Qual a importância de saber quantas pessoas se inscreveram no concurso?

Tempo de leitura: 6 minutos

A cada dia que passa os concursos têm se tornado a opção de grande parte da população que deseja encontrar uma alternativa de trabalho estável para fugir do constante clima de insegurança que tem sido enfrentado pela economia do país.

Afinal de contas, por causa da crise econômica que já toma conta do Brasil há um tempo e não tem sinal de melhora, o índice de desemprego só sobe a cada mês e não tem previsão de melhora.

Dessa forma, os concursos acabam se mostrando como uma forma de conseguir garantir que as contas sejam pagas todos os meses e que as finanças permaneçam em ordem. Afinal de contas, com crise ou sem crise a verdade é que as contas não vão parar de chegar e é preciso ter a garantia de um salário todos os meses, algo que o serviço público pode oferecer e a iniciativa privada não.

Isso acontece porque, por conta dos efeitos da crise, uma série de empresas privadas tem se encontrado obrigadas a realizar cortes de gastos constantes, o que acaba incluindo cortes de funcionários, para continuarem de portas abertas e não precisarem declarar falência. Dessa forma, acaba-se criando um ambiente de instabilidade e de insegurança que cria medo no trabalhador.

Junto a tudo isso, há uma série de outras vantagens, que vão além da estabilidade que tornam os concursos perspectivas extremamente atraentes para os trabalhadores.

Entre essas vantagens estão os bons benefícios que variam de empresa para empresa e que representam um acréscimo no salário, os bons salários que costumam ser maiores do que os oferecidos para as mesmas posições dentro do setor privado e também a questão da jornada de trabalho, que no setor público – ao contrário do que acontece na iniciativa privada – é bem respeitada, uma característica importante para pessoas que desejam encontrar uma melhor qualidade de vida.

Como se não bastasse, há também o fato de funcionários públicos contarem com condições diferenciadas no mercado, como facilidade na hora de conseguir empréstimos e também taxas de juros menores na hora de realizar financiamentos, o que pode ser um grande diferencial para quem está em busca de adquirir um imóvel, por exemplo.

Porém, a verdade é que para desfrutar de todos os benefícios que a iniciativa pública oferece a jornada não é nada simples. Isso porque, para conseguir uma vaga dentro do setor público é preciso antes ser aprovado em um concurso público, um processo seletivo bastante diferente daquele que é encontrado no setor privado.

Isso se manifesta de forma ainda mais presente em vagas que oferecem salários mais altos, já que a concorrência delas é absurda, de forma que conseguir ser aprovado representa o ápice de uma verdadeira jornada de estudos e de muita dedicação.

Dessa forma, saber o número de participantes que estão participando do concurso que você deseja é uma boa forma de avaliar quais as suas chances – ou não – de ser aprovado, de forma a sempre realizar escolhas sensatas no que diz respeito a escolha de vagas para serem disputadas.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós separamos aqui uma série de dicas e informações que vão mostrar para você porque é tão importante que você saiba quantas pessoas se inscreveram no concurso que você vai prestar e porque você sempre deve ir atrás dessa informação.

Afinal de contas, por que procurar quantas pessoas se inscreveram no concurso que desejo prestar?

Ao contrário do que muita gente pode pensar, procurar quantas pessoas se inscreveram no concurso que desejam prestar é sim algo interessante de ser feito, principalmente se você não teve tempo para realizar uma preparação absurda para o concurso, estando gabaritando todos os simulados que você realiza.

Imagine que um concurso, de certa forma, funciona como um vestibular de universidade pública. Isso porque ele vai ter um determinado número de vagas e, por meio da realização de uma prova, vai selecionar os candidatos mais aptos para ocuparem essas vagas.

Dessa forma, do meio jeito que é importante para o aluno verificar o número de inscritos em um determinado curso para saber a relação candidato/vaga, também é importante para um concurseiro saber a relação de seu curso.

Isso porque, da mesma forma que o número de inscritos em um curso de medicina, por exemplo, pode estimular os estudos ou fazer com que o aluno desista da vaga e opte por outro curso, a mesma situação pode acontecer em um concurso. Dessa forma, é bastante importante que você procure essa informação acerca do concurso que você deseja prestar e que sempre é divulgada pelos responsáveis pela organização do concurso.

Feito isso, o jeito que você vai utilizar essa informação vai depender apenas de você. Você pode ver um concurso muito concorrido e utilizar isso como uma motivação para potencializar os seus estudos, principalmente se você ainda tem tempo para isso, ou simplesmente para entender que no momento aquela vaga não vai acontecer para você e se concentrar em outra oportunidade na qual você tenha mais chances.

Afinal de contas, a verdade é que não vale a pena desperdiçar tempo e disposição com uma vaga que você tem a certeza de que não vai conseguir por conta de uma combinação entre muitos inscritos, poucas vagas e estudos insuficientes. Porque a verdade que a gente sempre sabe quando estudos o suficiente e quando precisa estudar mais, e com concursos isso não é diferente.

Dessa forma, para todos os concursos que for prestar, corra atrás da informação do número de inscritos para o mesmo, pois isso vai ajudar você a ter uma boa noção do que está enfrentando e também para não ter nenhuma surpresa na hora dos receber os resultados, principalmente se eles não forem positivos.

Levando tudo isso em consideração, é sim importante você verificar o número de pessoas inscritas no concurso que deseja prestar, pois isso é o que vai ajudar você a ter uma base sobre o que você é capaz de conseguir ou se vale a pena desistir e investir em alguma outra oportunidade. Afinal de contas, a máxima válida em concursos é: quanto mais concorrida a vaga, mais difícil vai ser de entrar.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.