Sua nova rotina com a decisão de prestar concurso público

Tempo de leitura: 6 minutos

É de extrema importância contar aos familiares e para as pessoas que convivem com você a sua nova rotina. Porque é evidente que com a decisão de estudar para um concurso público ela se alterará. Às vezes até radicalmente. 

E com certeza, sua alteração de rotina, influenciará também a rotina das pessoas mais próximas, que mantém um convívio regular com você. Sejam os seus familiares ou os seus amigos. 

Ao comunicar sua decisão, a primeira coisa que deve ficar bem clara é o porquê de estar fazendo isso. O que isso significa para você. Qual a relevância dessa mudança na sua vida. E ainda, os benefícios futuros que uma aprovação pode causar. E aí também entra o benefício para as pessoas que cercam você no dia a dia. 

Uma provável aprovação também fará mudança na vida de todos que o rodeiam, assim como a sua rotina de estudos causará alterações na vida de todos. O que eles têm de entender é o intuito disso tudo. 

As pessoas que convivem com você devem ter plena ciência de o quão fundamental é você atingir os seus objetivos, e para que isso ocorra, o apoio e o suporte, tanto familiar, quando de amigos, é imprescindível. 

Você deve tomar muito cuidado com as pessoas que tentam, de alguma maneira, desviar você do foco principal. Essas pessoas que não entendem o seu propósito e o seu desejo, não devem fazer parte do seu meio, do seu convívio pessoal. 

É fato: as pessoas que não apóiam você, ou se preocupa com o seu bem-estar, não são apropriadas para estar ao seu lado. Pense nisso. Por que estar rodeado de pessoas que não dão a mínima para suas ambições ou desejos? Pois é, esse tipo de negatividade não faz bem. 

É preciso pensar mais em si e até ser um pouco egoísta mesmo. Nesse momento você vai descobrir quem realmente é seu amigo e está contigo. Afinal de contas, o que importa agora é se preparar, o melhor possível, para conseguir passar no concurso público. Depois haverá tempo para comemoração e festejos. 

 

Adequando a rotina 

Com a certeza de que os estudos serão prioridade no dia a dia, em função do desejo de conseguir um cargo público, o entendimento e apoio de quem convive com você será de suma importância. 

Não é necessário, e nem indicado ou mais eficiente, que fique debruçado nos livros e apostilas vinte e quatro horas por dia. O planejamento deve ser feito de modo racional. Geralmente as atividades básicas de casa diminuem, mas não são totalmente descartadas, principalmente para aqueles que não são exclusivamente estudantes. 

A família tem que estar bem consciente sobre isso. As tarefas deverão ser divididas de modo que sobre um pouco mais de tempo para você estudar. Na verdade, a sua carga de trabalho doméstico, se assim podemos chamar, vai diminuir, pois haverá uma redefinição dos afazeres. 

As famílias com uma estrutura melhor, com discernimento e bom senso, tendem a absorver mais as tarefas em prol do outro, com pensamento em um futuro melhor para todos. Muitas vezes é proposto até um período sabático para se dedicar aos estudos. 

Todas essas mudanças têm um único objetivo: ajudar você a ser aprovado em um concurso público. 

Mas, do mesmo jeito que podem ajudar, os familiares e amigos também podem atrapalhar, principalmente se houver muita cobrança para aprovação imediata, logo no primeiro concurso, o que naturalmente, não pode acontecer. 

Tome cuidado, pois o desânimo e falta de paciência por uma eventual reprovação pode colocar tudo a perder. Mantenha-se focado e seja persistente. Não desista em função dos outros. Comece tudo de novo e se esforce mais. Mostre mais maturidade e crescimento para continuar com o apoio incondicional. 

 

Uma mão lava a outra 

Em uma casa com irmãos, por exemplo, pode acontecer do ciúme e da inveja tomar conta do ambiente. E isso seria desastroso para a sua concentração. 

O que pode ser útil para combater isso é a alternância de pessoas que se dedicam aos estudos para conseguir passar em um concurso público. Tem que ficar bem explícito que quando você for aprovado, será sua vez de absorver mais tarefas, para que outra pessoa possa se dedicar mais aos estudos. 

Isso também é usual para casais. Enquanto um se compromete mais com a casa, o outro estuda. Depois, invertem os papéis. 

O que não pode, e nem deve, ficar evidente, é o favorecimento de um em detrimento de outro. Isso poderia ocasionar muitas discussões e brigas que só prejudicariam quem está estudando.  

Esse pacto funciona bem quando todos agem se apoiando mutuamente, e no final, os méritos serão divididos por todos. 

Amigos e amigos 

Um amigo que quer o seu bem, te ver feliz e realizado, sabe agora que as baladas e as festas corriqueiras podem tirar você do foco. 

Sabe-se que é importante o convívio social para não se estressar, mas tem que ser dosado, assim como longos bate papos ou encontros. 

Legal se o objetivo de ambos passasse pela mesma coisa, conquistar uma vaga em um cargo público, assim poderiam se apoiar nos estudos também, caso contrário, as ações e atitudes são completamente diferentes. E um amigo de verdade vai saber respeitar isso. 

Afaste-se de quem não tem respeito pelos seus objetivos ou que tentam tirar você do rumo. O amigo vai aproveitar e agradecer o tempo, embora menos frequente, que estão passando juntos, do que reclamar que não tem mais a sua atenção. 

Certifique-se de ter ao seu lado amigos verdadeiros. 

 

Resumindo… 

Você não deve, e nem pode, mostrar fraqueza perante as dificuldades que aparecerão no caminho. O seu entusiasmo é fundamental para contagiar todos ao seu redor e fazer com que eles pensem positivamente no seu objetivo. A sua ausência temporária tem fundamento, que fique bem claro para todos. 

Quanto mais apoio e respeito você tiver, antes você poderá rever sua antiga rotina e dar mais atenção a todos, ou melhor, terá uma nova rotina para aproveitar tudo o que acaba de conquistar.  

Sua nova rotina com a decisão de prestar concurso público
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.