Que horas eu devo chegar ao local de prova

Tempo de leitura: 5 minutos

Qual é a primeira resposta quando se pensa no horário que precisa chegar para fazer uma prova? A maioria das pessoas devem estar pensando que é no horário estipulado. Os adiantados vai chegar algumas horas antes de abrir o portão. E os despreocupados vai chegar quando o portão já tiver fechando, correndo o risco de nem entrarem para fazer o concurso.

Ai, vem a questão, qual é de fato o melhor horário para chegar na prova. E a resposta precisa se basear em alguns fatores importantes. Um deles é pensar em tudo que pode dar errado para a hora da prova e antes dela. Isso vai fazer você se planejar melhor, com certezas

Mas além do planejamento, existe um fator de responsabilidade envolvido. Não temos como negar que é um dia muito importante para quem está prestando o concurso ou a prova. Por isso, é importante lidarmos com essa responsabilidade também.

A preparação que envolve esse dia não pode ser descartada por conta de um atraso ou coisa do tipo, por isso, o fator horário precisa de destaque e vamos colocar dicas para você conseguir saber o horário que precisa chegar ao local de prova.

Atenção às indicações

Quando você está se preparando para uma prova, é essencial que preste atenção no dia que o concurso irá ser realizado. Atentando-se a esse detalhe, vem a preparação para que tudo dê certo e siga como o planejado para o dia da atividade. Por exemplo, conhecer o lugar da prova.

Se o concurso é importante, com certeza, você não vai querer perder. Então, dias antes da prova (pode ser exatamente uma semana, trabalhar com o mesmo dia da semana é importante), você pode ir visitar o local da prova. Pensando em tudo que pode vir acontecer no dia do concurso, você tem que analisar todos os horários. Então, se preparar para estar lá no horário que a prova irá começar.

Indo conhecer o percurso, você consegue analisar o que vem a ser problema ou mal no trajeto no dia da prova. Por exemplo, uma obra que estará ainda sendo feito no dia da prova. Isso quer dizer que conhecer o trajeto faz você estar preparado para coisas que um mapa na internet mesmo não é capaz de apontar.

Além disso, seguir para o local da prova antes pode fazer com que você consiga identificar algumas adversidades naturais. Prestar atenção em restaurantes ou bares onde você pode comer antes de entrar na prova ou esperar se chegar muito cedo. Conhecer a região é necessário.

Assim, você já consegue cronometrar o tempo gasto e conhecer rotas de fuga. Principalmente, em grandes cidades isso é necessário. Acidentes podem acontecer, transito. Contar só com aplicativos de trânsito do celular não é confiável. Nem sempre os GPS irão conseguir indicar esses contratempos, é melhor estar preparado.

Se a locomoção for de carro, conhecer estacionamentos e ruas que podem ser estacionado o carro faz com que se ganhe tempo no dia da prova. Se o transporte for feito por meio de veículos públicos, fica mais ainda o cuidado. É preciso saber os horários que se costumam passar os ônibus, se tem muito taxi ou outros transportes na rua naquele horário.

Estar adiantado

Cuidado quando você estiver seguindo para o seu destino de prova. Não adianta também sair muito cedo e chegar lá horas antes da prova. Isso pode te deixar cansado. A responsabilidade conta pontos, mas nos dois sentidos, não pode ser apenas no adiantar da hora, mas também no desgaste físico.

Quando se está esperando por uma prova, a tensão aumenta muito, então, não adianta chegar cedo e ficar estreando. Aquilo pode deixar você mais nervoso e a prova não ocorrer bem por causa disso. É preciso ter calma e saber medir esse tempo de espera com o que você vai ficar fazendo para esperar a prova começar.

Saber que tem restaurante, bares ou lojas que te façam se distrair na região conta. Você pode chegar cedo, mas ficar passeando pelo local, assim, faz com que as coisas pareçam mais naturais. Melhor para todo mundo, não é?

E ser o primeiro a entrar na sala e ficar lá esperando pode não ser uma boa escolha também. Isso porque, a tensão vai aumentando e você não tem por onde fugir. Com o tempo, o espaço pode se tornar entediante. Então, meça o quanto tempo. Ice consegue ficar nesse espaço sem ficar pilhado também.

Escolher lugar, melhor posição, arrumar sua mesa são detalhes importantes. Mas não pense mais nisso do que no seu bem-estar e tranquilidade. O seu estado emocional pode colaborar muito mais do que essas questões. Coloque tudo isso na balança antes de se precipitar.

Afobação

Da mesma forma que o adiantado da hora não é muito positivo, a afobação é o que você menos precisa na hora de fazer uma prova. Já parou para pensar em como essa ansiedade e desespero de saber se vai chegar na hora ou não pode deixar seu emocional abalado? Pois, então, não trabalhe com horário tão apertados.

Não deixe para marcar compromissos nesses dias de concurso ou prova importante também. O quanto menos você tiver que se preocupar com detalhes externos, mais concentrado você conseguirá ficar. Assim, melhor você conseguirá ir na prova.

Se acostumar em trabalhar com horários é importante. Não dá para ficar sem uma folga de tempo para poder concentrar todos os pensamentos unicamente na prova. Você precisa saber que esse dia é importante e não aceita falhas, nem na prova, nem ao seu redor.

Concluindo

Se planeje! Saia de casa com um horário bom de antecedência. Se for necessário, espere e se distraia conhecendo a região, comendo, lendo algo em um lugar próximo. Não fique pilhado em ser o primeiro da fila, mas também não seja o último na correria.

Escolher um lugar bom, se arrumar na mesa, leva tempo. Então, trabalhe com esse tempo para ficar calmo também. Não seja afobado, mas não seja o tranquilão. Tudo tem o seu lado ruim. Use o equilíbrio como palavra chave.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.