Um funcionário público pode ser promovido?

Tempo de leitura: 6 minutos

Estabilidade no trabalho ou chance de crescimento? Essa é a dúvida de inúmeras pessoas que não conseguem se decidir entre empregos públicos ou privados. Se, por um lado, um pode trazer a tranquilidade de trabalho fixo e estável e salário compatível na aposentadoria, o outro pode trazer a oportunidade do crescimento na carreira e até mesmo de mudança de função conforme o cargo ou estudo.

Por isso, quando o assunto é carreira, ambos devem ser levados em conta para que a escolha seja conforme o perfil que cada um deseja seguir em sua carreira dependendo do que pode agradar mais cada um.

Muitos fatores podem ser decisivos nessa hora, desde o ambiente de trabalho até a facilidade para conseguir uma vaga. Afinal, para ser funcionário público, é necessário muito estudo e concursos e concursos para conseguir a vaga enquanto a iniciativa privada possui mais facilidade para contratar seu empregado.

Talvez uma das maiores dúvidas de quem pensa em seguir uma carreira no serviço público é se a possibilidade de seguir uma carreira existe e de subir de cargo pode ser um feito conquistado mesmo por quem está contratado a partir de concurso. Essa dúvida com certeza é uma das que podem decidir a escolha entre público ou privado.

Vantagens e desvantagens

Se comparado a trabalhos privados, quem escolhe prestar um concurso e seguir a vida no cargo público precisa ter em mente alguns sacrifícios e momentos difíceis que vão estar presentes em sua carreira.

O primeiro é que nem sempre você vai receber uma oportunidade de crescimento ou de promoção, apenas acontecerá em casos de premiação, ou seja, quando seu superior acreditar que você pode ocupar uma vaga que esteja em aberto e então acreditar no seu potencial.

Caso contrário é possível passar todo o tempo de trabalho realizando sempre a mesma tarefa da mesma forma sem que nada seja alterado. Isso também pode acontecer em uma empresa privada, porém as chances são menores já que a saída e entrada de novos empregados são mais habituais nas empresas sem ligação com o governo.

Outra tarefa que faz parte da vida de quem escolhe a carreira pública é que nem sempre o salário é melhor do que no mercado, no geral. Para alguns cargos, o salário pode ser abaixo da média, e o trabalhador pode não ter os materiais necessários para realizar determinadas tarefas.

Empresas privadas

Mas, com todos esses problemas, muitos cargos públicos ainda são melhores do que privados, isso porque o fato de saber que a demissão pode ser muito difícil faz com que as pessoas se sintam seguras em seus empregos, sem o medo constante que se faz presente em grandes empresas que com a crise precisam enxugar cada vez mais a folha de pagamento.

A principal diferença e o que faz com que muitas pessoas escolham o serviço público é a dificuldade maior em ser dispensado, isso porque você só pode ser demitido caso algo muito sério aconteça, como, por exemplo, corrupção ou algum tipo de erro que não seja reparável.

Caso contrário, muitas pessoas passam anos em cargos público, tendo em seu currículo larga experiência com assunto de bem comum, além de todos os serviços trabalhistas garantidos pelo estado, como férias, décimo terceiro, folga, horas, banco de horas.

Outra coisa que existe no meio público é a igualdade de salário, pelo menos em cargos semelhantes. Afinal, quem passou junto com você na mesma prova para ocupar o mesmo cargo vai receber a mesma quantia, o que dificulta ou torna mais difícil aquele ambiente de disputa que existe nas grandes corporações em que um deseja roubar o trabalho do outro.

Dúvidas Frequentes

Se você deseja ter um emprego em cargo público, mas também deseja subir na carreira e conseguir um cargo alto, isso é possível. Pense que no início você pode prestar concurso para um cargo inferior e conforme o tempo ir realizando provas para subir de cargo e chegar ao tão sonhado emprego.

Em alguns casos, isso acontece com convites de dentro do local em que você já trabalha, ou seja, seu supervisor pode te convidar para realizar um teste ou uma prova para ocupar determinada vaga.

Nessa hora, vale a pena ficar calmo e aceitar o convite para tentar um novo cargo sem precisar realizar novamente o concurso. Mas se esse não for o caso, fique sempre atento às aberturas de editais para novos concursos.

É possível realizar outra prova e ser selecionado para vaga que deseja novamente em um cargo público. Por isso, antes de tentar a prova, fique de olho no número de vagas que o concurso possui e quantas vão para fila de espera, ou seja, que podem ser chamadas em outros momentos do ano, ou dos próximos anos, o que acontece para vagas em diversos serviços.

Dicas importantes

Se você deseja passar em um concurso público, algumas dicas podem ser fundamentais no seu desempenho e resultados na prova. O primeiro é estar sempre ligado no que está acontecendo e quando deve ser lançado o edital com todas as vagas e detalhes da prova.

Tenha em mente que começar a estudar antes do tempo pode ser uma boa alternativa para quem tem pouco tempo para se dedicar. Por isso, olhe os editais antigos e as outras provas parar ter como base o que pode ser pedido no processo de seleção. Todo tempo que você economizar será bem-vindo.

Tenha um programa de estudo, saiba que horas estudar e o que estudar. Um planejamento é fundamental, procure misturar as questões e sempre estudar por etapas. Nessa hora, não adianta se desesperar, porque pode ser pior. Procure manter a cabeça no lugar e se organizar.

Use as horas de almoço, de lazer e de descanso para progredir no conteúdo. Lembre-se de ter uma vida mais regrada e com horários fixos, essa pode ser a diferença fundamental para funcionamento do seu corpo e um fator que ajuda a manter sua disposição elevada.

Por fim, esteja preparado na hora da prova, ciente de que estudou todos os conteúdos importantes para conseguir essa vaga. Boa sorte, e boa prova!

Um funcionário público pode ser promovido?
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.