Qual é a faixa salarial de bancários concursados?

Tempo de leitura: 6 minutos

Em tempos de crise econômica como a que estamos vivendo atualmente, as pessoas procuram por um meio de conseguir estabilidade financeira em suas vidas e geralmente a primeira coisa que vem a mente quando pensamos nisso é: concurso público.

Os concursos públicos são uma ótima opção para quem busca estabilidade financeira, pois existem vagas em concursos que atendem pessoas com todos os níveis de escolaridade, desde vagas que exigem que o candidato possua apenas o ensino médio completo, como vagas que exigem curso técnico e até mesmo vagas que exigem uma formação universitária.

Muitas pessoas optam por concorrer a vagas públicas e iniciar uma carreira pública, pois consideram que esse ramo apresenta muitas vantagens e comodidade, como o salário, que muitos consideram atrativo, mesmo para os cargos que exigem níveis de escolaridade menores, e o fato de o salário se manter sempre atualizado, pois, mesmo após o funcionário concursado se aposentar, ele continua recebendo o salário com o valor atualizado.

Ou seja, o funcionário aposentado recebe o mesmo valor que um funcionário que está na ativa exercendo a mesma função que ele um dia exerceu e o seu salário sofre aumentos de valores maiores do que o salário mínimo.

O funcionário público também possui vantagens em relação aos outros trabalhadores quando buscam por crédito, pois os bancos oferecem uma linha de crédito maior para as pessoas concursadas, os financiamentos também são disponibilizados mais rapidamente para esse tipo de trabalhador.

Além da estabilidade como já citamos, um funcionário de uma empresa comum corre o risco de ser desligado da empresa a qualquer momento, já um funcionário concursado só pode ser mandado embora caso cometa infrações graves, ele só pode ser desligado por motivos que provoquem uma justa causa, isso permite que a pessoa aprovada em um concurso público se sinta mais tranquila e confiante.

Decidir fazer um concurso público é apenas o primeiro passo para iniciar sua carreira como servidor público, pois, tão importante quanto optar por um concurso público é escolher qual a área em que gostaria de trabalhar, é primordial escolher uma área que você já goste e se tiver intimidade com ela melhor ainda, algumas pessoas conseguem passar em um concurso público para atuar em uma área na qual já haviam trabalhado anteriormente, o que vem a facilitar a adaptação ao novo emprego.

Existem vários ramos na área pública que você pode seguir, você pode escolher atuar desde em escolas, na secretária, dando aulas ou até mesmo na área de serviços, como os profissionais da limpeza, os responsáveis pela alimentação; pode atuar nas prefeituras, como secretária, copeiros, equipe da limpeza; nos bancos, existem oportunidades para atuar tanto na gerência quanto para ficar nos caixas, na limpeza e no auxílio as pessoas nos caixas eletrônicos e outros setores; ou você pode também optar por atuar para os prestadores de serviço de onde você mora, podemos encontrar oportunidades em concursos públicos nas companhias de energia elétrica e de saneamento por exemplo.

No momento nós iremos focar nas oportunidades dos concursos para atuar em bancos.

Vamos começar falando dos salários, qual a faixa salarial de bancários concursados?

Em um banco existem diversas áreas de atuação, algumas para pessoas que possuem apenas o ensino médio completo e outras para profissionais especializados, com formação técnica e até mesmo com graduação completa. Essas vagas oferecem uma faixa salarial de bancários concursados com um valor superior ao salário mínimo do país, um fator que leva muitas pessoas a se interessarem por seguirem na carreira pública.

Além da faixa salarial de bancários concursados ter um valor acima do salário mínimo nacional, um funcionário público possui ainda benefícios, como vale alimentação/refeição, auxílio creche, muitos bancos oferecem planos de saúde e odontológico, e alguns ainda oferecem planos de previdência privada para os seus funcionários, fatores que podem agir como motivadores para as pessoas se interessarem por essas vagas.

A faixa salarial de bancários concursados não é o único atrativo para as pessoas se interessarem por esses concursos, outro motivo que geralmente atrai o interesse das pessoas é o horário de trabalho reduzido, alguns cargos possuem carga horária de apenas 6 horas diárias.

Além da carga horária muitas pessoas consideram que trabalhar em bancos possui apenas vantagens, pois não trabalham aos fins de semana nem aos feriados, em alguns casos até mesmo emendam os dias próximos aos feriados, como no caso do carnaval.

Mas atuar em um banco também possui alguns pontos um pouco mais complicados, como no caso dos cargos que os funcionários lidam diretamente com dinheiro, por exemplo, é necessário que a pessoa que está atuando nesse cargo dedique o máximo de atenção para não errar, pois apesar da utilização de computadores e calculadoras, máquinas às vezes falham e é necessário o olhar e o cuidado humano para identificar quando isso acontece.

Além do fato de que um erro pode causar uma indisposição ou até mesmo problemas com o cliente e/prejuízos para o banco para o qual a pessoa  trabalha.

Isso sem mencionar o fato de que muito erros seguidos podem abalar a confiança das pessoas naquele estabelecimento, no caso dos gerentes eles lidam com informações pessoais de um grande número de pessoas todos os dias, o dia todo, um erro ou uma falha podem provocar inúmeros transtornos para o cliente, fora o fato de que o gerente lida com as mais inúmeras situações, com o mais variado tipo de pessoas, tendo que enfrentar situações diferentes com calma e naturalidade, visando deixar o cliente sempre tranquilo e confortável, e até mesmo as pessoas que ficam nas proximidades dos caixas eletrônicos para auxiliar aqueles que enfrentam dificuldades para manusear aquele tipo de aparelhos ou tenham alguma dúvida, devem ter cuidado e paciência.

Afinal de contas, as pessoas são diferentes e devem ser tratadas com carinho e respeito, mesmo que as vezes algumas pessoas sejam difíceis, é necessário que esse funcionário tenha jogo de cintura e principalmente paciência para lidar com a situação da melhor maneira possível, sem causar maiores problemas tanto para o cliente quanto para o banco para o qual trabalha.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.