Redes sociais podem te ajudar a se preparar para concursos públicos?

Tempo de leitura: 18 minutos

Quem deseja ser aprovado em um concurso público deve se manter focado em seu objetivo. Nada pode fazer com que a meta maior não seja alcançada. Ao menos é isso que todos esperam. Os candidatos costumam procurar motivação e uma nova forma de absorver conteúdo em todo tipo de interação possível.

Quando se inscrevem para ocupar um determinado cargo público, todo candidato sabe que será submetido uma prova extremamente exigente e concorrida. Sabe também que vai precisar se preparar muito para que consiga um bom resultado no teste. O preparo depende não só de questões intelectuais, mas das físicas e emocionais também.

Em períodos que são véspera do dia de fazer a tal prova são necessários alguns cuidados para garantir que estará completamente focado e devidamente preparado para o dia. E, claro, práticas não recomendadas podem acabar comprometendo o desempenho no concurso, dificultando a efetivação desse objetivo.

Distrações são maneiras de se perder e, até mesmo, tomar espaço dos estudos durante esse período e recomendado é que se tente manter longe delas. Nem todas as coisas parecem caminhar para um mesmo objetivo que você, coisas muito simples e que podem não levantar suspeita alguma, tem o potencial de se transformar em um problema.

Mas, e a tecnologia? Será que é possível usar os recursos oferecidos pelos avanços tecnológicos para alcançar um bom resultado em concursos públicos?

As redes sociais parecem levar as pessoas a uma unanimidade, uma única conclusão, a de que o seu uso distrai as pessoas, faz com que elas se afastem de seu foco primário.

Porém, será que essa ferramenta não pode ser usada de forma positiva também?

Existem diversas maneiras de fazer uso de uma determinada ferramenta. Se ela é positiva ou não para determinada prática, isso se define segundo o modo como uma pessoa faz o seu uso.

As redes sociais também podem ser usadas como um recurso para ajudar a compreensão e os estudos de materiais ligados a concursos públicos, são uma ferramenta informativa dinâmica e quando usadas de forma inteligente e direcionada podem ser grande ajuda ao concurseiro.

Vamos apresentar a seguir motivos que mostram como as redes sociais podem ser ferramentas de grande valor para as pessoas que estão estudando para passar em concursos públicos.

Manter o foco no que é prioridade

O importante para as pessoas entendera a função que as redes sociais podem desempenhar é tentar se manter focado a todo instante. Esse tipo de recurso tecnológico pode sim ser usado como um aliado. Mas, é preciso que as pessoas entendam o seu potencial e assim o queiram consumir.

É cada vez mais difícil se distanciar do uso de redes sociais. Milhões de pessoas no mundo inteiro têm contas em diversas plataformas e às acessam todos os dias. Porém, em um período de preparação para o concurso público é preciso se focar, direcionar a forma como elas serão usadas, fazer melhor proveito do recurso.

As redes sociais auxiliam quando as pessoas não misturam as suas prioridades, ou melhor, quando conseguem definir as suas prioridades e colocam o estudo, o conhecimento, como meta central, objetivo primeiro.

Quando se está conectado ás redes, o essencial é que não se deixe levar pelas trivialidades que ali estão, tentar deixar as interações com os amigos de lado, focar-se no que pode ajudar no processo de preparação.

Ao mesmo tempo em que esse tipo de mídia oferece uma série de distração que acabam tomando o seu tempo ou fazendo dele algo improdutivo, é ali também que podem aparecer atualizações sobre os concursos, informações sobre a banca organizadora, dicas, conteúdos e outras coisas.

Cabe aos usuários saber filtrar e controlar a forma como irão absorver toda a informação advinda das redes sociais.

Facebook

A rede social mais popular do mundo. No Brasil, mais da metade da população está cadastrada no facebook e grande parte acessa a plataforma diariamente. Algumas pessoas chegam a ficar horas e horas em frente à tela de seus computadores ou ficam consultando se existem novas notificações a todo instante em seus celulares.

Se essa mídia não for usada de forma inteligente pode se tornar um problema para as pessoas, com todas aquelas distrações passando na linha do tempo. Curtidas, comentários, compartilhamentos, marcações de amigos em postagens e fotos, vídeos de gatinhos, e todas as outras coisas que viralizam na internet podem acabar tomando muito tempo de seu dia.

Porém, é possível fazer bom uso da rede social quando se está em período de preparação para realizar a prova do concurso público.

A rede social é muito mais do que apenas ficar diante de uma linha do tempo vendo coisas, muitas vezes triviais, compartilhadas pelos amigos.

