Remédios que causam sonolência que você deveria evitar consumir antes da prova do concurso público

Tempo de leitura: 6 minutos

As provas são uma das atividades que deixam as pessoas bastante tensas. Desde uma prova de escola até uma prova admissional, o ser humano se vê acuado em situações em que ele tem suas habilidades ou conhecimentos, colocados à prova.

Muitas pessoas criam técnicas para se manter tranquilas durante os processos das provas, algumas preferem ter uma boa noite de sono, outras preferem “esquecer” da prova. Porém, a maioria das pessoas buscam sua “tranquilidade” na medicina, mas, nem sempre ela ajuda. Existem inúmeros remédios que causam sonolência e podem atrapalhar você durante a realização de sua prova.

Entre as provas que mais assustam as pessoas, sem dúvidas as provas de concurso público estão entre as principais.

Geralmente, a prova é bastante cansativa e aborda diversos assuntos, fora isso, existe todo um tempo em que se tem de esperar para saber o resultado obtido. Nesses casos as pessoas procuram se tranquilizar usando muitos métodos não naturais. A utilização de remédios então, surge com força, mas nem sempre eles auxiliam.

As vezes por falta de informação, as pessoas tomam remédios que causam sonolência, não obtém um bom resultado nas provas e acabam achando que a preparação foi errada.

Vale lembrar, que cada indivíduo reage de maneira diferente a um determinado tipo de remédio, portanto, as vezes o seu colega tomou um remédio e não sentiu diferença na hora de realizar a provas, mas se você tomar a mesma coisa pode sentir que seu corpo está mais pesado, que você está parecendo cansado e com muita vontade de dormir.

Os remédios que causam sonolência, em sua grande maioria são vendidos sem prescrição médica, o que torna o uso “comum” por várias pessoas.

Remédios que causam sonolência

Existe um grande número de remédios que deixam as pessoas com vontade de dormir, dentre os remédios que causam sonolência, podemos citar alguns que tem uma certa “fama”, mas que não devem ser utilizados por quem vai fazer um teste ou uma prova. São eles, Lexotan, Frontal, Prozac e Rivotril.

Os remédios que causam sonolência muitas vezes são confundidos pelas pessoas por conta de suas atribuições, escritas na maioria das vezes nas bulas.

Certos remédios são próprios para ajudar a ter um sono melhor, passando a sensação de tranquilidade, assim, as pessoas que vão fazer uma prova entendem que este tipo de remédio pode ajudar a manter a calma. Mas, na verdade eles acabam atrapalhando pois, são remédios que causam sonolência e podem fazer com que você perca a concentração na hora de realizar sua prova. Outra função desses remédios, é ajudar na ansiedade.

Nas provas mais complicadas ou que abordam muitos assuntos como as de concursos públicos, as pessoas buscam na medicina um aliado contra esse distúrbio, porém, as vezes a utilização errada do remédio pode ajudar contra a ansiedade mas deixar desatento.

O Lexotan é um remédio da família dos ansiolíticos. Ele também é um dos remédios que causam sonolência e pode causar problemas para você durante a execução de provas. Outro problema que este medicamento pode trazer são problemas respiratórios.

O Lexotan é um remédio bastante forte, seus sintomas podem ser sentidos pouco tempo depois de sua ingestão.

O Frontal é um medicamento da classificação dos benzodiazepínicos, ele é bastante utilizado contra a ansiedade, porém deve ser tomado com cuidado, já que ele tem um alto teor de dependência podendo fazer com que as pessoas que fazem o uso deste remédio sintam falta dele após o período indicado.

Prozac está entre os remédios mais utilizados pelas pessoas, ele também se encontra entre os remédios que causam sonolência. Ele é um anti-depressivo que minutos após a sua ingestão já faz efeito.

Porém este remédio é um dos que mais preocupam os médicos já que o medicamento pode causar efeitos colaterais como desmaios, alterações no peso, impotência, alucinações e febre. Além disso, o uso de maneira equivocada pode agravar ainda mais casos de insônia.

No Brasil o Rivotril é um dos remédios que mais são utilizados pelas pessoas. Não só para dormir melhor, como também para diminuir a ansiedade e contra síndrome do pânico e depressão. Este remédio é um dos que agem mais rápidos e por isso tem grande aceitação entre as pessoas.

Porém, ele é um dos remédios que causam sonolência e além disso faz com que a concentração também seja afetada. O Rivotril é um remédio da família dos benzodiazepínicos que são considerados como drogas psicotrópicas e afetam a mente e o humor das pessoas.

Outro ponto negativo é o fato de que, as pessoas que fazem uso deste remédio, podem sentir uma abstinência quando não estiver sob uso dele, fazendo com que o indivíduo vire um dependente deste remédio.

Que a ansiedade é um dos problemas mais frequentes ao redor do mundo todo mundo sabe, porém, poucas pessoas conhecem os remédios naturais que ajudam contra esse problema. Entre os alimentos, Carne, arroz e água são alguns dos principais combatentes naturais contra a ansiedade.

Plantas também podem ajudar e muito no problema, camomila e melissa ajudam a manter a tranquilidade e a concentração. Fora essas duas maneiras, existem técnicas para acalmar e auxiliar pessoas ansiosas, a respiração pausada é uma das técnicas mais comuns na busca pela tranquilidade.

Portanto para você que está em fase de provas na faculdade, no colégio ou provas para vagas de emprego, o importante é sempre manter a calma durante todo o processo dos testes, desde os estudos de forma equilibrada e com antecedência.

No ato da prova estar tranquilo para não esquecer coisas simples e no pós prova esperar o resultado sem se martirizar, pois a prova já estará feita sem que seja possível você modificar as coisas. Caso você prefira apostar nos remédios, lembre se dos problemas que ele pode causar e sempre em consultar os médicos para ter um diagnóstico mais completo.

Às vezes é melhor não tomar determinado medicamento para ajudar numa prova e acabar atrapalhando sua saúde. Outra opção, são as opções naturais que podem ser encontradas nos alimentos, nas plantas e etc.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.