Todo concurseiro aprovado precisa fazer exame admissional?

Tempo de leitura: 6 minutos

Os concursos são ótimas oportunidades, principalmente na crise que o país tem enfrentado, para quem deseja uma oportunidade de trabalho que seja estável e uma chance de passar longe dos índices de desemprego, que só crescem a cada mês e não possuem sinal de ter uma melhora significativa tão cedo.

Afinal de contas, se por um lado dentro da iniciativa pública o funcionário tem a garantia de que não vai ser demitido, por outro, dentro da iniciativa privada ele vem enfrentando um clima de insegurança e de instabilidade que não tem previsão de ir embora.

Isso tem acontecido porque, por conta da crise, diversas empresas têm precisado realizar cortes de gastos e também corte de pessoal para conseguirem se manter funcionando e não declarar falência, algo que faz com que os funcionários temam por seus empregos.

Dessa forma, a estabilidade que é oferecida pelo setor público é extremamente atraente e uma das poucas garantias de que as contas, que vão continuar vindo todos os meses esteja o país em crise ou não. Afinal de contas, é importante conseguir as finanças em ordem e não acabar entrando em dívidas que no fim das contas se transformam em uma grande bola de neve.

Junto a tudo isso ainda há a questão das outras vantagens que são oferecidas pela iniciativa pública. Entre eles há os salários atraentes, que costumam ser bem mais vantajosos do que aqueles que são oferecidos para as mesmas ocupações dentro do setor privado e também os bons benefícios, que são somados ao salário e que podem ser melhores ou piores dependendo da empresa que você escolher.

De quebra ainda há a questão da jornada de trabalho bem respeitada, uma verdadeira raridade no setor privado, no qual horas extras são praticamente mandatórias para quem deseja manter o emprego. Característica essa que é essencialmente importante para pessoas que buscam no setor público uma oportunidade de ter uma maior qualidade de vida.

Para completar existe também o fato de funcionários públicos contarem com condições especiais no mercado, com facilidade na hora de conseguir empréstimos e a possibilidade de realização de financiamentos com taxas de juros mais baixas, o que pode ser um grande diferencial para pessoas que desejam comprar um imóvel, por exemplo.

Porém, apesar de trabalhar no serviço público ser algo que parece só ter vantagens e ser algo simples, a verdade é que o ingresso para uma vaga no setor público do país não é tarefa tão simples assim. Isso porque, para conseguir o seu lugar na iniciativa pública, é preciso que você seja aprovado em um concurso público, provas que são extremamente disputadas, principalmente aquelas que oferecem vagas com salários mais altos.

E a jornada não para por aí. Isso porque, após ser aprovado no concurso, é sim possível que você perca a vaga que você tanto desejou em uma etapa pela qual todo concurseiro aprovado deve passar: o exame admissional. Isso porque existe uma série de doenças e condições que podem sim barrar você de assumir o cargo para o qual foi aprovado.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações que vão ajudar você a entender melhor o que pode barrar você no exame admissional, que todo concurseiro aprovado precisa prestar e que pode eliminar muita gente na reta final. Afinal de contas, você não quer ser pego desprevenido e acabar perdendo a vaga que sempre sonhou por conta de um descuido.

O exame admissional e o que pode barrar o candidato de ocupar uma vaga

Não é algo muito comum, mas é sim possível que um candidato que foi aprovado em um concurso acabe sendo reprovado na fase de exame admissional e seja impedido de ocupar a vaga para a qual ele foi aprovado.

Por isso mesmo é importante que você saiba o que pode ou não reprovar você para não acabar sendo pego de surpresa depois de uma verdadeira maratona de estudos para ser aprovado em um concurso.

São impedimentos para assumir uma vaga em um concurso público qualquer doença, sinal ou sintoma que acabe incapacitando o candidato para a realização das atividades para qual seria designado. Dessa forma, caso o paciente tenha alguma doença descoberta durante o exame admissional ele vai poder ser impedido de ocupar a vaga desejada.

Entre as doenças que podem impedir você de assumir o cargo que você deseja após a realização do exame admissional estão doenças de ordem metabólica, sorologia positiva para a doença de Chagas, dependência química ou alcoólica, insuficiência renal, deformidades físicas, obesidade mórbida, amputação que leve a algum tipo de limitação e muitas outras.

Dessa forma, é bastante importante que você tenha a certeza de que está com a saúde em ordem para conseguir assumir uma vaga dentro do concurso público, pois caso seja diagnosticado com qualquer condição que possa diminuir a sua qualidade de trabalho, você será desclassificado e impedido de assumir a vaga que deseja, ainda que tenha sido aprovado na prova.

Aqui é importante ressaltar que há sim uma parcela de vagas que é destinada exclusivamente a deficientes físicos, que se enquadram em condições diferentes destas que foram mencionadas aqui, já que participam de uma modalidade diferenciada de processo seletivo que busca promover a inclusão no serviço público.

Por isso mesmo, preste atenção e cuide de sua saúde. Isso porque exames admissionais são sim obrigatórios para todos aqueles que são aprovados em um concurso antes de que possam realmente assumir as vagas de fato. Afinal de contas, para a empresa é preciso ter a garantia de que o melhor funcionário possível está sendo contratado para a vaga, de forma que doenças que prejudicam o desempenho podem ser um fator de impedimento.

Por via das dúvidas esteja com os seus check-ups anuais sempre em dia. Dessa forma você não só vai ter sempre a certeza de que está saudável, como também vai conseguir evitar ser pego de surpresa na hora que precisar realizar o exame admissional para uma vaga dentro da iniciativa pública do país.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.