Quero trabalhar no metrô! O que devo fazer?

Tempo de leitura: 5 minutos

Quem nunca sonhou em um cargo com estabilidade, salário bom, benefícios garantidos e outros fatores de nosso interesse?

A iniciativa pública vem se tornando cada vez mais interessante por oferecer esse tipo de benefícios e qualidade de vida ao trabalhador, e uma das companhias que vem subindo na lista de trabalhos desejados é a Companhia do Metropolitano de São Paulo, o Metrô.

Afinal de contas, São Paulo, com sua alta desenvoltura e point de cultura, empreendimento e lazer, sempre trabalha para desenvolver bem o direito de ir e vir do cidadão, fator que está diretamente ligado à sua qualidade de vida.

Isso significa que o Metrô é um local desenvolvido, e a empresa toma todos os cuidados para torná-lo sempre melhor. Isso acarreta em um ambiente de trabalho saudável e agradável, com mais da maioria de aprovação de seus funcionários.

Quero trabalhar no metrô! O que fazer?

Se você tem interesse em trabalhar no metrô, ou em qualquer cargo de iniciativa pública, a primeira coisa que você precisa entender é que, para adentrá-lo, você precisará passar por um processo seletivo que denominamos de concurso público.

Esse concurso nada mais é do que uma avaliação que consiste em uma ou mais etapas, sendo uma delas uma prova escrita com, geralmente, 50 questões, variando entre conhecimentos práticos e específicos da área da profissão em que você quer atuar.

E onde você quer atuar?

Ou seja, antes de pensar “Quero trabalhar no metrô”, tenha em mente que há uma diversidade de cargos dentro da empresa que você pode exercer, e cada um deles requer especificidades diferentes de formação e conhecimentos.

Se você quer exercer seu cargo na Companhia do Metropolitano, pode escolher entre Advogado, Agente de Segurança, Ajudante de Almoxarifado, Analista de Desenvolvimento, Gestor, Atendente, Auxiliar, Coordenador, Enfermeiro, Engenheiro, Supervisor, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico de Sistema do trabalho, Arquiteto, e até mesmo Bibliotecário ou Técnico Nutricionista.

Ainda dentro dessas categorias há diferentes especificidades, como Analista de Desenvolvimento Gestor ou Analista de Desenvolvimento Manutenção Especializado. E é claro que os salários podem variar, indo de ~R$2000,00 a ~R$25,000.

Então, a primeira coisa que você precisa pensar é: “quero trabalhar no metrô. Qual cargo se adapta melhor à minha formação, experiência profissional, expectativa salarial e perfil?”.

Já defini o cargo que quero exercer. E agora?

Depois que você definiu qual o cargo de sua preferência, está na hora de se preparar para o concurso público.

Primeiramente, você verificou se preenche os requerimentos necessários para a vaga? Enquanto algumas vagas exigem apenas que você tenha passado pelo ensino médio, ou mesmo fundamental, outras vagas podem exigir de você um curso superior e formação em uma determinada área, ou mesmo um curso técnico.

Além disso, apesar de ser raro, pode ser que algumas funções exijam de você certa experiência na área, então vale à pena também verificar se a sua experiência é válida para o cargo.

Onde posso verificar essas informações?

Seja para entender o que é requerido de você para que possa adentrar a um concurso público e fazer parte do processo seletivo ou confirmar qual a documentação que você deve providenciar para que possa confirmar essas informações e tomar posse de seu cargo no final, é imprescindível que você verifique o edital do concurso.

O edital é um documento disponibilizado pela empresa que está organizando o concurso público, e nele são tratados todos os trâmites legais do concurso. Todo o candidato tem a obrigação de lê-lo.

Além dessas informações, é também no edital que você pode ver quais conhecimentos são requeridos de você no momento da prova. É possível também ver como será aplicado o certame, e se haverá uma quantidade maior de etapas (pode ser que haja uma entrevista, uma prova oral, ou até mesmo um exame de aptidão física para algumas vagas).

Se você não tem certeza ainda de qual cargo deseja exercer, é também no edital que você pode entender melhor as atribuições de cada cargo para o qual você pode concorrer, e qual é o perfil do profissional que eles estão recrutando. É possível até mesmo verificar se, para suas atribuições, você precisa de uma boa desenvoltura em situações sociais ou não, dentre outros detalhes.

Ou seja, a leitura extensiva do edital é fundamental para que você:

  • Entenda as atribuições do cargo escolhido

  • Saiba quais os requerimentos para prestar o concurso para a vaga

  • Saiba quais são os documentos que você precisa para provar que atende os requerimentos, para que possa tomar posse do cargo

  • Elabore um cronograma de estudos que compreenda aquilo que será exigido

  • Entenda como será elaborada a prova

Além disso, é no edital que você vai verificar se o concurso que você está prestando é de posse imediata ou não.

O momento de tomar posse do cargo

O que acontece é que nem sempre os concursos públicos consistem apenas em posse imediata de candidatos. Às vezes, o concurso seleciona funcionários que só adentrarão caso outros saiam, ficando como uma espécie de “reserva”.

Pode ser também que sua nota determine se você adentrará o cargo imediatamente ou depois. Tudo isso também pode ser definido e identificado quando se analisa bem o edital da vaga.

Passo a passo

Retomando, segue um pequeno passo a passo que você pode seguir caso tenha decidido que quer trabalhar no metrô de São Paulo.

  1. Pesquisar quais os cargos que a empresa oferece

  2. Definir o cargo que mais te atrai

  3. Pesquisar no edital quais são suas atribuições e como é o perfil desejado pela empresa

  4. Confirmar que você possui a formação e experiência necessárias para a vaga

  5. Organizar toda a documentação necessária para a inscrição e tomada de posse

  6. Inscrever-se no concurso

  7. Analisar o que a vaga exige de conhecimentos no edital e elaborar um cronograma

  8. Realizar a prova

  9. No dia dos resultados, verificar o seu nome, e se sua posse será imediata ou não.

Vale lembrar que concursos públicos vêm sendo cada vez mais concorridos, então estudar muito é fundamental para garantir que você adentre ao cargo de seus sonhos. Boa sorte e boa prova!

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.