No facebook, você pode curtir a página dos organizadores do concurso ou, então, da própria instituição a que pertence o cargo que está concorrendo.  O meio pode se transformar em um canal de informação sobre todas as coisas relacionadas a essa prova especifica. A rede é tão popular que as instituições estão o tempo todo atualizando seu público.

Também é possível encontrar uma série de páginas criadas por pessoas, sejam elas professores ou grupos, que objetivam dar dicas para os futuros concurseiros. Ali, se pode encontrar uma série de toques sobre os conteúdos, um possível modo de estudar, como as provas são aplicadas, a estrutura das questões, os critérios de avaliação, etc.

São muitos os assuntos que uma página com esse propósito pode trazer.

No caso dessas páginas ainda é possível que elas liberem vídeos que deixem os conteúdos ainda mais dinâmicos e fáceis de entender, com aulas, dicas, processos e afins. Além da recente possibilidade de fazer as transmissões ao vivo e, dessa maneira, sanar também as dúvidas das pessoas conectadas em um exato momento.

Existem, também, muitos grupos de estudos no facebook. Esses grupos podem ser criados para aproximar mais as pessoas, fazer com que eles se ajudem segundo os seus objetivos.

Podem ser, inclusive, bem específicos. É possível que se crie um grupo para pessoas que desejam ocupar um determinado cargo e, ali trocar experiências e expectativas.

Pessoas que já passaram pelas provas podem trazer informações extremamente válidas, como o modo como as questões são estruturadas, os elementos a serem focados, que merecem mais atenção.

Esse se torna um canal para conhecer pessoas com o mesmo interesse que você e que estão no grupo para trocar informações, para ter acesso a dicas e ajuda de pessoas que pertencem àquele meio de interesse.

Whatsapp

O Whatsapp é outra ferramenta que embora não tenha sido pensada com esse objetivo, pode significar um recurso de valor para as pessoas que desejam ser aprovados em concursos.

Assim como o facebook, essa é uma rede social extremamente popular no mundo inteiro. No Brasil, grande parte das pessoas tem o aplicativo instalado em seus celulares e estão sempre o usando. Substituindo, inclusive, funções do aparelho, como as ligações e mensagens de texto, pelo recurso (que também possibilita essas ações).

Mas, essa rede social não somente oferece essa praticidade, é possível compartilhar com rapidez e facilidade uma série de conteúdos: vídeos, imagens, áudio e textos. A ferramenta se transforma em um aliado quando usada de forma a aperfeiçoar os estudos.

E como isso pode acontecer?

A característica dessa rede social é ser mais intimista que as outras. Afinal, a sua conta não permite o compartilhamento ou postagem em uma linha do tempo, tampouco comentar fotos, vídeos ou conteúdos postados por outras pessoas. O whatsapp se fundamenta com a ideia de chats, seja privado ou em grupo.

O auxilio que essa rede social pode oferecer a quem deseja ser aprovado em concursos públicos está relacionado à comunicação em grupo. Pois, pode ajudar as pessoas a estudarem, a partilhar ideias e informações com os outros integrantes do grupo em questão.

Ao mesmo tempo em que existem grupos familiares, entre amigos, conhecidos e, até mesmo, pessoas que nunca se viram, onde são compartilhadas trivialidades sobre quaisquer assuntos, é possível criar também um grupo em que pessoas com o foco da aprovação estejam sempre conectadas. 

A grande vantagem de pertencer a um grupo de estudos nessa rede social está, justamente, na forma de compartilhar os conteúdos, de maneira dinâmica e rápida. Faz com que todas as pessoas presentes no grupo tenham a possibilidade de opinar ou trazer alguma ponderação quanto ao conteúdo, seja por mensagem textos, áudio, vídeo ou imagem.

As pessoas podem partilhar também informações como: livros, gabaritos, provas anteriores, conhecimentos, informações, curiosidades, etc. Todo esse conteúdo compartilhado é discutido em um canal que se torna uma espécie de fórum.

Nesse caso, o uso da rede social pode estar também fazer com que as pessoas estudem em diversas horas do dia e a qualquer dia da semana. Isso porque não há um momento especifico para que os conteúdos sejam compartilhados e, no fim das contas, todo instante se torna propicio para discutir determinado assunto.

Não importa se isso foi compartilha às 10 horas da manhã de uma segunda-feira ou à meia noite de um sábado. Uma imagem, um áudio, um vídeo será sempre pauta para a discussão entre os componentes do grupo.

Usar o whatsapp pode ser um acréscimo interessante para o período de preparação para a realização da prova.

