Saiba qual a idade mínima e máxima para prestar concurso público

Tempo de leitura: 5 minutos

O sonho de passar em um concurso público é algo compartilhado entre milhares de brasileiros todos os anos, afinal quem não deseja ter um emprego que te dá total estabilidade, além de um salário acima da média e ainda possibilidades de crescimento? É justamente tudo isso que as pessoas buscam em uma carreira pública.

Mas junto com esse sonho vem uma série de perguntas, dúvidas, questionamentos e até mesmo problemas, pois tudo isso só vem depois que você consegue passar por uma série de exigências e de uma prova extremamente concorrida e de níveis de exigência considerados altos para muitos cargos.

Assim, diante de tantas coisas, um dos questionamentos mais comuns para quem deseja seguir essa carreira é qual a idade mínima e a idade máxima para se prestar um concurso público. Esse questionamento é extremamente válido e existem até mesmo leis que falam sobre isso, além de também constar nos editais de cada um dos concursos.

Por sinal, esse é o primeiro passo de qualquer concurseiro, ou seja, você deve sempre ler por inteiro o edital do concurso que pretende prestar, lá estarão todas as regras daquele concurso, como vão ser a provas, as datas, a classificação, quantidade de vagas e até mesmo o que será cobrado de seus conhecimentos na prova. Assim, esse é o documento essencial que vai nortear toda sua caminhada como concurseiro.

Mas nosso objetivo nesse artigo é falar sobre a questão da idade mínima e máxima para se prestar um concurso e é justamente sobre isso que vamos esclarecer ao longo desse texto para vocês não terem mais dúvidas, além de ser algo que também te ajudará nas suas próximas decisões sobre esse assunto. Então confira mais sobre esse assunto a seguir.

A idade mínima para se prestar concurso

Para se definir qual a idade mínima para se prestar um concurso não é algo tão simples, pois prestar o concurso em si não tem uma idade mínima, mas a lei que versa sobre o assunto é bastante clara em outro sentido.

A lei em questão é a de número 8112/90, onde se fala que, para se tornar um servidor público, o candidato precisa ter um mínimo de 18 anos no momento da posse.

Por isso eu digo que ao mesmo tempo a idade mínima não é algo claro, mas ao mesmo tempo é.

Você precisa ter 18 anos no momento que for convocado para tomar posse de seu cargo, então na hora de realizar a prova do concurso não há problema algum se você ainda for menor de idade, o que acontece é que você precisa estar atento a data em que possivelmente você pode ser convocado, nela sim você terá que ter 18 anos.

Claro que existem outras exigências que alguns concursos pedem que impedem que você preste um concurso com uma idade tão baixa, pois alguns exigem títulos de ensino superior, e com 18 anos, normalmente você terá apenas o ensino médio, podendo prestar concursos apenas voltados para candidatos de nível médio.

Começando a vida de concurseiro

Se uma coisa é a idade mínima exigida por lei, outra coisa é a idade exigida para que você consiga realmente iniciar a vida de concurseiro e ter certeza daquilo que você quer fazer com sua carreira. Isso é muito mais uma questão de maturidade do que uma questão realmente de idade.

É normal que, aos 18 anos de idade, nem ao menos tenhamos uma ideia concreta de que curso queremos fazer na faculdade, o que dirá que carreira queremos seguir no setor público, portanto você precisa estar totalmente seguro e maduro o suficiente para começar a enfrentar esse longo processo de estudos e de pressão que é ser um concurseiro.

Fora isso, como já disse, com uma idade tão baixa, você poderá prestar apenas aqueles concursos voltados para o nível médio, que costumam pagar menos do que o de nível superior, então talvez seja ideal esperar concluir o nível superior para aí se tornar um verdadeiro concurseiro.

Mas é claro que não existe uma regra para isso, cada pessoa é cada pessoa, e o importante é que você se sinta seguro e feliz com sua decisão para seguir em frente.

A idade máxima

A idade máxima é um pouco menos clara do que a idade mínima, isso porque a Constituição Federal não prevê nenhum tipo de idade limite por lei, então isso fica muito mais a critério de cada um dos editais de concurso. Normalmente, o que é exigido dos candidatos na maior parte dos concursos é uma idade máxima de 65 anos de idade.

Existem apenas alguns concursos específicos que exigem uma idade diferenciada, como concurso para Marinha, Exército, Aeronáutica e para áreas policial, nesses concursos o normal é que a idade mínima seja de 18 anos de idade e a idade máxima seja de 29 anos, isso por conta da exigência física existente nessas funções.

Portanto, reitero aqui mais uma vez a importância de se ler o edital de cada concurso para que você tenha total noção das regras daquela prova e consiga ter certeza que você se encaixa no perfil exigido para a função que pretende prestar.

Concursos para aposentados

Um outro questionamento que pode existir quando o assunto é idade em concursos é a questão de um aposentado poder ou não prestar um concurso e assumir uma função pública. A resposta para essa questão é bastante simples, sim um aposentado pode normalmente prestar um concurso público.

Isso acontece porque, por lei, é permitido que uma mesma pessoa acumule ao mesmo tempo uma aposentadoria através do INSS juntamente com uma aposentadoria de funcionário público, fazendo com que isso se torne algo totalmente permitido para aposentados que desejam se tornar concursados.

Pronto, agora você já sabe como funciona a questão da idade em concursos públicos e já está pronto para tomar suas próximas decisões sobre o assunto. Se você gostou dessas dicas e gostaria de mais, então você pode conferir mais dicas sobre concursos em nossos outros artigos.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.