Questões mais recorrentes nas provas de informática

Tempo de leitura: 6 minutos

A cada dia que passa está mais difícil ser trabalhador no Brasil. O que acaba fazendo com que o setor público tenha se transformado na opção mais buscada na hora de se conseguir um emprego, o que em grande parte acaba sendo um reflexo da crise. Afinal de contas, hoje mais do que nunca a estabilidade que é oferecida pela iniciativa privada é especialmente atraente.

Algo que tem acontecido dentro de um contexto que envolve demissões e cortes de gastos realizados por empresas do setor privado. O que por sua vez acaba tendo a estabilidade do setor público como um refúgio estável e confiável e uma alternativa mais firma de emprego.

Além disso, há também outros casos, compostos por aqueles que procuram a iniciativa público por suas diversas outras vantagens, como bons benefícios e salários competitivos. Em grande parte, o setor público acaba sendo uma alternativa bastante procurada por profissionais que desejam viver com uma maior qualidade de vida.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós separamos aqui uma série de informações que vão mostrar para você todos os assuntos e questões que são mais recorrentes dentro das provas de informática nos concursos públicos.

Tudo para que você aumente cada vez mais as suas chances de aprovação e conquiste aquela vaga no setor público que você sempre desejou conseguir.

Conheça quais os temas e questões são mais recorrentes nas provas de português

Apesar de serem bastante similares em sua estrutura e até mesmo no conteúdo exigido, a verdade é que uma prova de concurso nunca é exatamente igual a outra, ainda que seja para vagas dentro de um mesmo concurso.

Isso acontece porque para cada vaga e paga cada requisito que é feito para a mesma, como nível de escolaridade, a cobrança é diferente e, consequentemente, as questões não são iguais.

Isso porque em todas as provas há um padrão que permite que todos tenham as mesmas possibilidades– e que estas sejam justas – de conseguir uma vaga dentro do setor desejado. Sendo assim, cada nível de escolaridade e cada vaga terá a sua própria exigência e também o seu próprio nível de dificuldade, assim como os conteúdos específicos que serão cobrados.

Sendo assim, existem algumas provas que exigem o conhecimento de questões relacionadas à informática, caso a vaga em questão faça uma exigência deste conhecimento para a atuação diária.

Dentro desse contexto, as provas de informática no geral possuem diversos conteúdos básicos que são explorados de maneiras diferentes em cada questão, dependendo da vaga que vai ser ocupada no concurso em questão.

Isso acontece porque todas as provas de concursos públicos possuem uma estrutura bem definida que é aplicada para todos os tipos de concurso que tenham questões de informática, com mudanças apenas nas questões e no nível de dificuldade das mesmas. Sendo assim, independente da vaga que você deseja ocupar, você vai precisar realizar uma prova que conta com questões objetivas de múltipla escolha que vai ter uma seção dedicada para as questões específicas de informática, caso a sua vaga tenha essa exigência de conhecimento. 

Sendo assim, para aumentar as suas chances de sucesso dentro da vaga que você deseja ocupar é preciso que você tenha em mente quais são os conteúdos básicos que são cobrados dentro das provas de informática em provas de concursos públicos que exigem este tipo de conhecimento.

Afinal de contas, quando falamos de concursos concorridos todo e qualquer ponto conta, podendo ser a diferença entre conseguir a vaga e tentar novamente no ano seguinte, algo que ninguém que se dedicou aos estudos deseja que aconteça.

E foi pensando em tudo isso que nós separamos aqui todo o conjunto de assuntos que mais são cobrados dentro das questões de informática que são apresentadas em concursos públicos que fazem exigência dos conhecimentos na área.

Aqui, vamos focar no caso de concursos que exigem nível superior, caso você esteja prestando um concurso que exige um nível de escolaridade mais baixo, os assuntos mais simples serão comuns aos que mencionaremos aqui, mas os complexos não são abordados, de forma a ter o nível de dificuldade da prova adequado ao nível de escolaridade do profissional.

Sendo assim, entre os assuntos que fazem parte de grande parte das questões de informática exigidas em concursos públicos estão questões que vão além de conhecimentos básicos de Word e de planilhas do Excel, de forma que é preciso ter essa consciência para conseguir. Por isso mesmo, além deste tipo de conhecimento considerado bem básico, ainda são cobrados conteúdos mais específicos e profissionais. 

Dessa forma, é preciso ter conhecimentos aprofundados sobre todos os programas que envolvem o pacote Office e também o pacote BrOffice na hora de prestar um concurso público, além de ter o conhecimento sobre ferramentas de e-mail e também sobre questões relativas a SQL, ITIL, CMMI e linguagens de software e programação, de forma que o conhecimento cobrado costuma ser bastante específico da área, de forma a verificar quais profissionais realmente estão aptos para lidar com a informática em seu dia a dia em questões relativas ao uso diário no trabalho.

Por isso mesmo é importante se dedicar ao estudo de conceitos de informática, principalmente porque quando falamos de concursos para vagas que são mais disputadas, cada pequeno ponto é capaz de fazer a diferença no resultado final, de forma a ser o grande diferencial entre ser aprovado ou não, de forma que é importante que você tenha essa consciência na hora de realizar o seu plano de estudos, colocando inclusive as questões de informática, algo que muita gente acaba esquecendo de fazer.

Por isso mesmo, não menospreze as questões de informática e se dedique aos assuntos mais cobrados para se dar bem nas provas.

Pode ter certeza que essa simples atitude já vai ser capaz de diferenciar você de maneira expressiva de grande parte dos outros candidatos que também estão prestando concurso para a mesma vaga que você. Afinal de contas, é preciso que você se destaque para que realmente consiga uma aprovação.

Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.