Sou tímido, qual a vaga é ideal para o meu perfil?

Tempo de leitura: 6 minutos

Quantas pessoas não se encontram em situações em que a inibição crônica os torna um tanto reclusos? Nessa situação, muitos podem pensar “sou muito tímido, encontrar trabalho vai ser complicado” justamente por terem receio das etapas de entrevistas que se deve passar para se candidatar a uma vaga.

Mas esse não é um problema que atrapalhe tanto. Essa inibição pode sim atrapalhar em alguns cargos sociáveis, mas mesmo se você pensa “sou muito tímido”, você pode desempenhar um grande papel em outros cargos, principalmente cargos administrativos ou com pouco contato com o cliente.

Seguindo esse pensamento o concurso público, para cargos administrativos são os melhores para as pessoas tímidas. Oferecendo um ambiente onde o funcionário pode manter-se focado e sem nenhum tipo de interferência externa.

O que a personalidade interfere?

Toda e qualquer personalidade ela interfere na forma em que você se apresentará para outras pessoas. Os extrovertidos apresentam maior facilidade para comunicação, são pessoas que não veem em ter contato social. Eles tendem a serem pessoas mais expansivas e comunicativas.

Já o introvertido, ou mesmo aquela pessoa que pensa “sou muito tímido” já apresenta uma caráter mais voltado para si, recusando excesso de contato social. Tendem a serem mais compenetrados e focados em suas tarefas.

Ao comparar ambas as personalidades é muito comum enxergar os extrovertidos como líderes natos, pessoas que são capazes de se expressarem e que conquistam a atenção de todos do local. Mas mesmo com todas essas habilidades sociais o extrovertido pode se sabotar em diversos cargos, devido suas atitudes que podem ser consideradas impulsivas.

E é nesse momento que você, o tímido e introvertido, se sobressai. Até mesmo em cargos de liderança os tímidos compensam sua falta de habilidade social em seu foco e dedicação.

Em alguns estudos, psicólogos afirmam que os introvertidos têm suas baterias carregadas em momentos de reclusão e reflexão. E nesses momentos um líder de equipe tímido, pode conseguir tirar um tempo para a reflexão de algum problema que ele vem enfrentando, agindo sem a impulsividade do extrovertido e sendo também mais assertivo.

Porém é necessário que o tímido abra mão do pensamento “sou muito tímido não vou conseguir fazer isso”. A timidez pode fazer com que você seja visto com falta de ambição e que seja ignorado em relação aos outros funcionários que buscam expressar suas ideias e exigir mais que um tímido.

Sou muito tímido e isso me atrapalha. Como mudar?

Se a sua timidez se tornou muito forte, impedindo que você consiga manter uma boa comunicação, ou até mesmo que esteja sendo ignorado no seu ambiente de trabalho por não possuir voz própria, então algumas atitudes devem ser mudadas.

A timidez, apesar de não ser considerada uma doença, ela pode ser tratada. Ela normalmente se instaura, e influenciando ainda mais a pessoa, ainda na adolescência. Ela é um reflexo das reações em relação aos seus respectivos sucessos e fracassos.

As reações de um tímido, como a gagueira, o medo de manter contato visual, suor pela palma das mãos e a ruborização podem ser controladas e tratadas, fazendo-as desaparecer, porém só se a pessoa consiga compreender as razões emocionais que causam sua timidez.

É importante saber também que, existem casos de timidez temporária. Como por exemplo, em momentos de muita tensão. Um desses momentos mais clássicos são as famosas entrevistas de emprego. Entender o que ocorre com o seu corpo nesses momentos, pode ajudar a entender as razões emocionais que o fazem pensar “sou muito tímido”.

A vantagem de se aplicar em algum processo seletivo para algum cargo público é o fato de pular essa etapa de entrevistas, dando à pessoa tímida uma chance de mostrar eu seu valor com o foco que consegue manter no processo seletivo, conseguindo as maiores pontuações.

Outra coisa que essa atitude de dizer “sou muito tímido” pode lhe causar é o próprio desenvolvimento. Abrir mão da própria voz e de suas exigências pode lhe custar oportunidades de desenvolvimento de carreira e pessoal.

São inúmeros os casos de pessoas que nasceram tímidas, mas que ao enfrentarem situações que as desafiavam e inspiravam-nas para novos desafios, acabaram perdendo seus traços de timidez. Desenvolvendo um lado mais sociável, permitindo com que ascendessem para cargos de maior representatividade.

Uma das características marcantes de um líder introvertido é sua paciência. Ao invés de correr impulsivamente contra qualquer problema, sem um plano para realiza-lo, o líder introvertido é aquele líder que buscará informações dentro de sua equipe, para assim saber como agir utilizando todos os pontos fortes dela.

É importante lembrar que dentro de cada pessoa tímida existe uma pessoa esperando o seu momento de brilhar.

Quais vagas posso me aplicar?

Um dos primeiros atos que a pessoa que pensa “sou muito tímido” deve tomar, sãos os testes de aptidão e ou personalidade.

Esses testes vão dizer, com base em um jogo de perguntas e respostas, quais são suas aptidões e talentos mais prósperos. Ajudando à escolher quais melhores cargos públicos que a pessoa tímida pode se aplicar.

Nesses testes os resultados que indicam maiores valores de raciocínio são os mais vistos nos tímidos e neles as áreas de estudos e trabalho recomendadas são: contadores, advogados, médicos, consultores, programadores e engenheiros.

Como pode ver as pessoas com o pensamento de “sou muito tímido” pode se aplicar nas áreas de direito, finanças e administração, e também as ciências médicas. Todas essas áreas prezam por um funcionário com um foco e dedicação maior.

Com isso em mente a pessoa que se julga como alguém muito tímida, ela pode se aplicar em processos seletivos para cargos públicos que atuem nas áreas administrativas, de promotoria ou tribunal de justiça, vistorias como fiscais, engenheiro de manutenção ou manutenção na área de T.I do governo. Áreas investigativas também podem ser buscadas.

Por isso deixe sua timidez de lado, enfrente seus desafios, largue esse pensamento de “sou muito tímido” e avance alimentando o seu lado social e provando que uma pessoa tímida pode ser líder de uma equipe tão competente e que qualquer concurso público não será um obstáculo para alcançar o cargo que tanto deseja.

Sou tímido, qual a vaga é ideal para o meu perfil?
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.