessar uma informação completa. Quase como um mapa que mental, onde seguindo a ordem das anotações você poderá completar a informação e decorar muito mais conteúdo do que só lendo textos e teorias.

Essas anotações inclusive serão de extrema utilidade ao estudar para concurso público, ao decidir fazer simulados e provas anteriores dos processos seletivos.

O método de fazer simulados, já é em si um método muito útil na preparação para um processo seletivo de um concurso público. Porém, ao adicionar o uso de anotações para esses testes práticos pode ajudar ainda mais na memorização da informação.

Buscar provas antigas do mesmo tipo de concurso que pretende prestar pode lhe ajudar a estudar para concurso público, aonde o candidato conseguirá ter uma maior base para as competências exigidas naquele tipo de processo seletivo.

Organizando o local de estudo

Por mais que pareça, não basta sentar na cadeira com um monte de provas antigas e alguns livros de conhecimentos gerais para estudar para concurso público de maneira efetiva. Ainda pensando na estratégia, uma das partes mais importantes para a estratégia de estudos é a organização do candidato.

É de extrema importância que o candidato de concurso público separe uma agenda, uma rotina estrita para que possa realizar seus estudos.

Nessa rotina a ser desenvolvida, o candidato deve ter noção que para maximizar as informações recebidas nos estudos, uma matéria deve ser estudada por vez. Evitar ao máximo a mistura de temas é uma das formas de organização. E ao evitar a mistura de temas para estudar para concurso público o candidato pode garantir maiores notas em cada tema.

O local de estudo, depois de determinar qual rotina de estudos seguir, também deve receber atenção. Pois nessa hora ele é um local sagrado, onde não pode haver desordem. A desordem representa distração e ao se distrair o candidato pode perder a linha de raciocínio que estava sendo desenvolvida durante a leitura de algum tema.

A distração pode vir não só dos livros bagunçados sob a mesa. Aparelhos celulares, televisivos e computadores são os maiores motivos que fazem com que um candidato se distraia de seus estudos.

Juntamente com as redes-sociais, ou até mesmo aos canais de jornal sensacionalistas, o candidato pode perder um tempo precioso buscando entretenimento durante o seu período de estudos. Desligar esses aparelhos, ou ao menos tirar a notificação das mensagens instantâneas dos celulares pode ajudar a manter o foco para estudar para concurso público.

Outra dica que deve ser anotada é escutar música enquanto se está estudando. Existem estudos que comprovam que estudar com alguma música tocando auxiliar no cérebro a se manter com ondas Alfa, ondas essas que ajudam no processo de estudar para concurso público, aumentando ainda mais a capacidade do candidato de memorizar informação.

É altamente recomendável que a música esteja em volume baixo e que ela seja instrumental. A não ser que esteja estudando alguma língua estrangeira, as letras acabam que tirando a sua atenção. Por isso músicas clássicas são muito uteis para estudar para um concurso público.

Por que estudar para concurso público?

Devido à sua grande competição por vaga o candidato que possuir a maior pontuação, ou seja, aquele com maior conhecimento será aquele que será contratado pelo órgão público que estava oferecendo a vaga.

Então não se esqueça de fazer suas anotações ao realizar seus estudos para algum processo seletivo de concurso público. Elas serão suas melhores amigas na hora de memorizar suas tarefas.

Não só isso, mas a rotina desenvolvida pode lhe auxiliar ainda mais em questões de organização. Competência muito visada após a contratação, no período probatório. Uma pessoa que demonstra grande desorganização pode ser exonerada do cargo mesmo após ser efetivado no cargo público.

Por isso antes de estudar para concurso público, pegue seus papéis, suas canetas, seu mp3 e livros e faça suas anotações para que toda a informação seja gravada e você consiga aquele cargo público que tanto deseja.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.