Sou técnico em logística, qual concurso público posso prestar?

Tempo de leitura: 6 minutos

Seja para nível médio, técnico ou superior, os concursos públicos oferecem muitas oportunidades para todos aqueles que estão em busca de ascensão profissional. Se você é técnico em logística e procura uma boa vaga no mercado, saiba que existem concursos que podem ser muito mais estratégicos para os seus objetivos.

Naturalmente, para cada cargo e empresa são exigidos requisitos específicos para inscrições e atribuições de funções que podem variar de acordo com a área de atuação do candidato.

Para saber tudo sobre concursos públicos para técnico em logística, continue a ler este artigo até o final e compartilhe conosco suas dúvidas.

Qual o papel do técnico em logística em uma empresa?

Antes de falarmos sobre concursos para os técnicos em logística, é importante saber um pouco mais sobre as atividades atribuídas aos candidatos. É importante lembrar que a área de atuação do técnico em logística é ampla, por isso, esse profissional pode prestar concurso público em diversos setores.

Para que você tenha uma noção melhor do papel do técnico em logística, confira a seguir quais podem ser as suas principais funções no setor público:

  • Prestar apoio nos serviços de gestão de estoques;
  • Realizar atendimento a clientes;
  • Aplicar procedimentos de transporte, armazenamento e logística na empresa;
  • Elaborar contratos de transportes e acompanhar a frota de veículos;
  • Programar manutenções em maquinários e equipamentos diversos;
  • Implantar processos de qualidade, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico;
  • Controlar o fluxo de mercadorias de uma organização;
  • Realizar procedimentos de compras, recebimentos, movimentações, armazenagens e distribuições de produtos e mercadorias.

Qual concurso público um técnico em logística pode prestar?

No tópico anterior, apresentamos algumas das principais áreas de atuação do técnico em logística. Você, como um profissional da área, provavelmente conhece ainda mais oportunidades no mercado.

Já que a gama de possibilidades é vasta, as opções de concursos públicos no ramo também são variadas. Nesse cenário, os principais concursos que um técnico em logística pode prestar são para as seguintes empresas:

  • Prefeituras e câmaras;
  • Hospitais e entidades voltadas para a saúde;
  • Centros de distribuição de serviços públicos (Copasa, Petrobras, Transpetro, Ibama, entre outros);
  • Institutos e fundações de pesquisas;
  • Centros de desenvolvimento econômico e social;
  • Agências reguladoras de transporte.

Além destes, concursos públicos do exército, polícia militar, polícia civil e corpo de bombeiros também podem trazer boas oportunidades para os profissionais técnicos em logística.

Vale ressaltar também que os editais dos concursos trazem todos os detalhes de cargos e premissas para inscrições. Sendo assim, o melhor a fazer é ficar de olho nas publicações da empresa do seu interesse.

Outra dica é manter contato profissional com outros técnicos em logística. Ter essa rede de relacionamento (network) é fundamental para que você fique por dentro das novidades da sua área de atuação e, consequentemente, possa se desenvolver na carreira.

Principais dúvidas sobre concurso público para nível técnico e tecnólogo

Existem grandes dúvidas em relação às diferenças dos cursos técnicos e tecnólogos no mercado. Muitas vezes, os editais dos concursos públicos trazem algumas especificidades sobre determinados cargos e a escolaridade está presente em praticamente todos eles.

A principal diferença entre um curso técnico e tecnólogo é que o primeiro é considerado de nível médio e o segundo é reconhecido como um curso superior. Normalmente, os cursos técnicos tem duração de três meses a um ano, enquanto os tecnólogos variam de dois a três anos.

Sendo assim, um profissional técnico não pode prestar concurso para nível superior. Apesar disso, um tecnólogo poderá se inscrever desde que o edital não especifique a exigência de bacharelado ou licenciatura (licenças comuns aos cursos de graduação clássica).

Quanto ganha um técnico em logística concursado?

No geral, a remuneração dos técnicos em logística concursados fica na média do mercado, ou seja, entre dois e quatro mil e quinhentos reais.

A grande vantagem de ser aprovado em um concurso público é que você obtém estabilidade profissional, financeira e ainda tem possibilidade para trabalhar fora dos grandes centros urbanos. Para quem preza por qualidade de vida, esses fatores são determinantes na busca pela aprovação.

Junto à área de Finanças, Engenharia e Marketing, o profissional de logística tem sido muito valorizado no mercado nacional atualmente. Obviamente, quanto mais desejado for o setor, melhores serão os salários daqueles que trabalham no ramo.

Como se preparar para um concurso público em logística?

Tanto para nível médio, técnico e superior, os concursos públicos exigem que os candidatos sejam testados em conhecimentos gerais, específicos e em redação.

No geral, os editais abordam questões de português, matemática, conhecimentos básicos em informática, ética, legislação e, se for o caso, conteúdos específicos da área de trabalho do candidato.

Além de dedicar tempo aos estudos e levar a sério o seu processo de preparação, algumas dicas podem ser fundamentais para sua aprovação. São dicas simples e que você poderá colocar em prática no seu dia a dia sem mistérios. Confira:

  • Mantenha-se atualizado sobre as notícias da sua área de atuação;
  • Fique de olho nas empresas do seu interesse para acompanhar as oportunidades;
  • Estude, no mínimo, três horas por dia;
  • No seu tempo de estudo, não fique perdendo o seu tempo navegando por sites improdutivos ou nas redes sociais;
  • Escolha bem o seu material de estudo;
  • Estude por provas antigas e faça simulados;
  • Em caso de reprovação, não perca o foco e continue tentando alcançar seus objetivos.

Especialização é a chave do sucesso!

Lembre-se! Se você busca melhores salários ou um nível ainda mais alto de especialização, talvez seja melhor se inscrever em um curso de logística que tenha nível superior (como tecnólogo ou graduação clássica).

É provável que, por já ter um curso técnico concluído na área, você consiga eliminar matérias no curso de graduação e alcançar o diploma de forma mais rápida.

Existem várias opções de concursos públicos para técnico em logística. Pesquise os editais publicados, veja as melhores oportunidades e faça já a sua inscrição!

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.