Se eu precisar ir ao banheiro durante a prova?

Tempo de leitura: 6 minutos

É chegada a hora. Depois de passar algumas semanas se preparando para o processo seletivo do concurso público, finalmente chegou o dia. Você se sente preparado, já esta a caminho para o local que será realizada a prova, você vai fazer valer todo o estresse que você sofreu na preparação, mas agora você precisa ir ao banheiro durante a prova, o que fazer nessa hora?

O que fazer quando precisamos ir ao banheiro durante a prova do concurso público? Por que nosso corpo acaba reagindo dessa maneira? Mesmo estando preparado seu corpo acaba reagindo ao estresse e você precisa sair. Será que você pode sair? E se você não puder sair, será que havia alguma coisa que poderia ser feita antes ir fazer a prova?

Muitas dessas perguntas podem ser respondidas a partir do entendimento das necessidades fisiológicas do corpo e verificando se existem permissões especiais ou sistemas de segurança para que você, o candidato, possa ir ao banheiro durante a prova.

Por que precisamos ir banheiro?

O ser humano passa por dois processos fisiológicos. A excreção e a digestão. Esses processos são responsáveis por expelir a urina e as fezes de nosso corpo. E cada um tem uma função a mais do que só expelir detritos de nosso corpo.

O processo de excreção tem como órgão principal os rins. Eles filtram o sangue e retém substâncias que não são uteis para a absorção de nutrientes pelo nosso corpo, sendo elas assim descartadas. Com o uso da água, um solúvel universal, o nosso corpo fabrica a urina.

A urina quando produzida, fica estocada na bexiga. A bexiga é um órgão muito resistente, que permite com que o corpo consiga segurar a urina, antes de ser expelida, por cerca de 30 horas. O fato de poder segurar por 30 horas, não significa que deva ser sempre assim, já que a urina possui substâncias que não fazem bem ao corpo e elas precisam ser expelidas.

O processo de digestão envolve a absorção de nutrientes a partir dos alimentos que ingerimos. A boca, o estômago e os intestinos são responsáveis por esse processo. O alimento passa por todo um caminho, para que o corpo absorva todos os nutrientes. Porém ao absorver os nutrientes os restos de alimento, os detritos, precisam ser expelidos.

Os detritos deixados pelo processo de digestão são eliminados como fezes, e por possuírem material em decomposição e toda a sorte de substâncias que podem fazer mal ao nosso corpo. O bom funcionamento no processo de digestão mantém o corpo com nutrientes e impede que o material em decomposição cause algum mal no nosso corpo.

É fundamental que o corpo mantenha uma rotina para esses processos, pois o bom funcionamento deles também implica não só na saúde física, mas também à saúde mental, onde muitos estudos relatam que o estresse e até mesmo casos de depressão podem estar conectados ao mau funcionamento das funções fisiológicas.

O estresse tem esse poder todo em mim?

Sabendo que nossas necessidades fisiológicas devem ocorrer de maneira correta e que estresse pode causar uma quebra nessa rotina, e ser causado por essa rotina quebrada, devemos tomar cuidado.

O estresse acaba afetando o fluxo de sangue em determinadas áreas do corpo, como o intestino, isso faz com que muitas pessoas acabem ficando com o famoso caso de intestino preso. Alguns remédios para estresse também acabam afetando o intestino, causando até mesmo diarreia e nesses casos você certamente precisará ir ao banheiro durante a prova.

É também relatado que o estresse pode funcionar de maneira inversa, liberando o intestino, causando a desinteria. Em casos assim, é recomendável que o candidato consuma alimentos como frutas e alimentos cheios de fibras. Uma boa noite de sono antes da prova pode ajudar no controle do estresse e assegurar que você não precise ir ao banheiro durante a prova.

Como evitar ir ao banheiro durante a prova?

A primeira coisa que se deve fazer é manter uma alimentação rica em fibras, alguns carboidratos, comer frutas que tem o efeito de prender um pouco o intestino, como maçãs e banana-prata. Manter-se hidratado durante a semana antes do processo seletivo do concurso público ajuda a manter o bom funcionamento do sistema digestivo.

É preciso entender que, mesmo estando se preparando para um concurso público, um corpo estressado diminui o rendimento intelectual. Isso resulta em menos acertos na avaliação do concurso público. O estresse também pode fazer com que você precise ir ao banheiro durante a prova e isso pode tirar a sua linha de raciocínio, tirando o foco da avaliação e te atrasando.

Ir ao banheiro antes da realização da avaliação do concurso público pode aliviar o seu corpo e aumentar o rendimento durante a prova. Aproveite que todos os processos exigem que cheguem alguns minutos antes da prova e use esse intervalo para ir ao banheiro. Assim você conseguirá manter o foco total na prova, sem ter que se preocupar em segurar uma vontade.

Por mais que seja recomendável beber água durante a prova, evite levar uma quantidade grande, assim não ficará com vontade no meio da prova. 350 ml divididos em pequenos goles serão o suficiente para manter-se hidratado durante a prova e não sentir vontade de ir ao banheiro durante a prova.

E se mesmo assim eu precisar ir ao banheiro durante a prova?

Mesmo tomando todas as precauções você acabou precisando ir ao banheiro durante a prova.Verifique com o aplicador da avaliação a possibilidade de ir ao banheiro. Normalmente ele irá chamar um inspetor que irá te acompanhar até o banheiro. Certifique-se que esteja indo em um horário em que mais nenhum candidato tenha decidido.

A companhia dos inspetores se dá por um processo de segurança, para evitar trapaças e colas. Por mais que seja um pouco constrangedor ir ao banheiro durante a prova com a presença do inspetor, esse é um protocolo que deve ser seguido caso queira manter a sua inscrição intacta e possa concorrer à vaga.

Depois de todo esse processo, ir ao banheiro durante a prova demonstra ter várias desvantagens para o candidato. Por isso é recomendável se prevenir, para que você mantenha o foco na prova e possa conquistar aquela vaga tão desejada no concurso público.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.