Saiba como melhorar o aprendizado para concurso público

Tempo de leitura: 6 minutos

Quem se prepara para concurso público sabe que a rotina de estudos é puxada. E não é para menos: o conteúdo programático costuma ser extenso e complexo e a concorrência é grande. Por isso, para sobressair é preciso melhorar o aprendizado de forma que você retenha mais aquilo que estuda. Certo?

Mas como fazer isso? Muitas pessoas se perguntam como é possível lutar contra a dificuldade de absorver o que se estuda. Tem gente que se dá melhor com leitura, outras pessoas com videoaulas, algumas com escrita, e existem aquelas que optam por estudar utilizando a voz, por exemplo.

Mas se você ainda não descobriu como pode melhorar o seu aprendizado, então deveria continuar lendo este post. Você verá quais táticas pode adotar para estudar com muito mais aproveitamento! Ficou animado? Então veja quais são elas:

1. Faça o bom e velho resumo

É inegável o poder do bom e velho resumo. Para quem gosta de escrever, essa é uma ótima forma de melhorar o aprendizado, já que faz a pessoa identificar o que de mais importante tem naquele conteúdo estudado.

O ideal é que você seja organizado com esses resumos. A maneira mais comum é elencar o conteúdo em tópicos e, de preferência, com as suas próprias palavras. Faça isso da forma mais clara, objetiva e caprichada possível. Assim, quando você precisar voltar no assunto, vai ser bem mais fácil de revisar.

Se você está com tempo, o mais indicado também é fazer esses resumos à caneta. Isso mesmo, sem preguiça! Acontece que, quando escrevemos à mão, nosso cérebro foca mais no assunto e retém as informações e conceitos com mais facilidade. Digitar pode parecer mais prático e rápido, mas talvez seja isso que esteja te impedindo progredir no aprendizado.

2. Utilize a técnica do brainstorming

Se você prefere estudar com outras pessoas, essa talvez seja uma técnica bastante promissora. O conceito de brainstorming nada mais é do que uma reunião em grupo para debater algum tópico importante.

Muito utilizado por empresas, principalmente na área do marketing e da publicidade, o brainstorming é uma maneira dinâmica de aprender o conteúdo: você o estuda previamente e leva suas ideias e considerações para a “reunião”.

Trocar percepções e novas perspectivas da mesma matéria com outras pessoas te ajuda a fixar e entender de forma mais clara o assunto. E isso não precisa ser feito necessariamente ao vivo, já que hoje a internet facilita bastante o debate em grupos, comunidades e fóruns de discussão. Procure por eles e coloque essa ideia em prática!

3. Ensine para outra pessoa o que você aprendeu

Uma das formas mais efetivas de aprender algo é quando ensinamos para outra pessoa. Os professores estão aí para comprovar isso e você com certeza já teve que apresentar trabalhos ou seminários no seu processo escolar, lembra?

Pois bem, quando você fala as suas ideias em voz alta, seu cérebro é forçado a organizá-las da melhor forma, com coerência. E se for para algum ouvinte, melhor ainda! Portanto, muito mais do que um resumo mental, ensinar para outra pessoa o que você aprendeu através da sua voz te faz solidificar o conhecimento e não te deixa esquecer das coisas com facilidade.

4. Use técnicas de memorização

Se você está com dificuldade nos resumos, tanto escritos quanto em voz alta, talvez seja porque está difícil memorizar o conteúdo. Então, é melhor trabalhar isso antes de formas diferentes.

Você pode utilizar, por exemplo, regras mnemônicas, que nada mais são do que associações e gatilhos mentais que te fazem se lembrar de alguma coisa. Essas associações podem ser siglas ou frases inventadas, desenhos e imagens, por exemplo. Algumas pessoas vão além e ainda criam letras de músicas, rimas, dentre outras coisas.

Existe também uma técnica bastante conhecida que é o método dos flashcards. De um lado de uma ficha, você coloca uma pergunta, ou algo que instigue a lembrar, e do outro você anota a resposta. A ideia é você se lembrar sem ler o verso do cartão. Se você acerta, ele vai para um lado, se errar, você o coloca em uma pilha que precisa ser vista novamente com mais frequência. Legal, né?

5. Faça simulados e provas do concurso público anterior

Mais um ótimo jeito de fixar o conteúdo e melhorar o aprendizado é fazer e refazer bastante exercício. Podem ser simulados, provas do concurso público anterior, testes… O que importa é que você precisa colocar o conhecimento adquirido em prática. Afinal, é para isso que você está estudando!

Mas faça os testes e simulados com seriedade. Realmente simule o dia da prova: cronometre o tempo, sente-se em um local adequado e silencioso e não fique conferindo as respostas. Fazendo isso, você consegue ter uma ideia mais clara de como será seu desempenho no dia. Sem trapacear, combinado?

6. Desligue qualquer tipo de distração

Por falar em não trapacear, você precisa concordar que qualquer tipo de distração durante os estudos é uma forma de autoboicote. Então, desligue tudo o que pode te tirar a atenção, seja televisão, celular, música, o que for.

A única ressalva fica para o computador, já que muita gente estuda através dele. Mas então, faça uso de programas que bloqueiam temporariamente sites, redes sociais ou jogos online, por exemplo. Assim, você consegue criar uma rotina com disciplina e, obviamente, verá uma grande melhora no seu aprendizado.

7. Alterne o método de aprendizado

Dentre todas as formas apresentadas até agora, o ideal é que você mescle um pouquinho de cada uma na hora de estudar. Quando nos esforçamos para aprender de maneiras diferentes, conseguimos apreender muito mais variados assuntos.

Portanto, alterne seus estudos entre videoaulas, resumos, grupos de estudo, áudios, mapas mentais, e por aí vai. O importante é que você esteja sempre aprendendo de formas diferenciadas, para que o seu cérebro absorva de verdade o conteúdo, e não apenas o memorize. E o bom disso é que você não cansa da mesmice diária dos estudos!

Agora ficou mais claro como você pode melhorar o seu aprendizado estudando para concurso público? Descubra qual técnica mais funciona com você e não deixe de se lembrar de alternar os métodos de estudos.

Com certeza, melhorando o aprendizado, você vai garantir sua aprovação com muito mais facilidade. E se ainda ficou alguma dúvida sobre o assunto, não perca tempo e deixe aqui seu comentário!

 

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.