Sucesso! Erros que você deve evitar!

Tempo de leitura: 7 minutos

Sucesso! Essa é uma palavra que todos vêem como objetivo de vida. Uma palavra que todos buscam, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Afinal de contas, quem almeja o fracasso? Ninguém, não é mesmo?

No entanto, hoje vamos focar um pouco mais em relação ao lado profissional. Vamos falar de alguns erros que devem ser evitados a qualquer custo se você quiser atingir o sucesso, principalmente quando falamos de carreiras decorrentes de uma aprovação em um concurso público.

Mas ainda vale frisar que estes erros, apesar de estarmos focando o post mais no âmbito profissional voltado a cargos públicos, também são de grande valia para servidores de empresas privadas.

Também podemos considerar os erros que devemos evitar como dicas valiosas para atingir o sucesso!

Bom, de forma resumida podemos definir o sucesso como um resultado positivo de algo que se idealizou por um determinado período, como por exemplo: um projeto; ou uma aprovação em concurso público.

Vamos tentar exemplificar de modo bem simples: Você, desde criança, sonhou em ser bombeiro, por exemplo. Ou juiz, para acabar com a impunidade e a injustiça que infelizmente parece estar enraizada no país. Ou ainda para ser um cantor (só para dar um exemplo fora do mundo dos concursos).

Para isso, você se preparou, estudou e se esforçou até conseguir, ou seja, você atingiu o seu objetivo. Mas, para poder dizer que alcançou o sucesso talvez falte alguma coisa. Pode parecer estranho, mas não é.

Acompanhe o raciocínio: Podemos dizer que você obteve um êxito parcial no seu objetivo, mas ainda não alcançou o sucesso pleno. Para isso, você ainda precisa ser reconhecido, continuar evoluindo e se manter no topo. Em síntese, esse é o ápice do sucesso!

Porque convenhamos, de nada adianta chegar onde quer e não permanecer lá, alguém discorda?

Será que alguém pensa, seguindo um dos nossos exemplos, em ser aprovado, se tornar um soldado bombeiro e não progredir mais na carreira? Acho difícil.

É comum ver profissionais, tanto os públicos quanto os da iniciativa privada, cometendo erros ao longo do caminho que lhes distanciam do sucesso total.

Abaixo, vamos mostrar onde podem estar os erros que devem ser evitados para enfim alcançar o sucesso tão esperado:

  1. Deixar de se atualizar e parar no tempo

Talvez este seja considerado o pior dos erros. Parar de se atualizar achando que já chegou onde queria pode ser tão ruim como não ter chegado.

Hoje em dia o mercado é muito dinâmico, até mesmo nos cargos públicos, e, dependendo da profissão, requer constante atualização. Isso fica muito claro, por exemplo, quando falamos da área de TI.

Uma das bases para o sucesso é, sem dúvida, a educação continuada, que fará com que você se destaque em meio aos outros profissionais da área.

Procure fazer cursos profissionalizantes; participar de projetos que irão agregar conteúdo e notoriedade ao seu currículo; aprender um novo idioma; etc.

  • Falta de ambição

Isso mesmo. A falta de ambição pode ser um antônimo de sucesso.

A ambição nada tem a ver com passar por cima dos outros. Ambição tem a ver com o desejo de alcançar o sucesso, em ser determinado, destemido, ter vontade de sobra para realizar aquilo que se propõe.

Mostre ambição e busque sempre o melhor, aproveitando as oportunidades que forem surgindo.

  • Falta de autoconhecimento

Não se conhecer é outro erro que deve ser evitado para atingir o sucesso.Para o crescimento profissional você precisa saber muito bem quais são seus pontos fortes e quais são seus talentos.

Também se faz necessário saber onde você precisa melhorar, principalmente para que isso não prejudique seu crescimento profissional e/ou manutenção no topo, que pode ser o sinônimo do sucesso.

  • Falta de espelho

Não se trata de vergonha, muito menos de inveja. O fato de se espelhar em alguém que já faz sucesso pode ser considerado simplesmente como uma mentoria.

Você não precisa imitar tudo que esta pessoa faz ou fala. Analise a sua conduta, como ele age e se porta, em especial diante de situações que requer posicionamento e decisões.

Veja o que ele fez para alcançar o sucesso, afinal de contas, este também é o seu objetivo, não é?

  • Achar que o conhecimento se limita a uma única fonte

Em tempos de fake news’, não buscar outras fontes de conhecimento pode comprometer o seu sucesso, ou o caminho até ele.

Informação hoje em dia é o que não falta, não é mesmo? Então faça pesquisas e procure por novas fontes de conhecimento. Estude-as e aprimore-se. O seu futuro agradece!

  • Aceitar o que a vida lhe oferece

Tudo bem, como diriam os mais sábios, a oportunidade não passa duas vezes no mesmo lugar, mas você precisa tomar muito cuidado com a oportunidade que resolve agarrar.

Vamos a um exemplo bem clássico e comum: Você acaba por aceitar um emprego, embora não o considere ideal. Como você é uma pessoa responsável, vai acabar se empenhando em realizar suas funções da melhor maneira possível, mesmo não gostando.

E qual a consequência disso? Você tende a desviar o foco e pode perder a oportunidade que esperou por muito tempo, às vezes nem a percebe passando na sua frente.

A lição aqui é simples: Cuidado com a ideia de um plano B e se acomodar nele!

  • Não ter (ou seguir) um planejamento adequado

É simples: se você tem um planejamento, siga-o. Não tem segredo.

Se não tem, providencie um agora mesmo.

Para alcançar o sucesso na carreira é essencial ter um planejamento adequado, onde você possa traçar seus planos e projetos que servirão de guia para a sua vida profissional.

  • Nunca deixar de fazer networking

Você pode pensar que este erro tem mais a ver com servidores da iniciativa privada, e pode até ser, mas também pode envolver cargos públicos.

Vamos a um exemplo simples: você se tornou um juiz, faz um bom trabalho, e chama a atenção por isso. De repente pode ser chamado para assumir um cargo de Ministro. Se você conhece as pessoas certas e tem um bom relacionamento com vários círculos, pode sempre galgar um pouco mais. Parece familiar?

Logo, fazer networking, hoje é considerado fundamental para alcançar o sucesso. Para conseguir a oportunidade que deseja, ou para ser visto, você precisa estar no meio e fazer networking com as pessoas certas. Isso pode aumentar sua chance de ter êxito.

  • Misturar a vida profissional com a vida pessoal

Outro erro crasso para quem deseja alcançar o sucesso. É preciso determinar e respeitar horários que separem bem a vida pessoal da vida profissional.

Esqueça essa história de trabalhar mais, com o intuito de render mais para mostrar mais serviço. Você pode estar dando um tiro no pé.

Você precisa ter em mente que é vital ter um tempo para cuidar de você, seja para passar um tempo sozinho, com a família ou com os amigos.

Não vale a pena sacrificar seus momentos de lazer e relaxamento em prol do trabalho. Isso não significa que você terá mais sucesso. Significa que está se auto-sabotando.

E tem outra coisinha para se atentar: cuidado com a procrastinação, principalmente se usá-la como justificativa para ter que trabalhar mais e deixar de fazer outras coisas.

  1. Não planejar o futuro

Isso tem um pouco a ver com o planejamento citado no item 7, mas aqui, tem relação com algo mais a longo prazo.

Você precisa ter definido qual o objetivo que pretende alcançar para obter o sucesso que espera ter.

Faça planos reais que poderão lhe satisfazer e se esforce para realizar todos eles. Quando realizá-los, sentirá o gostinho do sucesso!

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.