Sou dentista, quais concursos públicos posso fazer?

Tempo de leitura: 6 minutos

Ter uma profissão é um sonho, principalmente se você trabalha com o que você sempre quis. Você, dentista sabe que tem uma coisa que é verdade, se você puder trabalhar com o que gosta com a estabilidade de um funcionário público, é melhor ainda.

Quando nós falamos em cargos públicos, geralmente nós associamos a cargos mais administrativos, esquecemos que muitas pessoas que trabalham no serviço público também são formadas e estão exercendo a profissão que sempre buscaram desejaram.

Se você é formado em odontologia, vai gostar desse artigo, pois vamos ver quais concursos públicos você pode fazer para ter a estabilidade de um funcionário público e trabalhar com a profissão que você escolheu.

Concursos para dentista

Você dentista formado sabe que fazer o que todos fazem, montar um consultório e começar a atender pode ser algo arriscado. O mercado está cada vez mais competitivo, e até de certo modo, saturado. O investimento é alto em equipamentos, então, procurar uma alternativa como prestar um concurso público é uma opção melhor.

Você encontra no setor público muitas oportunidades, principalmente na saúde pública e nas prefeituras municipais. Quem está começando vai ter uma oportunidade de ganhar experiência e estabilidade para pensar em voos mais altos na carreira.

Os cargos mais comuns são os de Dentista e de Cirurgião Dentista.

Concursos militares

Se você é dentista tal vez nunca tenha cogitado essa possibilidade. Mas ela de fato existe. Existem uma série de funções no exército, e com a área da saúde não é diferente. Você dentista pode prestar um concurso e adentrar a carreira militar. Além da estabilidade financeira, você não será mais um civil.

Isso porque o dentista que atua dentro de uma unidade militar não é considerado apenas um profissional da saúde bucal, a responsabilidade aumenta, e a função do dentista militar vai além dele empregar as suas técnicas nos militares e seus familiares, ele passa a ser responsável por promover a saúde por onde quer que passe, além de defender seu país.

Um bom exemplo da execução dessa responsabilidade, foi durante a missão de paz no Haiti, que contou com a ajuda dos odontólogos para ajudar as famílias haitianas a melhorarem sua saúde bucal.

Oportunidade

A carreira de odontologia militar cresceu nos últimos anos, o que torna a profissão cada vez mais reconhecida. Isso devido ao trabalho que é voltado a pesquisas, cursos de capacitação, que tornam os dentistas do exército, profissionais cada vez mais qualificados e referência em atendimento clinico.

E isso acontece em todas as forças armadas, Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar e corpo de bombeiros que atualmente têm um amplo quadro de dentistas em seus efetivos fazendo a cobertura dessas organizações militares, afirmando a valorização dessa área da saúde bucal para o regime militar.

A contratação

Se você quer prestar concurso para seguir essa carreira existem duas maneiras de fazer isso: ou você presta o concurso para oficial temporário ou para oficial dentista de carreira.

O oficial dentista temporário vai participar de uma ampla seleção e caso seja aprovado, vai ingressar na função de aspirante a dentista e posteriormente, ao longo de 8 anos, vai poder ser promovido para 2° Tenente Dentista e depois a 1° Tenente Dentista.

O oficial de carreira é escolhido por meio de um concurso público nacional para essa seleção. Em caso de sucesso no processo seletivo, o ingressante também começa como aspirante e terá 30 anos para trabalhar na força militar, e pode chegar até o posto de Coronel Dentista, se tratando de Exército.

Geralmente os requisitos para esses concursos são:

  • Ter concluído com aproveitamento, o ensino superior, para que o candidato esteja apto ao exercício profissional da profissão;
  • Possuir título de especialista na área objeto do concurso a que se referir à inscrição de instituições credenciadas e cursos oficialmente reconhecidos pelo MEC;
  • Ter idade de no máximo 36 anos completados no período de 1° de janeiro até 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • Altura de no mínimo 1,60 para homens e 1,55 para mulheres.

Vantagens para fazer concurso público em Odontologia

Se você tem dúvidas se vale a pena ou não prestar concurso público para ser dentista, dê uma olhada nessas vantagens e configure a sua opinião sobre o assunto.

Boa chance para recém-formados

A faculdade é fundamental para qualquer que seja a sua formação e o curso de odontologia não é diferente. Mas sabemos que a verdadeira prova de que somos capazes de exercer nossa função acontece quando saímos dos muros da universidade e começamos a trabalhar, vivenciar o dia a dia.

É por isso que você que acabou de se formar vai encontrar no cargo público uma oportunidade de ganhar experiência e adquirir segurança para que no futuro você saiba o que fazer se quiser ter seu próprio negócio. Sua única preocupação será aprimorar suas técnicas para se tornar um profissional melhor.

Estabilidade

Essa é mais uma das grandes preocupações de quem está no início de carreira. A maior parte dos profissionais da área odontológica, exercem a profissão de forma liberal, e como não tem uma clientela, ao menos a princípio, fica difícil garantir que os ganhos vão realmente aparecer.

Se você buscar um cargo público, pode trabalhar as suas horas semanais nessa função e ter um consultório para atendimento particular. Assim, você não vai ficar totalmente dependente da renda incerta do seu consultório.

Aprendizado

Sabemos que você que se torna um dentista, se for trabalhar em um consultório, geralmente vai fazer isso sozinho. Dessa forma, apender mais coisas fica meio difícil, pois você não vai estar ao lado de outros colegas para te auxiliar.

Por essa razão, se você optar por começar a carreira na vida pública, vai ter a oportunidade de trabalhar com profissionais mais experientes e aprender junto com eles. Essa experiência vai ser fundamental para você conseguir abrir seu próprio consultório futuramente.

Em algumas cidades os salários não altos, mas trabalhar em um cargo público como dentista é garantia de estabilidade financeira para que você se torne um profissional mais experiente, capaz de gerir seu próprio negócio no futuro.

 

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.