Qual a faixa salarial de um nutricionista concursado?

Tempo de leitura: 6 minutos

Entenda sobre as vagas para nutricionista e a faixa salarial de um nutricionista concursado 

A preocupação e cuidado que ao tempo foi se tornando mais procurado, fez do cargo de nutricionista muito requisitado no mercado e um profissional muito procurado pelos pacientes. Dessa forma, a faixa salarial de um nutricionista concursado é bem justo as atribuições do profissional. 

Pessoas que são formados como nutricionistas possuem conhecimentos em áreas como biologia, sociologia, fisiologia, bioquímica, psicologia e até mesmo em economia. Dessa forma, sua atuação no mercado pode ser muito ampla e o grande potencial para os concursos é o trabalho de nutricionistas em hospitais e escolas. 

Por ser um profissional com amplo conhecimento que também a faixa salarial de um nutricionista concursado pode chegar até um valor considerado alto. 

Os concursos públicos  

O concurso público vem como aliado para a população que passa por uma grande crise econômica, e dá a possibilidade de conquistar uma vaga na sua área, se você se preparar bastante para o concurso. 

A procura pelos concursos, dessa forma, houve um grande crescimento,  uma vez que oferecem a quem está em busca de uma colocação no mercado de trabalho e que está disposto a passar pelos processos seletivos de um concurso público. 

As vagas de concurso público possuem a vantagem de garantir uma estabilidade a vida profissional, já que as vagas oferecem bastantes benefícios e com poucas chances de demissão. 

Contudo, os concursos públicos são conhecidos pelo seu alto nível de exigência do preparo dos seus candidatos. As avaliações podem ser feitas através de provas objetivas, psicológicas e físicas, variando de acordo com o cargo e tem como objetivo medir o potencial dos candidatos para a vaga disponível. 

Um dos pontos iniciais e principais para você que quer participar de concursos públicos é ler atentamente o edital que será disponibilizado para os participantes, já que nele é onde se encontram todas as informações referentes ao cargo, ao que será exigido e ao cronograma do concurso público em questão.  

No edital estarão as informações necessárias sobre a vaga de nutricionista, junto a como se fazer a inscrição, a descrição detalhada do cargo e da função a ser executada, a carga horária e a faixa salarial de um nutricionista concursado. 

É imprescindível ficar atento aos prazos definidos para o concurso de interesse para não perder nenhuma etapa e estar atualizado nos próximos passos do concurso, para se preparar para a prova. 

Todas as matérias que serão exigidas também estarão detalhadamente no edital e é muito importante que você se atente a essa parte para que você comece a se preparar o quanto antes para a prova e se distanciar dos concorrentes. 

O  cargo de nutricionista 

O profissional de nutrição fica responsável pela orientação dos pacientes sobre os alimentos e as calorias que as envolvem e também com a elaboração de programas de alimentação. 

Se a atuação for na área clínica, a responsabilidade do profissional de nutrição será de prescrição de dietas que sejam saudáveis para as pessoas que possuem distúrbios alimentares, pacientes que possuem alguma doença como diabetes, ou hipertensão, em que a alimentação saudável conseguem estabilizar o quadro, aliando a tratamentos clínicos, até as reeducações alimentares. 

Se a atuação for na gastronomia, a responsabilidade será de criações de cardápios e no controle de qualificações dos produtos. 

Já nas indústrias, atua em consultorias e, também existe o campo de nutrição esportivo em que se alia uma melhor alimentação para a preparação dos atletas e tudo que eles necessitam para ter uma vida atlética saudável. 

Em que área os nutricionistas concursados atuam 

Em grande parte dos editais de concursos públicos para os cargos de nutricionistas é para atuar na área de planejamento,  direção, organização e supervisão e controle dos serviços relacionados a alimentos, controle higiênico-sanitário dos alimentos, e também avaliação de estudos dietéticos. 

Pode atuar também em avaliações nutricional dos funcionários, realizando atendimento e exames, e prescrevendo tratamentos quando for necessário. 

Requisitos exigidos no concurso público para nutricionista 

Para poder concorrer as vagas de nutricionista em concursos públicos é necessário ter o certificado de conclusão ou diploma de curso de graduação de nível superior em nutrição e que sejam reconhecidos pelo ministério da educação. 

Faixa salarial de um nutricionista concursado 

A faixa salarial de um nutricionista concursado é de salários de  R$ 2.800,00 reais, e podem chegar a valores de aproximadamente R$ 12.000,00, variando das instituições organizadas e suas vagas disponíveis. 

A faixa salarial de um nutricionista concursado varia, também, de acordo com o cargo e o nível de exigência que a função no estabelecimento pedirá do funcionário. 

Principais conteúdos 

Os principais conteúdos que serão exigidos na prova objetiva para o cargo de nutricionista são: português, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. O nível da prova é alinhado ao nível de exigência da escolaridade para o cargo, considerando o conteúdo programático definido pelo conteúdo descrito no nível do bacharel. 

O edital que estará disponível para os candidatos, descreverão mais amplamente os temas cobrados pela prova objetivo, que variam entre nutrição nos ciclos da vida, nutrição clínica, administração de serviços de alimentação, técnica dietéticas e nutrição em saúde pública. 

Foco na preparação para o concurso público 

Os concursos públicos tem uma notável concorrência para os preenchimentos das vagas que disponibilizam e para que você consiga ir bem nas provas, você tem que estar focado na preparação. 

Ter conhecimento claro sobre todas as etapas do concurso e estudar todo o conteúdo programático será essencial para que você se saia bem no concurso. 

Por isso, invista suas horas aos estudos, para que você tenha um conhecimento amplo sobre os assuntos que serão abordados e que podem cair na prova. E se prepare psicologicamente também, já que a prova exigirá bastante da sua calma e tranquilidade para conseguir ler toda a prova e ficar atento às questões, e faça a prova com confiança e segurança. 

Assim, com muito objetivo e foco, você ficará ainda mais perto da vaga que você tanto deseja, da faixa salarial de um nutricionista concursado junto aos benefícios da vaga, obtendo estabilidade no seu emprego e aos benefícios que foram oferecidos pela instituição que você se candidatou.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.