Mas, claro, é preciso que todas as pessoas presentes nesse grupo estejam caminhando juntas, obstinadas e com uma mesma meta, a aprovação no concurso. É uma ótima forma de complementar os estudos.

Ao descobrir algo novo, compartilhe com o grupo e poderá conhecer outros desdobramentos dessa informação, contrapontos, diferentes opiniões. Quando não entender algo, tire dúvidas com essas pessoas, talvez uma delas tenha a resposta, consiga te devolver ao trilho.

Twitter

O twitter é outra rede social que pode significar um passo importante para um concurseiro quando usada de forma inteligente.

Essa rede social tem como principal característica o dinamismo e rapidez de informação. É um microblog em que as postagens podem ter, no máximo, 140 caracteres.

O funcionamento dessa rede, o modo como ela se estrutura oferece a chance de conseguir absorver muitos conteúdos em pouco tempo, em poucas rolagens em sua linha do tempo.

Se o grande questionamento das pessoas quanto as interferências das redes sociais nos estudos dizem respeito da perda de tempo com informações não relevantes, no caso do twitter é mais fácil driblar esse tipo de problema.

No facebook, por exemplo, há um algoritmo extremamente valioso que oferece ás pessoas as informações que o sistema julga ser mais interessantes para ela. O que quer dizer que a própria rede social, segundo as informações de pessoas e páginas mais curtidas ou quais sites foram visitados recentemente, define e transmite as informações mais importantes para você.

No twitter, isso é diferente. A sua linha do tempo mostra as postagens de todos os usuários seguidos por você. O que significa que a qualidade, a profundidade e a relevância do que aparece na sua frente dependerá apenas de quais contas está seguindo.

Isso pode ajudar muito no momento de encontrar uma forma alternativa de consumir conteúdo. Seguir professores, revistas, agências de notícias, portais informativos e outras contas, com assuntos relacionados a concursos públicos, pode facilitar a sua vida nos estudos, podem trazer um complemento para a sua preparação.

Com isso, você pode ficar por dentro de tudo o que está acontecendo, de acordo com o seu interesse. Estarão passando conteúdos relacionados ás suas escolhas em sua linha do tempo, sem existir nenhum tipo de distinção ou forma de seleção de conteúdo.

E a principal característica de dinâmica da rede social também ganha destaque nesse aspecto. Pois, consegue fazer papel importante, afinal, tudo isso é compartilhado em apenas 140 caracteres. Portanto, são informações curtas, sucintas, facilitando a vida de pessoas que precisam estar ligadas em tudo o que está acontecendo no mundo.

O twitter oferece a possiblidade de conhecer uma série de coisas sobre os concursos, dicas, curiosidades, conteúdos, etc. Tudo isso por meio de compartilhamentos, tweets curtos.

A rede social é uma união de praticidade e rapidez. Talvez, um primeiro passo. O lugar onde você recebe uma informação primária, sem aprofundamento, um primeiro canal. E, depois disso, procura outros meios de aprofundar-se no assunto.

Uma ferramenta dinâmica, com potencial, pode ser personalizada facilmente. E funciona de acordo com as preferências estipuladas pelo usuário.

Instagram

O instagram é uma rede social que, basicamente, se fundamenta no compartilhamento de imagens. Então, como essa pode ajudar as pessoas? Assim como todas as outras redes sociais, essa pode ser usada para melhorar a sua preparação para o concurso público.

No caso dessa plataforma, o grande trunfo está no compartilhamento do dia a dia, dos detalhes, na motivação pelo objetivo da aprovação.

Quando estamos estudando para fazer uma prova, a melhor forma de nos prepararmos é nos cercar de pessoas que tenham o mesmo objetivo que nós, isso é uma ideia quase que unânime. E, claro, existe um motivo para isso.

Estar cercado de pessoas que compartilham um mesmo objetivo que nós ou, então, de pessoas que nos estimulem, faz com que tenhamos a possibilidade de alcançar melhores resultados. E é aí que uma rede social como o instagram age.

As redes sociais são plataformas que permitem o compartilhamento de diversas atividades do dia a dia, e as pessoas costumam projetar uma série de objetivos em suas vidas segundo as vivências e experiências de terceiros.

Por exemplo, ao ver a imagem por alguém de um prato em um determinado restaurante, você pode ficar com água boca. A partir desse momento, ir até aquele restaurante e provar este prato pode ser um desejo.

Da mesma forma, ver a imagem de roupas pode te estimular a sair e fazer compras. Ver fotos de cartões postais podem ser um estimulo para fazer uma viagem. Enfim, as imagens somadas as vivências das pessoas se transformar em uma influência na rotina.

