Quero trabalhar em uma faculdade! Preciso prestar concurso público?

Tempo de leitura: 6 minutos

Ao entrar em uma universidade nos deparamos com vários funcionários das mais diferentes áreas. Entre eles há os professores que, poucos sabem realizaram um concurso público para começarem a lecionar na área que se inscreveu. Por meio do concurso é possível trabalhar em uma faculdade.

Seja por meio de concursos feitos pelas próprias universidades ou até mesmo pela prefeitura da cidade, trabalhar em uma faculdade por meio de um concurso público é muito comum na área da educação. Mas antes, é válido conhecer outras maneiras de trabalhar em uma faculdade, desde estágio até trabalhos fixos ou empresas de fora.

Trabalhar em uma faculdade

Existem diferentes formas pelas quais uma pessoa pode trabalhar em uma faculdade. Desde estágio, emprego fixo, por meio de entidades universitárias e até mesmo por meio de concursos públicos.

Trabalhar em uma faculdade por meio de um estágio é uma ótima forma de criar experiência na área em que está estudando na universidade. Por exemplo, há faculdade de comunicação que possuem agências onde os próprios alunos podem ser contratados como estagiários para aperfeiçoar o que estão aprendendo em aula.

Quando se trata de estágio, existem vantagens e desvantagens nessa área. Entre os pontos positivos encontramos a questão de adquirir experiência e aperfeiçoar os ensinamentos em sala, além de ser uma forma de viver a realidade – ou pelo menos, uma parte – que a pessoa irá encontrar no mercado de trabalho depois de se formar. O estágio possui uma carga horária menor (de 6 horas), para que o estagiário consiga conciliar o trabalho com os estudos.

Já os pontos negativos estão ligados ao baixo salário que muitos estágios oferecem para seus funcionários e as funções iniciais podem ser operacionais e não necessariamente na área que está estudando na faculdade.

trabalhar em uma faculdade de forma fixa, é recomendado para aqueles que possuem um horário de estudos mais flexível e é uma forma de garantir um salário fixo e significativo.

As vantagens de trabalhar de forma fixa é que por meio dele a pessoa possui mais responsabilidades para colocar em prática o que aprendeu durante a formação e também por meio do trabalho físico a pessoa consegue explorar assuntos mais estratégicos possuindo o poder de decisão. Além disso, com o trabalho fixo a pessoa encontra maior segurança do que em um estágio, onde as chances de demissão são maiores e os salário são mais baixos do que em um trabalho fixo.

As desvantagens em um cargo fixo estão relacionadas a questão da carga horária que normalmente são maiores que a de um estágio, as chances de encontrar uma vaga fixa na área são mais difíceis atualmente, além de que é preciso cumprir regras, horários e metas para que consiga conciliar com os estudos.

Para trabalhar em uma faculdade por meio de empresas, por exemplo, em setores como a secretaria, a biblioteca e entre outras funções, é uma forma de facilitar a vida dos funcionários, afinal, as empresas costumas ser dentro das instituições.

Este tipo de trabalho possui algumas semelhanças com o estágio na universidade em que estuda, por exemplo. Entre os pontos positivos, além da locomoção, está no fato de que também é uma forma de atuar na área, é possível também criar experiência como líder ainda dentro da faculdade, além de contar com a ajuda de professor e gestores que já possuem experiência na área, e isso acaba tirando um pouco da pressão da responsabilidade que um emprego pode vir a carregar.

Os pontos negativos estão na questão que o currículo que pode vir a ser menos valorizado em comparação a experiências que uma empresa no mercado de trabalho pode vir a promover na carreira e no peso no currículo. Outro fator negativo está ligado ao fato de que há casos onde este tipo de trabalho não é remunerado ou possuem um baixo salário.

Concurso público para trabalhar em uma faculdade

Outra forma de trabalhar em uma faculdade é por meio do concurso público. Este tipo de meio para trabalhar em uma faculdade por meio do concurso é voltado para cargos de professor adjunto, titular e visitante nas mais diversas áreas como, por exemplo, em farmácia, psicologia, medicina, desenhos de projetos, geografia, educação física, enfermagem, química, matemática, odontologia, engenharia civil, artes e entre outras áreas que determinados concursos públicos que procuram contratar professores oferecem para trabalhar em uma faculdade.

Para aqueles que pensam em começar a trabalhar em uma faculdade por meio de um concurso público é importante ter consciência de que será uma tarefa que irá exigir muita dedicação e foco, além disso, é muito importante conhecer como funciona esse universo dos concursos públicos. Primeiramente é necessário analisar se a instituição está com vaga disponíveis, para que depois seja realizada uma solicitação de autorização para que aconteça o concurso público.

Depois de conseguir essa autorização chegou a hora de divulgar o edital, que é o documento publicado no Diário Oficial da União do estado ou município em que será realizado o concurso. O edital é o responsável por fornecer todas as informações e detalhes que envolvem o concurso e a vaga escolhida. É por meio dele que o candidato fica ciente sobre o número de vagas disponíveis, o que a prova vai pedir do candidato e os todos os detalhes relevantes para que o candidato esteja por dentro do que se espera ao assumir o cargo, caso consiga sucesso no concurso.

Após a leitura do edital é realizada a inscrição. Depois de inscrito, o candidato é convocado para a primeira fase – no caso de vagas para professor, a primeira fase costuma consistir na prova objetiva. Em seguida, são divulgados os gabaritos e o candidato descobre se está ou não classificado para a próxima fase.

Caso haja a classificação, o candidato realiza a segunda fase – essa questão varia de cargo para cargo e de concurso para concurso – que possui uma prova especifica, física ou uma entrevista. Após passar por todos os processos necessários, o candidato finalmente descobrirá se irá ou não exercer o cargo ao qual se candidatou.

Essas são algumas formas de como trabalhar em uma faculdade desde estágio até concurso público, existem diferentes maneiras de se inserir no mercado para exercer um cargo em uma universidade.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.