Truques de redação para concurseiros iniciantes

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitas pessoas sonham em conquistar a tão sonhada estabilidade profissional que trará, entre outras coisas, mais segurança financeira e irá tirar do caminho as dúvidas e os medos decorrentes de preocupações com a perda do emprego.

Pois esta estabilidade profissional só será conquistada por quem prestar um concurso público, já que esta é a melhor forma de se conseguir um bom emprego, que tenha um bom salário e que entregue bons benefícios.

Só que para quem deseja prestar concurso, mas que ainda não é um concurseiro experiente, um dos maiores desafios é conseguir passar pela redação, que sempre causa medo em muitas pessoas.

Portanto, com base nisto, nós elaboramos alguns truques excelentes de redação para quem ainda é um concurseiro iniciante e que deseja muito conseguir se sair bem neste que é um dos pontos mais importantes de um concurso. Vamos conhecê-los!

Organize seus argumentos

A primeira coisa que você precisa entender é que será fundamental que você procure organizar seus argumentos em relação ao tema que foi proposto na prova que você está prestando.

Se acalme, leia com atenção e mentalize exatamente o que você entendeu sobre o tal tema proposto, e, depois, procure escrever as coisas de uma maneira mais compreensível.

E uma grande dica será procurar desenvolver sua argumentação de uma maneira crescente, para que no final o seu texto ganhe mais força, preparando terreno para a entrada do argumento mais forte e que é mais decisivo.

Seja objetivo

Uma das coisas que mais contam pontos numa redação de concurso público e que concurseiros profissionais já sabem muito bem é a objetividade na hora de apresentar uma visão sobre um tema proposto.

Portanto, se você deseja se dar bem na prova de redação de um concurso público, você precisará trabalhar sua argumentação para que a exposição do que pretende seja feita da maneira mais objetiva possível.

Outro ponto importante no que se refere à objetividade é que você também não poderá deixar de ser fiel ao tema proposto, para que sua argumentação não fuja do que se pretende. Isso é muito importante e conta muitos pontos.

Fuja dos parágrafos muito longos!

Este truque está mais para advertência do que para qualquer outra coisa, mas é importante demais ressaltar para concurseiros iniciantes: fuja dos parágrafos que são muito longos!

Você não pode ter parágrafos muito longos, pois além de serem esteticamente mais feios, deixando os textos visualmente desequilibrados, eles também tendem a ser prolixos demais.

Normalmente, há pouca clareza em parágrafos que são longos demais, e isto dificulta a leitura de quem está avaliando, num ponto que com certeza irá lhe custar uma boa nota na avaliação final.

Para quem deseja muito ser aprovado num concurso público e deseja demais ter a tão sonhada estabilidade, será importante demais garantir que todos os pontos sejam conquistados pela sua redação.

Seja coerente do início ao fim

Este é um ponto que de fundamental importância para o sucesso de um concurseiro, seja ele iniciante ou não, já que sem coerência textual uma redação dificilmente poderá ter uma nota alta.

Seu texto deverá ter uma boa sequência de ideias e seu desenvolvimento jamais poderá levar a uma contradição entre o início e o fim do que foi apresentado, por exemplo.

Coerência textual é uma das coisas mais importantes, e é também por conta disto que ela é um dos maiores vilões em concursos públicos na hora da redação, pois muitas pessoas acabam tendo dificuldades para manter a lógica de suas ideias durante a construção do texto.

Comece anotando as ideias que o tema desperta em você

Se você está com dificuldades para começar a escrever sua redação no concurso público, você precisa procurar então começar a anotar todas as ideias que surgirem através do que o tema proposto desperta em você.

Este processo é chamado de “chuva de ideias”, e ele não poderá durar muito mais do que alguns minutos, até porque você não poderá correr o risco de se dar mal por conta de estourar o tempo da prova.

Ao anotar todas as ideias resultantes do processo de “chuva de ideias” você reúne condições de começar procurando estruturá-las de uma maneira que o texto comece a ganhar forma.

Você logo verá que as ideias vão convergindo entre si e que elas apresentam uma ordem cronológica dentro do texto, e com base nisto, você passa a ter uma espécie de “esqueleto” para ele.

Para dar forma, você terá de buscar escrever de uma maneira lógica e seguindo o que nós mostramos anteriormente: coerência textual, desenvolvimento organizacional bem pensado e com objetividade.

Faça um rascunho

Se lhe falta confiança e segurança para partir diretamente para a redação definitiva, procure então começar a elaborar um rascunho do que lhe veio à cabeça e que tem relação com o tema proposto.

Com base nisto, você poderá treinar a linguagem e perceber o que funciona e o que não funciona para a redação definitiva, procurando revisar este rascunho com muita atenção.

Depois que o rascunho foi concluído e você o revisou atentamente, você deverá partir para a redação definitiva, que será feita com maiores chances de garantir um resultado final melhor do que uma redação feita sem este processo conseguiria.

Detalhes importantes

Além destes truques gerais e destas dicas importantes para quem deseja fazer uma boa redação num concurso público, será importante também que a pessoa procure reconhecer quais são os detalhes importantes que não poderão faltar.

Uma boa redação de concurso público não tem muitas exclamações nas frases, e também não exagero de palavras e também não tem repetições de palavras à exaustão.

Você precisa mostrar, entre outras coisas, que seu vocabulário é extenso e que você não repete muito as mesmas palavras, já que você dispõe de muitas outras palavras para usar.

Evite usar perguntas retóricas, pois elas podem parecer interessantes e até mesmo podem representar um recurso estilístico apreciado, mas a verdade é que dentro de uma redação que deverá primar pela objetividade, elas não terão bons resultados.

Por fim, estude, leia muito e treine sua escrita! Boa sorte!

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.