Questões mais recorrentes nas provas de português

Tempo de leitura: 6 minutos

A cada dia que passa a situação do trabalhador no Brasil se torna mais complicada, de forma que o setor público tem se tornado a opção mais procurada na hora de se conseguir um emprego, algo que em grande parte é o resultado da crise. Afinal de contas, dentro de um ambiente de grande insegurança e instabilidade, a iniciativa pública é bastante atraente.

Isso porque dentro de demissões e de cortes de gastos dentro de empresas do setor privado, a estabilidade do setor público acaba sendo encarada como um refúgio seguro e uma alternativa mais certa de se construir uma carreira.

Mais ainda, há também aqueles que procuram o setor público por conta de suas outras vantagens, como bons benefícios, salários competitivos e uma jornada de trabalho respeitada, algo cada vez mais raro dentro do setor privado. De forma que em grande parte, o setor público acaba sendo muito procurado por profissionais que desejam obter uma maior qualidade de vida.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós separamos aqui uma série de informações que vão mostrar para você todos os assuntos e questões que são mais recorrentes dentro das provas de português nos concursos públicos. Tudo para que você aumente cada vez mais as suas chances de aprovação e conquiste aquela vaga no setor público que você sempre sonhou em conseguir.

Conheça quais os temas e questões são mais recorrentes nas provas de português

Apesar de serem bastante parecidas em sua estrutura e até mesmo no conteúdo cobrado, a verdade é que uma prova de concurso nunca é igual a outra, ainda que seja para vagas dentro de um mesmo concurso.

Isso acontece porque para cada vaga e paga cada exigência que é feita para a mesma, como nível de escolaridade, a cobrança é diferente e, consequentemente, as questões são diferentes.

Isso porque é preciso que haja um padrão que permita que todos tenham as mesmas chances – e que estas sejam justas – de conseguir uma vaga dentro do setor público. Dessa forma, cada nível de escolaridade e cada vaga terá a sua própria exigência e também o seu próprio nível de dificuldade, bem como os conteúdos específicos que serão cobrados.

Porém, ao contrário do que muita gente pensa nem tudo são diferenças. Isso porque há uma série de similaridades entre praticamente todas as provas de concursos, de forma que elas mantenham uma coerência – claro, dentro das devidas adaptações – e um padrão dentro dos concursos como um todo.

Um destes aspectos em comum é a presença de questões de língua portuguesa dentro do concurso, desde concursos de nível básico até aqueles que exigem titulação.

Isso acontece porque as provas de concursos públicos são donas de uma estrutura definida que funciona para todos os tipos de concurso, com variações apenas nas questões e na dificuldade das mesmas. Sendo assim, independente da vaga que você deseja, vai precisar enfrentar uma prova com questões objetivas de múltipla escolha com uma seção dedicada para as provas de português.

Dessa forma, para que você não perca nenhuma chance de ser bem-sucedido dentro da vaga que você deseja ocupar é preciso que você tenha em mente quais são os conteúdos básicos que são cobrados dentro das provas de português em provas de concursos públicos no geral. Afinal de contas, quando falamos de concursos concorridos todo e qualquer ponto conta, podendo ser a diferença entre conseguir a vaga e tentar novamente no ano seguinte.

Levando tudo isso em consideração, nós separamos aqui todo o conjunto de assuntos que mais são cobrados dentro das questões de português que são cobradas em concursos públicos que fazem exigência de curso superior.

Caso você esteja prestando um concurso que exige um nível de escolaridade mais baixo, os assuntos mais simples serão comuns aos que mencionaremos aqui, mas os complexos não são abordados.

Sendo assim, entre os assuntos que fazem parte de grande parte das questões de português exigidas em concursos públicos estão as figuras de linguagem, que é um assunto aprendido entre o 1º e 3º colegial bastante explorado em concursos, mas que nem todo mundo sabe o que é, de forma que vale a pena incluir o assunto dentro do seu cronograma de estudos.

Além disso, questões relativas a semântica, a pronomes e conjunções e também sobre concordância verbal são bastante frequentes dentro de concursos.

Para completar, assuntos que também costumam ser bem cobrados são paráfrase, literatura – que envolve autores clássicos e períodos literários (principalmente realismo, moderno e romantismo) e também as relações existentes entre diferentes textos.

Além disso, é preciso também ter em mente que o que é um dos elementos mais cobrados dentro de concursos públicos é a interpretação de textos. De forma que é algo presente não apenas em questões exclusivas de interpretação de textos dados, mas também relacionada com outros elementos dentro de outras questões, como as de gramática, por exemplo.

Português não costuma ser um ponto muito forte do brasileiro em geral, pois a matéria não costuma despertar muito interesse e possui a falsa reputação de ser algo fácil, por ser referente à língua que falamos.

Dessa forma, é uma das matérias nas quais as pessoas mais perdem pontos dentro de concursos, simplesmente porque não incluem a matéria e seus assuntos dentro de seu cronograma de estudos.

Isso porque, principalmente quando falamos de concursos para as vagas mais concorridas, cada pequeno ponto é capaz de fazer a diferença no resultado final, de forma a ser o grande diferencial entre ser aprovado ou não, de forma que é importante que você tenha essa consciência na hora de realizar o seu plano de estudos.

Por isso mesmo, não menospreze as questões de português e se dedique aos assuntos mais cobrados para se dar bem nas provas. Pode ter certeza que essa simples atitude já vai ser capaz de diferenciar você de maneira expressiva de grande parte dos outros candidatos que também estão prestando concurso para a mesma vaga que você. Bons estudos, boa sorte e boa prova!

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.