Qual a importância de conferir o cronograma do edital de abertura?

Tempo de leitura: 5 minutos

Na situação atual do país, a iniciativa privada vem ficando cada vez menos atrativa para os funcionários.

Afinal de contas, com as empresas tendo que cada vez mais cortar investimentos, é comum ver funcionários tendo medo de serem demitidos por cortes de gastos, empresas pagando menos porque simplesmente não podem arcar com mais custos, pagando funcionários “por fora”, ou até mesmo pedindo que um funcionário exerça mais de uma função, faça horas extras… enfim, trabalhe em condições que não são as ideais.

É compreensível, portanto, que a iniciativa pública esteja se tornando mais atraente para quem está enfrentando essas dificuldades no mercado de trabalho. E é com o objetivo de ingressar em um cargo público que cada vez mais pessoas vêm procurando concursos públicos para prestar.

O problema é que muitas pessoas que estão adentrando ao mundo dos concursos recentemente não sabe muito bem como procurar por concursos abertos ou quais são as exigências de um concurseiro.

Para muitos, o concurso é como prestar um vestibular: estudar matérias gerais, se inscrever alguns dias antes, ir à prova e prestá-lo, e acham que eles abrem com uma frequência maior.

Na verdade, essas pessoas acabam esquecendo, ou ignorando, a existência de um material de importância vital para qualquer concurseiro: o edital.

O que é um edital?

O edital do concurso

Há dois editais que as instituições que estão divulgando um concurso público liberam. O primeiro do qual vamos conversar é o edital do concurso que você quer prestar, e sua leitura é primordial.

Nele, você poderá encontrar detalhes de como o exame será executado, qual o seu local, quais conhecimentos são cobrados do candidato, o que pode (e deve!) inclusive ser utilizado como seu guia de estudos, além de quais documentos você precisará levar, qual a formação necessária, quais os pré-requisitos, etc.

O edital de abertura

O edital de abertura é liberado por uma empresa, e mostra todos os concursos que ela irá liberar em uma determidada época, em um cronograma, além também das descrições dos cargos, e os salários.

Qual a importância de conferir o cronograma do edital de abertura, afinal?

Toda! Os concursos não abrem com uma periodicidade muito grande, então, se você almeja um cargo, você precisa saber exatamente quando os concursos abrem, quando você deve estar no local da prova, e até quando vão as inscrições.

Se você se confundir em qualquer um destes horários do cronograma, você pode perder o concurso, o que imediatamente te reprova. Além disso, você também perde o dinheiro, caso já tenha feito a inscrição!
Mas além disso, há outras razões pelas quais ler o edital de abertura é interessante para você.

Se você acabou de adentrar no mundo dos concursos públicos, é possível que nem saiba muito bem quais concursos mais se encaixam com você. Em um edital de abertura, você pode ver o amplo leque de profissões que podem te encantar, e pode ver também nas descrições do próprio edital se o cargo realmente combina com você, além de poder consultar também o salário.

Você pode encontrar o edital de abertura e o cronograma do edital de abertura nos sites oficiais das empresas que liberam os concursos, ou em outros sites que os divulgam.

Neste edital, você pode também confirmar em que regime você será contratado. Afinal, na iniciativa pública, você pode trabalhar de acordo com a norma pública normal, que é a que garante estabilidade empregatícia e é a mais procurada, mas há também vagas que contratam no regime CLT.

Enquanto ambas dessas são vantagens, muitas vezes o regime CLT pode não ser o que você busca, e é na leitura do edital de abertura que você verá que não é essa a vaga que você procura.

No cronograma do edital de abertura também é possível identificar quantas vagas estão disponíveis no total, e se o concurso que você está prestando será para início imediato, ou se você ficará como um funcionário reserva caso aquele contratado se desligue da empresa por quaisquer motivos. Muitas vezes esta relação estará disposta em uma tabela listando os cargos disponíveis ao decorrer do edital, quantas vagas e se haverá reservas, tudo lado-a-lado, na primeira página.

Também é possível ver se há vagas com cotas para portadores de deficiência. E, se você é interessado nos trâmites legais do concurso, é possível ver qual a instituição que organiza e controla o concurso e como entrar em contato com ela.

É importante também saber que grande parte dos concursos está fazendo uso de inscrições somente online, então é por meio do cronograma do edital de abertura também que você sabe em que site deve entrar e a partir de que horas pode realizar o seu cadastro para o concurso.

Caso você não tenha como se valer da internet de jeito nenhum, no edital de abertura também haverá instruções para garantir que você consiga fazer sua inscrição offline.

Também é possível, nesse edital, conferir o valor das inscrições para as vagas desejadas.

Entendeu a importância do cronograma do edital de abertura?

Com este documento, você garante que terá todas as informações das quais precisará para garantir sua preparação para o concurso.

É muito importante lê-lo completamente com atenção antes mesmo de se inscrever. Afinal de contas, caso você se inscreva em um concurso público, isso equivale a assinar um contrato garantindo que você preenche todos os requerimentos listados no edital referente ao concurso de sua escolha, e nunca é bom assinar nada sem ler, não é mesmo?

Então, se você decidiu prestar um concurso público, é de suma importância que você primeiro cheque o edital de abertura, confira a data de execução, a data de inscrição, quais documentos levar e quais os requerimentos.

Agora que você tem todas as informações que precisa, verifique no edital do concurso o que precisa estudar, monte seu cronograma e comece agora mesmo a estudar para seu concurso! Boa sorte e boa prova, concurseiro, seja você de primeira viagem ou não, garanta estar sempre preparado!

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.