Sua nova rotina precisa ser compreendida

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando você toma a decisão de estudar para concursos públicos a sua rotina se alterará, com certeza. E na maioria das vezes de maneira drástica.  

Também é fato que a sua nova rotina pode, e vai, influenciar a rotina de outras pessoas que convivem perto de você. Sejam eles seus familiares ou amigos. 

É muito importante nesse momento que os seus familiares e as pessoas mais próximas de você saibam da sua nova rotina. Mais importante ainda é que elas compreendam e saibam a relevância que isso terá na sua vida.  

Todos devem entender o porque dessa “mudança”, e qual o real intuito disso. E sobretudo, apoiá-lo incondicionalmente nessa decisão.  

É bom que fique claro que com a sua conquista, todos que estão próximos à você, também podem ter a vida alterada, e para melhor. 

O apoio e o suporte, familiar e de seus amigos, é essencial para você alcançar seus objetivos e atingir suas metas. 

Você precisa se afastar de pessoas que tentem desviar você do foco, pois essas não estão preocupadas contigo ou com seus desejos e realizações. Esse tipo de pessoa não é bom para se ter por perto durante o processo de sua preparação.  

Aliás, em momento nenhum você vai querer alguém te rodeando, permanecendo perto de você que não deseje o seu bem estar, vai? Nessas horas o egoísmo tem que ficar de lado em prol de um bem maior: a sua aprovação. 

Mas, voltando aos estudos e à nova rotina de estudos 

Sem estudo de qualidade, em um período no mínimo razoável, conseguir ser aprovado em concursos públicos será mais difícil.  

Você, logicamente, não se dedicará 24 horas por dia aos cadernos e apostilas, mas boa parte dele. A sua rotina mudará, mas não poderá deixar de fazer coisas básicas em função dos estudos. E para isso acontecer, o apoio e o entendimento daqueles que o rodeaim é primordial. 

A sua família tem que entender que isso será benéfico, não só pra você, mas atingirá positivamente eles também. As tarefas que porventura era dividida, deverão ser novamente reorganizados.  

A sua carga de trabalho em casa tende a diminuir, chegando quase a zero, pois todo tempo para estudar será útil. Em alguns casos, até deixará de fazer tarefas domésticas.  

Isso é comum em famílias melhor estruturadas e com pensamento no futuro. Um ajuda o outro em determinado momento. É até feito um revezamento de período sabático entre eles para buscar algo que desejam. 

Você precisa tomar muito cuidado, pois do mesmo modo que a família pode ajudar, também pode atrapalhar. As cobranças excessivas, por tudo, principalmente em caso de reprovação no primeiro teste, ou recorrentte, pode tornar o seu sonho em um verdadeiro pesadelo. Se você não tiver força de vontade e persistência, o seu objetivo pode ir por água abaixo.  

Ciúmes, especialmente por conta de irmãos ou irmãs, podem lhe tirar a concentração e o foco. Podem atrapalhar mesmo. Por isso é imprescindível a compreensão e o apoio de todos.  

Um bom planejamento familiar facilita as coisas. Precisa ficar claro entre todos que depois que você conseguir ser aprovado, será a sua hora de agregar mais tarefas ao seu dia a dia, em prol dos estudos de seus irmãos, por exemplo.  

Agindo desta forma, estarão evitando brigas e confusões, tampouco discussões sobre favorecimento de um ou de outro. Aquela história de gostar ou proteger mais um do que o outro, tem em toda família, você sabe muito bem disso.  

Portanto, é melhor que se faça um ‘pacto’ para evitar aborrecimentos durante o processo de preparação que pode ser completamente prejudicial quanto às suas ambições. Se cada membro da família estiver ciente da sua parte e obrigações, o sucesso será da própria família. Todos dividirão o mérito das conquistas, porque tiveram apoios mútuos. 

Os amigos também devem estar cientes que as noitadas e os finais de semana não serão mais os mesmos. Nada de festas e baladinhas frequentes. Aquele bate papo gostoso de horas e horas também deverão diminuir, assim como os encontros para colocar o papo em dia.  

Todos, sem exceção, precisam saber que o seu mundinho mudou temporariamente. É como aquelas famosas placas indicativas de ‘obras em andamento’ ou ‘página em construção’. Em você deve estar escrito ‘futuro profissional de área pública estudando’ ou ‘concurseiro se preparando’. 

E, amigo que é amigo anda junto, e sofre junto também. Muitas vezes até ajudam nos estudos. Isso quando não seguem a mesma trilha e viram concorrentes das mesmas vagas nos concursos públicos. O que não deixa de ser um aspecto motivacional. 

Todos eles, família ou amigos, têm que entender que seu mundo mudou, momentaneamente, mas mudou. Nessa fase temporária o que você mais precisa é de apoio, suporte e respeito quanto à sua decisão de estudar para ser aprovado em um concurso público. E isso é tão essencial quanto o seu próprio esforço. 

Os seus melhores amigos tomaram outras formas, agora são livros, apostilas e cadernos. Você não vai viver recluso, não é isso, mas o seu contato com o que acontece lá fora vai se restringir.  

As informações cotidianas são importantes para você, pois fazem parte do teste de conhecimentos gerais. Fora isso, será no momento planejado para lazer, embora eu não recomendaria fofocas entre amigos, por exemplo, algo para se fazer no período reservado para o lazer. 

Como o planejamento é vital para conseguir o que tanto deseja, abaixo segue algumas dicas: 

  • “Um por todos e todos por um” – tenha certeza que todos estão cientes do propósito da nova rotina e o porque delas. O caminho para a tão desejada aprovação é duro, e muitas vezes longo, e  o apoio emocional nessa hora é mais importante do que o apoio financeiro. 
  • Trace planos – verifique as prioridades sem abandonar totalmente as outras áreas. Dá pra conciliar família, amigos, lazer, estudos, descanso. É só planejar. 
  • Estabeleça metas – monte um plano de ação, um calendário com seus objetivos diários, e cumpra-os rogorosamente.  
  • Organize-se – determine as prioridades para o seu dia a dia. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo.  
  • Seja realista com a sua capacidade e com o que você precisa melhorar – seja seu próprio crítico, verifique o que não tem afinidade e se aprofunde nesse ponto. 
  • Cuide-se, pois sem saúde não há progressão – alimente-se bem, faça exercícios físicos regularmente, durma o necessário e tenha um tempinho para espairecer a mente. 
  • Prevenir ainda é o melhor remédio – se perceber que algo vai dar errado corrija antes. Não desperdice o seu tempo, ele é precioso. 
Sua nova rotina precisa ser compreendida
4 (80%) 5 votes

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *