Saiba como estudar para concurso no horário de verão

Tempo de leitura: 6 minutos

O horário de verão chegou, acompanhado de dias mais longos, calor intenso e outros fatores característicos dessa época do ano, que podem interferir bastante em nosso organismo e rotina.

Durante o horário de verão, o nosso relógio biológico sofre alterações bruscas na sincronia do ciclo de vigília-sono, sendo a vigília associada ao período mais claro do dia e o sono associado à escuridão, e também mudanças por conta da temperatura que tende a aumentar. É aí que reajustamos nosso organismo a um novo ciclo, o que pode ser bastante difícil para algumas pessoas.

Sobretudo no caso dos concurseiros, saber adaptar-se ao horário de verão é de grande importância para garantir um bom desempenho durante os estudos e na hora da prova.

Por isso, hoje selecionamos 5 dicas para ajudá-lo durante esse período sem comprometer a sua aprendizagem. Acerte o seu relógio e descubra agora como estudar para concurso no horário de verão!

Estude nos momentos menos quentes do dia

O horário de verão faz com que os dias sejam muito mais longos, em alguns casos com sol forte até por volta das oito da noite. Soma-se a isso, o fato do calor durante o verão ser intenso em nosso país, com temperaturas que ultrapassam facilmente os 40° graus em algumas regiões.

Agora, já imaginou tentar manter a concentração nos seus estudos sob essas condições? Aprender é quase impossível, os ventiladores não dão conta, o suor torna-se desconfortável e, infelizmente, nem todos os estudantes contam com um aparelho de ar-condicionado em casa.

Nesses casos, monte um plano de estudos optando pelas horas menos quentes do dia. Você pode estudar após as 22 horas ou, caso à noite você não seja muito produtivo, acorde bem cedinho, entre 5 e 7 da manhã, antes que o sol esteja a pino e possa acabar de vez com as suas pretensões de se dedicar ao seu concurso.

Optar por estudar nesses horários é uma ótima forma de driblar as altas temperaturas para que elas não sejam nocivas aos seus estudos.

Escolha um local arejado para estudar durante o horário de verão

Analisando com carinho, certamente você conseguirá encontrar um local em sua casa onde haja circulação de vento, o sol não incida por tanto tempo e que, de quebra, acolha perfeitamente você e os seus materiais de estudo. Nesse local, você pode ainda instalar um ventilador — opte pelos modelos mais silenciosos, que não o atrapalharão enquanto estuda.

Caso isso não seja possível ou viável, verifique se a biblioteca da sua cidade, por exemplo, não conta com um local fresco, talvez até com ar-condicionado, contribuindo para que você estude com qualidade nessa época do ano.

Seja onde for, escolher um local arejado fará com que você esqueça um pouco do calor e do desconforto por ele causado, deixando sua mente livre para focar nos conteúdos do seu edital.

Dê preferência às roupas mais leves e confortáveis

A melhor roupa para estudar durante o horário de verão é aquela que transmita a sensação de que você está sem roupa.

Veja abaixo algumas das sugestões para driblar o calor e se manter confortável enquanto estuda:

  • Camisetas de algodão;

  • Regatas;

  • Vestidos de verão;

  • Bermudas ou shorts mais curtos e de materiais confortáveis — nada de jeans;

  • Roupas em cores claras, que absorvem menos calor;

  • Calçados que permitam a circulação de ar nos pés, como sandálias, chinelos e rasteirinhas.

Adeque, é claro, suas roupas à situação em que estiver. Caso decida estudar na biblioteca da sua cidade, por exemplo, não entre sem camisa e sempre verifique os trajes permitidos, evitando constrangimentos.

Mantenha-se sempre hidratado

Lápis, borracha, marca texto, livros, apostilas, computador e água, muita água! Esse será o seu material de estudos durante o horário de verão.

A falta de hidratação, entre outras coisas, pode causar problemas de diminuição na concentração, capacidade de memorização, disposição, problemas circulatórios e falta de ar. Por isso, ao longo de todo o dia, beba muita água e não descuide da sua saúde, pois sem ela não existe motivo para tantos estudos!

Sucos naturais, água de coco e bebidas isotônicas — este último aplicado principalmente no caso dos concurseiros que praticam atividades físicas entre os períodos de estudo — são outros exemplos de líquidos indicados para manter o organismo sempre hidratado, além de possuírem minerais importantes para o bom funcionamento do nosso corpo.

Alimentos, como frutas e verduras, apresentam também uma grande quantidade de água, e estão liberados para o consumo!

Evite refeições muito pesadas

Muitas vezes, resistir a pratos deliciosos como uma feijoada de domingo, virado à paulista, dobradinha ou carne de porco é realmente muito difícil. Mas, saiba que, durante o verão, a ingestão de alimentos pesados acaba tornando a nossa digestão mais lenta, aumentando a sensação de calor e o suor em nosso corpo, favorecendo a fadiga e tornando o ato de estudar uma missão quase impossível.

Além disso, os alimentos ricos em açúcar, refrigerantes e bebidas alcoólicas contribuem para a desidratação do organismo.

Dê preferência aos alimentos mais leves e de fácil digestão, como saladas e peixes. Pegue leve também nas quantidades de alimento a cada refeição, ingerindo o suficiente para manter-se satisfeito, e aproveite mais os seus momentos de estudo.

Veja abaixo algumas sugestões de alimentos leves e ricos em água para você implementar em sua dieta no horário de verão:

  • Pepino;

  • Melancia;

  • Alface;

  • Rabanete;

  • Pimentão;

  • Tomate;

  • Couve-flor

  • Abacaxi;

  • Maçã;

  • Espinafre.

Com essas dicas, esperamos que você se prepare adequadamente para encarar o verão com determinação e foco nos estudos. Assim, você chegará até o dia da sua prova adaptado às mudanças no relógio e na temperatura, e em condições de ter um excelente resultado.

Vale ressaltar também que, enquanto durar o horário de verão, é interessante acostumar-se a tomar alguns banhos gelados em intervalos curtos de tempo, pois isso trará algum alívio para a sensação de calor e o deixará mais disposto para estudar.

Agora que você já sabe como estudar para o seu concurso de forma eficiente durante o horário de verão, compartilhe essas dicas nas redes sociais, assim você permitirá que muitos outros concurseiros aprendam a lidar com os seus estudos nessa época do ano!

 
Saiba como estudar para concurso no horário de verão
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.