Com os estudos é a mesma coisa, o instagram estimula os estudos, da mesma forma como estar acompanhado de uma pessoa focada.

Existem diversas contas com essa função na rede social. Contas focadas no mundo dos candidatos que irão realizar concursos públicos. Contas de pessoas que querem compartilhar dicas, materiais e informações com as outras. Que querem, de alguma forma, estimular melhores resultados e interesse pelo conteúdo, nas pessoas.

Os estímulos estão na rotina dessas pessoas que demonstram, muitas vezes, que contratempos aparecem o tempo todo e é preciso vencer esses desafios para alcançar o objetivo maior, a aprovação nos concursos.

No instagram é possível aprender novas técnicas de estudo seguindo as dicas deixadas pelas contas.

Você também encontra motivação para se manter determinado e obstinado nos estudos, afinal, descobre que existem outras pessoas com vida tão corrida ou ainda mais agitada que a sua. Isso não é motivo para relaxar ou desistir dos estudos.

Vai conhecer a rotina de pessoas que fazem cursinho, estudam, têm filhos, fazem pós, estudam o dia inteiro, trabalham, etc. Pessoas que, mesmo com todas as obrigações, ainda arrumam um tempo para conseguir se manter atualizadas e sempre estudando.

Para as pessoas que não frequentam ambientes motivadores (como os cursinhos, por exemplo), ter uma ferramenta como essa pode ser um grande auxilio. Pois, verá em sua linha do tempo uma série de pessoas estudando, se mantendo focadas, mesmo que nos finais de semana, mesmo com todas as dificuldades impostas.

E, ainda, há o bônus do compartilhamento de materiais, quais os livros são mais interessantes ou conseguem ajudar mais do que outros. Quais cursos conseguem ajudar.

O instagram também pode se tornar numa forma de preparação para concursos públicos.

Snapchat

As redes sociais não precisam mesmo se tornarem vilões na vida dos concurseiros. Eles podem transformar essas ferramentas, que muitas vezes podem ser encaradas como formas de tirá-los do caminho certo ou de se distrair, em ferramentas de aprendizagem, em formas alternativas e, muitas vezes divertidas de conseguir informações.

A maneira como se recebe o conteúdo tem total influência na facilidade de conseguir ou não fixar uma ideia na cabeça. Pois, muitas vezes, as pessoas leem livros importantes para a realização da prova, mas quando terminam, horas depois, parecem ter esquecido praticamente todo o conteúdo que acabam de ler.

E o que faz com que isso aconteça é a maneira como esse conteúdo foi consumido. A aprendizagem precisa ser interessante, precisa prender a atenção do estudante e ao mesmo tempo conseguir ser compreendida com maior facilidade.

Esse é o papel desempenhado pelo snapchat, uma rede social de compartilhamento que consegue misturar diversão, velocidade, praticidade e eficiência. Mas, claro, é preciso que as pessoas conheçam uma melhor forma de fazer uso dessa rede social, só assim conseguirão aproveitar ao máximo as possibilidades que ela oferece.

Essa também é uma das redes sociais mais usadas hoje em dia. Além da agilidade de compartilhamento de informação, outra característica marcante dessa rede é a segurança, já que suas mensagens, texto, vídeo e foto, são apagadas depois de 24 horas.

Mas, essa ferramenta tem sido usada por diversas pessoas para aprender e também para compartilhar conhecimentos, é ocaso dos concurseiros.

Existe uma série de plataformas com esse foco na rede social. Contas focadas na educação, seja para concurseiros, vestibulandos, universitários, estudantes de ensino médio, etc. Todas essas plataformas conseguem oferecer conteúdo com objetividade.

Em vídeos curtos, são passadas dicas, indicações de materiais a serem consumidos, formas de se organizar melhor para os estudos e inúmeros outros auxílios pertinentes ás pessoas irão prestar concursos públicos.

Cuidado a ser tomado

Como já foi dito, as redes sociais podem ser um auxiliar importante nos estudos. Podem complementar o aprendizado e fazer com que uma pessoa consiga a tão almejada aprovação em concurso público.

Porém, é preciso tomar cuidado com o modo como se utiliza. Nunca é demais é reiterar que uma série de coisas que causem distração podem para aparecer no seu caminho, fazer com que você perca horas sagradas de estudo com coisas que não lhe agreguem nada.

O importante é não deixar a sua vontade de consumir entretenimento e trivialidades vencer o seu objetivo maior.

Esteja focado em fazer de suas redes sociais uma ferramenta para impulsionar os seus estudos e consiga uma melhor preparação para a realização do concurso.

 

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.