Quero passar no concurso público, mas tenho pouco tempo para estudar! O que eu faço?

Tempo de leitura: 5 minutos

Todos já sabem que é preciso muito esforço e dedicação para estudar para concursos públicos. Normalmente, os exames costumam ser puxadas e apresentam grande concorrência, afinal, ser aprovado para um cargo público é o objetivo de mais de 80% da população brasileira (pelo menos no que se refere à carreira profissional).

Por apresentar diversas vantagens para os concursados efetivados, como bons salários, horário de trabalho flexível e outros benefícios, ser aprovado em um concurso público pode ser uma oportunidade e tanto para crescer no trabalho e ter mais qualidade de vida.

Mas, e quando se tem pouco tempo para estudar para os testes? O que fazer?

A seguir, conheça algumas dicas simples e práticas que vão otimizar seus estudos e aumentar suas chances de aprovação. Confira!

1. Tenha um planejamento

Não adianta querer apenas passar em um concurso. Você precisa definir a área em quer atuar e o cargo que pretende ocupar. Do contrário, você poderá se perder no seu processo de preparação e gastar um tempo precioso da sua rotina.

Para se planejar da forma correta, pense nas seguintes questões:

  • Escolha o cargo desejado;
  • Consulte editais anteriores;
  • Verifique sua disponibilidade de tempo para estudar;
  • Pesquise quais métodos serão usados para o estudo.

2. Estude duas horas por dia 

Se você tem pouco tempo para estudar, é fundamental que você estude para valer, ainda que seja por poucas horas por dia. Duas horas é o suficiente, mas é preciso que você tenha dedicação total a esse período.

Lembre-se que estudar requer concentração, por isso, é muito importante ficar longe de qualquer coisa que possa te distrair.

Veja o que fazer para não perder o foco:

  • Desligue o celular e aplicativos de mensagens instantâneas;
  • Fique longe da televisão;
  • Escolha um local bem iluminado e organizado para estudar;
  • Varie seus materiais de estudo;
  • Evite estudar se estiver nervoso ou ansioso, pois esses sentimentos atrapalham muito a sua concentração.

3. Estabeleça prioridades

Se você tem pouco tempo para estudar não adianta querer focar em todas as matérias de uma vez. Na preparação para concursos públicos, estabelecer prioridades é fundamental para garantir a organização e a produtividade do seu aprendizado.

Hierarquizar suas prioridades deve começar com uma pergunta básica: o que estudar primeiro? A matéria mais fácil ou a mais difícil? Normalmente, questões de matérias específicas costumam valer mais pontos, por isso, uma boa dica pode ser começar por elas.

Para organizar melhor o seu tempo e dar atenção necessária ás suas prioridades, você poderá escolher entre três opções:

  • Dedicar um dia da semana para cada matéria;

 

  • Começar estudando o que que você já sabe (ou pelo menos tem alguma ideia do que se trata);

 

  • Ou começar do zero pelas matérias que você não tem tanto conhecimento assim.

4. Use a tecnologia a seu favor

Quando usada de forma inteligente, a internet pode ser a salvação para quem tem pouco tempo para estudar. Por meio da web, você tem acesso à inúmeros materiais em formatos dinâmicos e resumidos que podem ser visualizados em praticamente todas as plataformas.

Da mesma forma, aplicativos de celular também podem ser usados para estudar. Hoje em dia, existem grupos de estudos nas redes sociais e até mesmo no WhatsApp. Pesquise boas referências e use a tecnologia a seu favor!

Vídeo aulas e cursos online relevantes também são boas alternativas para deixar os estudos mais dinâmicos e enriquecer seu aprendizado.

5. Estude provas antigas e faça simulados

Pegar pesado nos simulados e na resolução de questões de provas antigas é indispensável para quem tem pouco tempo para estudar. Afinal, esse tipo de exercício irá te ajudar a aprender a teoria usando a própria prática das questões.

Ao estudar provas antigas, você passa a conhecer o estilo das provas e se acostuma com as “pegadinhas” que são comuns à maioria dos testes para concursos públicos.

O mesmo aprendizado vale para os simulados. Depois que você pegar a “maldade da coisa”, separe um simulado e tente resolvê-lo com a seriedade que uma prova desse tipo exige.

6. Aposte em exercícios rápidos de memorização

Mapas mentais, resumos, abreviações, associação de palavras e tópicos são excelentes formas de memorizar e entender as matérias com mais facilidade.

Algumas técnicas de memorização podem parecer bizarras, mas podem ser de grande ajuda em momentos de desespero. Quer memorizar a lista de países que integram o Mercosul, por exemplo? Que tal a sigla VAPUB (que representa a Venezuela, Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil)? 

Canetas coloridas, marcadores de texto e post its também podem ajudar a marcar os conteúdos que forem mais importantes.

7. Mantenha-se motivado

A motivação é fundamental para que você consiga superar o desafio de ter pouco tempo para estudar. Mesmo que pareça difícil, tente assumir uma postura positiva e estude com foco na sua aprovação. Jamais pense que “se não der dessa vez, é só tentar de novo”. Esse não é um pensamento de pessoas vencedoras e só fará com que o seu foco fique ainda mais difuso.

Da mesma forma, não fique se comparando com outros candidatos. Afinal, não é porque alguém estudou dez horas por dia que você não terá chances.

8. Fique longe de armadilhas!

Algumas atitudes são verdadeiras armadilhas e podem zerar suas chances de ser aprovado em um concurso público. Confira as dicas e mantenha-se focado!

  • Não exagere na maratona de estudos. Você tem pouco tempo para estudar, mas isso não significa que você precisa viver apenas para isso;
  • Não estude com anotações de outras pessoas;
  • Jamais deixe de ler o edital do concurso que você for prestar;
  • Não fuja do conteúdo programático proposto no edital;
  • Não estude na véspera do concurso. Isso irá te deixar mais nervoso e de nada irá ajudar;

Por fim, mantenha o foco na sua aprovação e tenha certeza de que ter pouco tempo para estudar é só mais um desafio a ser vencido. Ou seja, não irá diminuir em nada suas chances de ser aprovado. Dedique-se e esteja preparado!

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.