Suco de maracujá funciona? Veja 4 alimentos que ajudam a manter a calma na hora da prova

Tempo de leitura: 5 minutos

Há algumas pessoas que parecem ter nascido com um dom natural para fazer prova. Isso porque para algumas pessoas, o dia de uma prova importante, como a prova de um concurso público, é só mais um dia comum, sem ansiedade batendo na porta e desespero antes de ter o papel em mãos, coisas que só atrapalham o rendimento na hora de fazer as questões.

Porém, a verdade é que essa situação é a realidade de uma minoria de pessoas que sabem como controlar muito bem o que sentem antes de momentos importantes.

No geral, encarar uma prova importante para a maioria das pessoas é disparar um gatilho de ansiedade que pode atrapalhar e muito o rendimento durante a prova e também o resultado final da mesma, principalmente no que diz respeito a concursos públicos.

Por isso mesmo, é muito importante antes de eventos como este que você saiba formas de manter a calma para não acabar desperdiçando meses de estudo por conta de um momento de ansiedade que poderia muito bem ter sido controlado se você tivesse se preparado previamente para isso.

E é por conta disso que é importante que você se prepare para lidar com ansiedade com um tempo de antecedência antes da prova, tudo para garantir que na hora você esteja calmo do jeito que precisa estar para conseguir responder às questões da melhor maneira possível.

Foi exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de dicas de alimentos que vão ajudar você a manter a calma na hora da prova e que valem a pena fazer parte de suas refeições no dia da prova e também no lanche durante a realização do exame.

Afinal de contas, quando falamos de manter a calma em momentos importantes, principalmente em provas que podem decidir o rumo de sua vida, toda ajuda é bem vinda, principalmente se ela vem sob a forma de um alimento.

Maracujá ajuda mesmo?

Um velho conhecimento popular diz que suco de maracujá é uma boa pedida para ficar mais calmo em momentos de estresse, porém muita gente duvida de que isso realmente seja verdade. Porém, ao contrário do que muitos podem pensar, o suco de maracujá pode sim ajudar na hora da prova.

A verdade é que não só ele, mas também todas as outras frutas cítricas são ótimas aliadas para quem precisa manter a calma em momentos importantes e dar uma abaixada na ansiedade. Ou seja, apostar em frutas cítricas, inclusive no maracujá, é a pedida certeira para aquele dia de provas importantes.

Isso acontece porque esse tipo de fruta é rica em vitamina C, que é responsável por diminuir a emissão de cortisol no corpo, que é o hormônio responsável pelo estresse e também pela ansiedade.

Dessa forma, o consumo de frutas que tenham essa vitamina ajuda o corpo a promover um bom funcionamento do sistema nervoso e também em aumentar a sensação sentida de bem estar.

Com tudo isso, elas acabam ajudando a diminuir a ansiedade e a manter a calma em horas nas quais parece que o estresse vai atingir as alturas, de forma que são grandes aliadas em provas importantes, como as de um concurso público.

Leite e seus derivados

Por serem ótimas fontes de triptofano, um tipo específico de aminoácido, tanto o leite quanto seus derivados são boas pedidas para quem deseja dar uma diminuída na ansiedade por meio de alimentação, principalmente antes de provas importantes.

Isso acontece porque esse tipo de aminoácido tem como um de seus efeitos conseguir aliviar a ansiedade que é sentida pelo corpo.

O processo acontece porque, assim que o triptofano alcança o cérebro, ele é capaz de aumentar a produção de serotonina no mesmo, que nada mais é do que o hormônio da felicidade e do bem estar, que funciona como um neurotransmissor que vai passar ao seu corpo uma maior sensação de tranquilidade e bem estar.

A dica para conseguir os efeitos calmantes do leite e de seus derivados é consumir entre duas e três porções diárias de alimentos do grupo por dia. Porém, aqui vale ressaltar que é importante que você não tenha nenhuma intolerância à lactose, pois caso contrário os efeitos vão ser de bastante desconforto, e não de bem estar.

Carnes e peixes

Bem como acontece com o leite e com seus derivados, tanto as carnes quanto os peixes são ótimas fontes de triptofano, sendo consideradas, na realidade, as melhores fontes desse aminoácido.

Com a combinação entre triptofano, vitamina B3 e magnésio, todos presentes neste grupo de alimentos, há a produção de serotonina, que, conforme comentamos acima, é o hormônio responsável por causar a sensação de bem-estar no corpo.

Mais ainda, é ele também que vai ser responsável por ajudar em processos como o sono e o humor, de forma que é um dos maiores aliados no controle da ansiedade.

O ideal é que você consuma de uma a duas porções diárias deste grupo de alimentos, sempre dando preferência às carnes brancas e magras, principalmente se o consumo do alimento for anterior à realização da prova, já que carnes vermelhas são de difícil digestão e vão acabar atrapalhando a sua concentração na hora da prova.

Chocolate

Engana-se quem pensa que o fato de ficar mais calmo após comer um chocolate é mito. Isso porque o alimento, principalmente as versões mais amargas, é rico em antioxidantes conhecidos como flavonoides, que também são capazes de estimular a produção de serotonina, hormônio que vai ajudar no controle da ansiedade.

Para conseguir a sensação de bem estar e de melhora de humor, o ideal é que sejam consumidos até 30 gramas de chocolate por dia, sempre dando preferência às versões amargas.

Isso porque, além de mais saudáveis, com menos açúcar e menos calorias, as versões amargas de chocolate também são aquelas que são mais ricas em flavonoides, que são os antioxidantes que vão ajudar na hora de controlar aquela ansiedade durante a prova.

Suco de maracujá funciona? Veja 4 alimentos que ajudam a manter a calma na hora da prova
5 (100%) 1 vote

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.