Saiba porque é importante ler o edital antes de se inscrever em um concurso público

Tempo de leitura: 5 minutos

Toda a preparação que você faz para participar de um concurso público pode fazer diferença na hora de você obter êxito no seu objetivo. As incansáveis horas de estudo, as pesquisas mais aprofundadas em relação às leis, tudo que pode colaborar para que você esteja mais preparado é válido fazer.

Em meio a esse monte de informações que você busca para se preparar, muitas vezes o básico é deixado de lado, a leitura do edital. Sim, é muito importante ter o conhecimento sobre esse documento, já que ele é uma espécie de manual para quem quer prestar um concurso.

Eles são extensos, com uma linguagem difícil, porém, é nele que você vai encontrar todas as informações necessárias para fazer a prova com segurança e sabendo dos seus direitos e deveres, além de outros pontos que vamos comentar nesse artigo.

Saiba quais serão as suas atribuições

Muitos concurseiro fazem a prova do concurso sem saber quais serão as suas atribuições. Assim como em qualquer trabalho, a carreira em um cargo público precisa ser planejada. Muitas pessoas acham que se estiverem dentro de uma prefeitura, por exemplo, vão poder migrar para qualquer que seja a área, mas não é bem assim.

Outra coisa que acontece frequentemente e o candidato começar a trabalhar e não gostar do que está fazendo, pois não conhecia as atribuições que lhe seriam dadas. Isso é muito comum e muitas vezes faz o indivíduo, que fez todo o esforço para passar na prova, pedir exoneração ou trabalhar infeliz.

Portanto, é necessário que você leia o edital e conheça tudo o que você vai fazer caso passe na prova.

Saiba quais são os tipos de cargo

Todo mundo já ouviu alguém reclamar que passou em um concurso e nunca foi chamado. Claro, às vezes acontecem alguns equívocos por parte dos órgãos públicos, mas, em muitos casos, as vagas não são para início imediato e o edital explica tudo isso.

Existem também os tipos de vagas que podem confundir os consurseiros. Essas vagas podem ser para cargo público, emprego público ou cadastro reserva. Quando falamos de cargo público, a estabilidade vem apenas três anos após a contratação, emprego público não existe estabilidade, são seguidas as normas da CLT.

No caso do cadastro-reserva que fica a revolta de quem passa no concurso e não é chamado. Quem presta atenção no edital, vai saber que esse tipo de cargo serve para que você, em caso de sucesso na prova, fique à disposição do órgão público, mas vai ficar dependendo da sorte para ser chamado.

Geralmente, você fica dois anos nessa lista, e, se não for convocado nesse período, o concurso perde a validade.

Conheça o local da prova e as fases

É comum que o candidato se surpreenda com os processos que vão acontecer após o êxito na prova objetiva. Muitos candidatos fazem a prova e não se aprimoram nos conhecimentos específicos.

Em concursos para trabalhos administrativos, é comum que seja aplicado um teste posterior de conhecimentos em informática, digitação e até conhecimentos sobre os softwares de escritório. Nessa fase, muitos não se preparam adequadamente por não ter lido no edital.

É importante que você se atente ao local da prova. Como alguns concursos são sazonais, você, sem ter o conhecimento do dia, horário e local da prova com antecedência, pode acabar se inscrevendo em dois concursos no mesmo dia.

Saiba quando você pode entrar com recurso

Já parou para pensar que você pode jogar fora um ano de estudo por um equívoco da banca examinadora? Sim, quem corrige a prova também erra, e é importante você ficar atento a isso. No edital, você vai saber como proceder em caso de necessidade de recurso, qual é o procedimento correto e quanto tempo você tem para fazer isso.

É uma garantia de que você saiba qual é o seu direito diante desse tipo de imprevisto. Muitas vezes a decisão de entrar com um recurso pode ser tardia, ou você pode perder a razão por não ter lido no edital quais eram as diretrizes para tal ação.

Tenha segurança para preparar os seus estudos

É no edital que você vai encontrar todas as informações e a base necessária para traçar o seu plano de estudo. Acompanhe quais tipos de conteúdo serão cobrados na prova, sempre atento aos tópicos e subtópicos. Você também vai poder observar qual é o peso de cada matéria, podendo assim reforçar seus conhecimentos para determinado assunto.

Esse conhecimento prévio e mais aprofundado dos temas que serão abordados na prova vai fazer a diferença para que você se sinta mais seguro. Deixar de se preparar apenas para o básico é muito importante para quem realmente tem como meta adentrar no serviço público.

O seu calendário fica melhor organizado

A leitura prévia do edital vai servir para que você saiba exatamente quando vão ocorrer as etapas do concurso. Dessa maneira você, concurseiro de plantão, vai poder se organizar para prestar mais concursos durante o ano.

Você pode até se organizar para prestar concursos em outras cidades, e, para isso, você vai precisar conhecer bem quais são as etapas, já que vai precisar de toda uma logística para ir até o local da prova. Imagina se você passa na prova em outra cidade e esquece que haverá um outro teste antes da posse do cargo? Seria frustrante.

Não se preocupe com a linguagem rebuscada do edital

É, ler um edital a princípio parece não ser uma tarefa muito fácil. Afinal, o linguajar que o documento utiliza é rebuscado, muito parecido com textos de leis. Porém, as informações que você necessita saber podem ser entendidas tranquilamente.

Agora que você entendeu mais sobre a importância de ler o edital, comece o processo de preparação para as suas provas por esse documento. Assim, você vai conseguir se preparar melhor, com a certeza de que todo o seu esforço vai valer a pena e você não vai ficar pelo caminho por conta de algum descuido.

 

 

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.