Todas as vagas de funcionários públicos são preenchidas por concursos?

Tempo de leitura: 6 minutos

Os processos seletivos para ocupar vagas de funcionários públicos são cheios de detalhes e processos burocráticos.

No Brasil, a forma mais comum e judicialmente correta para a admissão desse tipo de funcionário é por meio dos concursos públicos, realizados a partir da aplicação de provas específicas para cada cargo e função ofertada em uma empresa.

Apesar disso, algumas empresas admitem funcionários por meio de outros regimes, que, judicialmente, nem sempre são considerados válidos.

Para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto e saber mais sobre os concursos públicos no Brasil, acompanhe este artigo até o final!

Quais as formas de contratação de funcionários públicos?  

No Brasil, a admissão de profissionais para ocupar vagas de funcionários públicos é feita quase que exclusivamente (e legalmente) por meio dos concursos públicos. Apesar disso, dentro do próprio universo dos concursos a contratação pode ocorrer tanto pelo Regime Estatutário quanto pelo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O Regime CLT é obrigatório para empresas e fundações públicas com caráter jurídico. Correios, Fundap e Banco do Brasil são alguns exemplos. Já o Regime Estatuário é voltado para a administração pública direta e garante todos os benefícios que os concurseiros tanto almejam. Estabilidade, boa remuneração e outras bonificações são os que mais atraem os candidatos.

Normalmente, os processos seletivos que usam as provas como medida classificatória são os mais seguros, pois garantem a legalidade do processo.

Como funciona a contratação por meio do concurso público?

A relação de vagas de funcionários públicos e atribuições de cargos são descritas nos editais de cada concurso. Esse documento aborda todas as informações sobre o processo seletivo, incluindo detalhes sobre as provas (data, local, conteúdo abordado, entre outros), relação de funções de cada área e relação salarial.

Após a inscrição no concurso público desejado, que normalmente é feita pela internet, o candidato realiza testes de conhecimento e, em alguns casos, provas de aptidão física.

A convocação dos candidatos também é informada no edital, entretanto isso deve ser feito dentro do prazo de validade do concurso, que pode ser de até dois anos. 

Vale ressaltar que os concursos não fazem distinção de sexo, cor da pele ou crença. Ou seja, qualquer pessoa apta (que atenda aos requisitos exigidos em alguns processos seletivos) podem se candidatar.

Contratação ilegal de funcionários públicos

Segundo o STF (Supremo Tribunal Federal), a contratação de profissionais para ocupar vagas de funcionários públicos sem concurso é considerada nula. Nesses casos, o único resultado é a geração de direito a salários e FGTS.

Além disso, a ausência do concurso também pode resultar em diversos problemas judiciais para a empresa contratante.

A dica para todos que querem se tornar servidores públicos é sempre procurar os meios legais de contratação e checar a veracidade do concurso que for prestar. Se você faz parte desse grupo, pesquise sobre a empresa que está organizando o processo seletivo, leia o edital atentamente e esclareça todas as suas dúvidas a respeito.

Quais os benefícios de prestar um concurso público?

A carreira pública é uma área cobiçada, pois traz diversos benefícios para quem consegue a tão sonhada aprovação. Confira a seguir as vantagens de quem consegue conquistar vagas de funcionários públicos no país.

  • Segurança e estabilidade na carreira

Diferentemente de funcionários de empresas privadas, um servidor público efetivado adquire total estabilidade na carreira após completar três anos de atividades exercidas.

  • Boa remuneração

Para o ensino superior, a remuneração dos profissionais varia de três a sete mil reais por mês. Logicamente, tudo irá depender do cargo em que o profissional atua e do seu nível de especialização dentro de determinada empresa.

Profissionais de nível técnico e médio também recebem boa remuneração. Entretanto, as opções são melhores para quem tem graduação.

  • Flexibilidade no horário de trabalho

Alguns cargos não exigem que o profissional trabalhe em tempo integral, ou seja, a carga horária de trabalha gira em torno de seis horas trabalhadas por dia. Para quem preza por mais qualidade de vida e quer ter mais tempo para desenvolver seus projetos pessoais, isso é um grande atrativo.

Quais as melhores vagas de funcionários públicos?

Existem diversos concursos públicos espalhados no Brasil. Entretanto, há opções que sugerem remunerações e benefícios ainda mais atrativos para aqueles que conseguem conquistar as mais sonhadas vagas de funcionários públicos.

Confira a seguir a seleção das dez melhores empresas que contratam via concurso público no país:

  • Senado Federal;
  • Câmara dos Deputados;
  • Receita Federal;
  • Tribunal de Contas da União;
  • Ministério Público da União;
  • Polícia Federal;
  • Banco Central;
  • Controladoria-Geral da União;
  • Agência Brasileira de Inteligência Nacional;
  • Supremo Tribunal Federal.

Como são as provas para concursos públicos?

Não existem regras ou padrões para as provas de concursos públicos. Entretanto, uma coisa é certa: todas exigem muito do aluno e precisam de atenção total para as famosas “pegadinhas”.

No geral, as provas da maioria dos concursos públicos contam com apenas uma etapa, que é a prova objetiva. Esse teste é composto por 50 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada.

Além de conhecimentos gerais, língua portuguesa e redação, alguns cargos também exigem que o candidato saiba noções básicas de informática, conheça temas relacionados à segurança pública, administração e outras questões de conhecimento específico.

Normalmente, as datas e locais de provas são divulgadas aos candidatos em até trinta dias depois do lançamento do edital. Entretanto, pode acontecer de o local ser divulgado até mesmo dois dias antes da data dos exames.

Últimas dicas: como ir bem nas provas de concursos públicos?

Se as provas dos concursos são os caminhos mais seguros para ser efetivado em um cargo público, nada melhor do que contar com dicas estratégicas para te ajudar. Confira:

  • Monte um planejamento de estudos;
  • Defina seu cargo e objetivos de carreira;
  • Estude com disciplina todos os dias;
  • Organize seu tempo;
  • Estude provas antigas e faça simulados.

Por fim, não deixe de conhecer o lugar em que for fazer as provas com antecedência. Afinal, imprevistos acontecem e é sempre melhor ter um plano B para emergências. Dedique-se e boa sorte!

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.