Qual o melhor lugar para estudar e manter a concentração?

Tempo de leitura: 5 minutos

Estudar não é uma tarefa fácil. Não basta apenas ler os conteúdos. Na maioria das vezes vai além disso. É preciso compreender tudo o que está sendo dito. Estudar exige a capacidade de interpretar e contextualizar todo o conteúdo lido. E isso não pode ser feito em qualquer ambiente.

Existem lugares propícios a momentos de absorção como esse. Lugares em que as pessoas encontram uma maior facilidade de se concentrar nos conteúdos, conseguir articula-los e entender o que é passado. É preciso que o lugar seja estimulante, tranquilo, com materiais necessários para fazer as pessoas sentirem mais confortáveis.

Se você encontra dificuldades em conseguir de concentrar e manter o foco em um objeto de estudo, precisa encontrar um ambiente que consiga estimular isso.

Mesmo as pessoas que não encontrar tanta dificuldade assim em se manter focados, muitas vezes, não conseguem encontrar um lugar para estudar. Mudar de ares pode ser algo positivo, estimulante, pois depois de muito tempo estudando em só ambiente, vendo sempre as mesmas coisas por perto, você pode se sentir mais acomodado.

A ideia passa a ser encontrar locais que consigam oferecer um estimulo constante, que faça você se sentir mais à vontade, porém desafiado, instigado pela pesquisa e aprofundamento. Integralmente focado no conteúdo e material a sua frente.

Traremos a seguir algumas dicas de locais que podem ser uma ótima opção para fundir os estudos e a concentração.

Quarto

Para aquelas pessoas que são mais reservadas e não gostam de se sentir observadas ou, então, não conseguem se concentrar quando em meio a outras pessoas, é quarto se torna um ambiente perfeito para os estudos.

Isso porque é lugar que une duas características importantes para estudar, o conforto e a familiaridade. No quarto você está totalmente á vontade, afinal, é a sua casa. Pode escolher a posição que quer estudar, que roupa vai usar, pode ir a cozinha pegar algo para comer a qualquer momento, banheiro, etc.

O quarto é um ótimo local para estudar. Porém, algumas pessoas encontram dificuldades em se concentrar nesses espaços. Isso porque existem diversas tentações no quarto e é preciso se atentar a isso também.

O essencial é que tente fugir das coisas que possam parecer tentadoras para você, coisas que tenham um grande potencial para distraí-lo. O importante é manter-se focado nos estudos, se concentrar no material de estudo.

Portanto, desligue a TV, desligue o computador, o videogame, DVD e o celular. Qualquer coisa possa por algum instante te tirar do caminho dos estudos. Pois, basta um alarme, uma notificação no facebook para que você tire os olhos do material de estudo e tenha o restante do dia de estudos comprometido.

Existem também as pessoas que gostam de estudar ouvindo músicas. O essencial é que estude em um ambiente silencioso, mas se você for acostumado com esse tipo de prática e não consegue escutar sem escutar música, o recomendado é que coloque músicas em outras línguas, coisas que você não possa entender e que não te tirar a concentração.

Cafeterias

Muitos estudantes parecem ter compreendido o que uma série de trabalhadores já havia entendido há um bom tempo. As cafeterias são boas opções de ambientes para estudo.

Primeiramente, é preciso se atentar ao movimento dentro dela. Na maioria das vezes, as cafeterias costumam ser lugares extremamente calmos, confortáveis e tranquilos. Ou seja, uma ótima escolha para quem precisa estudar.

Também se transformam uma opção válida para aqueles que querem ir estudar em outro ambiente, pois estão fartos de estudar em casa, de ficar sempre na mesma cadeira em uma mesma mesa de estudos. Enfim, uma forma de buscar novos ares, de modificar a rotina e encontrar uma maior motivação para os estudos.

O interessante das cafeterias é que você, certamente, não será a única pessoa procurando por um lugar para ter mais concentração. Existirá também outros clientes do local totalmente concentrados em seus notebooks, livros, documentos, revistas e etc.

Perceber que está cercado por pessoas que possam, talvez, estar fazendo a mesma coisa que você é altamente estimulante.

E, principalmente, até mesmo pelo ambiente em que estará, caso seja necessário, o café te dará mais energia para encarar os materiais de estudo.

Bibliotecas

As bibliotecas não poderiam ficar de fora dessa relação de locais para estudo. Ela é o local de estudo mais antigo que se tenha conhecimento, desde o período das civilizações antigas. E são tão eficientes que, até hoje, continuam sendo o ambiente físico em que mais pessoas frequentam com o objetivo de aprendizagem.

Nesse ambiente as pessoas encontram a tranquilidade necessária para conseguir se concentrar.

A biblioteca é silenciosa, sendo que isso é até uma das regras para frequentar o local. Todos precisam estar em silêncio, a leitura exige concentração, e para conseguir se concentrar não pode haver distrações ao redor.

As bibliotecas podem pertencer a instituições públicas ou privadas. Mas, essa é uma característica que todas compartilham. Todas pessoas ali dentro têm um mesmo objetivo, o que facilita e torna mais simples o estudo.

E, além de serem lugares muito tranquilos e perfeitos para as pessoas que precisam de silêncio para se concentrar, as bibliotecas também são ricas fontes de informação. Se lhe faltar alguma coisa, algum conteúdo fundamental par complementar o seu aprendizado, você estará no lugar adequado.

Esses ambientes que também costumam ter, ainda, outros locais dentro dele, onde é possível encontrar mais tranquilidade, mais fontes, mais privacidade, etc. Dependerá do que acha necessário. Há diversas seções.

Parques

Outros ambientes que têm se tornado cada vez mais atraentes para os estudos são os parques.

Eles são muito adequados para receber estudantes. Por serem lugares, geralmente, grades, as pessoas ficam dispersas por seu espaço, fazendo que as pessoas encontrem privacidade, mesmo que em um lugar que costuma receber muitas pessoas. Claro, que essa característica dependerá do parque e quantas pessoas ele costuma atrair.

Além disso, a conexão com a natureza, ouvir o som dos pássaros, ficar embaixo da sombra de alguma árvore, pode ser algo muito tranquilizante, ajudando as pessoas a ficarem mais concentradas nos materiais de estudo.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.