Qual a diferença entre os cargos de inspetor de alunos e auxiliar de desenvolvimento infantil?

Tempo de leitura: 6 minutos

O sistema de educação realmente está crescendo cada vez mais durante os anos. E com isso novos cargos estão surgindo para os profissionais que desejam seguir essa área, mas alguns deles acabam gerando cerca confusão já que tem uma ideia parecida. Qual a diferença entre os cargos de inspetor de alunos e auxiliar de desenvolvimento infantil?

Para conseguir responder essa questão é necessário entender um pouco mais sobre esses dois cargos, o de inspetor de alunos, por exemplo, é o profissional que tem a função de auxiliar os alunos nas atividades de rotina da escola, mantendo sempre a organização e a segurança no ambiente educacional.

O profissional pode atuar em diversas instituições de ensino públicas e privadas e será exigido no seu dia a dia de trabalho que o mesmo inspecione os alunos em todas as dependências do estabelecimento de ensino, garantindo a disciplina e segurança dos mesmos, zelando pelas dependências e instalações do estabelecimento e pelo material utilizado.

Quem aceitar o cargo também terá que garantir o auxílio nos serviços de portaria, ajudando todos que estão passando pelo local, controle de presença dos alunos que estudam na instituição, guarda e proteção dos alunos, se necessário prestando primeiros socorros, em caso de algum acidente.

O profissional acaba sendo de grande importância nas instituições, já que o mesmo transita por toda a escola, muitas vezes, eles conseguem conhecer os alunos pelo nome e é uma das primeiras pessoas a ser procurada assim que ocorre um problema que precisa ser solucionado rapidamente.

Já quando falamos do cargo de auxiliar de desenvolvimento infantil algumas especificações acabam sendo distintas, mesmo que ambos tenham como principal função cuidar do dia a dia dos estudantes, o profissional busca ajudar em todo o crescimento das crianças que estão estudando em seu lugar de trabalho.

Isso é, acaba formando a integridade física e pelo bem-estar de todos os estudantes durante o período escolar passado. Em sua rotina, ele acaba ajudando em todas as funções do desenvolvimento, estimulando muito a criatividade, organização e os princípios básicos da convivência e integração social entre os estudantes.

Ele também pode ser requisitado para dar um maior apoio para professores e profissionais do lugar, não apenas em suas rotinas de trabalho, como também com problemas futuros que possam surgir para os mesmos, dando toda a ajuda necessária se algum desses casos eventualmente aconteça dentro da intuição em que eles estão trabalhando.

Diferença entre os cargos de inspetor de alunos e auxiliar de desenvolvimento infantil

Mas mesmo com algumas boas diferenças, ambos precisam seguir um caminho bem parecido se decidirem, por exemplo, prestar um concurso público para conseguir um emprego. Ambos precisam ter o ensino médio completo para realizar a inscrição.

Os candidatos para os dois setores ainda vão ter que prestar uma prova objetiva para mostrar o conhecimento em tópicos como, língua portuguesa, matemática, atualidades e conhecimentos específicos. E terão que ter uma boa qualificação nesses tópicos para conquistar a vaga.

No caso do inspetor de alunos o mesmo ganhará um salário de 1.119,27 reais e terá que trabalhar 40 horas por semana. Entre suas tarefas ele terá que fazer a supervisão dos alunos da unidade escolar, mas não apenas essa será sua função no cargo.

Terá também que executar tarefas médicas rotineiras, lidando com as pessoas como função do trabalho, requerendo por isso habilidade, exigindo iniciativa e discernimento para tomadas de decisões e recebe supervisão constante do superior imediato, observar os alunos em todas as dependências.

Tudo buscando o bem-estar, orientando para que os estudantes consigam cumprir as normas de conduta da instituição em que estão estudando, além de organizar os grupos de jogos e brincadeiras, se assim ocorrer alguma.

Já o auxiliar de desenvolvimento infantil tem como salário para os concursos públicos um total de 1.212,97 reais e terá que trabalhar 30 horas semanais em seu cargo. Suas funções dentro das instituições são: executar tarefas relacionadas aos cuidados e desenvolvimento das crianças em creches e unidades escolares.

Além de executar algumas tarefas médias e rotineiras, que requerem habilidades no trato pessoal e também com equipamentos, que exigem a iniciativa e certo discernimento para tomadas de decisões, recebendo supervisão sempre do superior, monitorar e supervisionar os ambientes de educação, abrigo e proteção à criança.

Também será necessário executar tarefas auxiliares e de apoio às crianças, desempenhar atribuições de apoio à criança no que se refere à higiene, alimentação, vestuário, recreação, tratamento adequado na busca pelo bem-estar, não apenas físico como também psíquico de cada um dos estudantes.

O auxiliar de desenvolvimento infantil ainda pode ter a função de desempenhar atribuições de executar toda e qualquer atividade, que envolve o processo de educação de cada um dos estudantes, sejam ele crianças ou adolescentes, da instituição.

Todas essas questões mostram que diferença entre os cargos de inspetor de alunos e auxiliar de desenvolvimento infantil acabam sendo muito mais na questão de adentrar um pouco mais no auxilio para que os alunos consigam se desenvolver todos os estudantes de uma instituição.

Isso porque o inspetor acaba entrando um pouco mais nas tarefas mais rápidas e simples que são necessárias em uma escola, por exemplo, em questões da rotina, dos intervalos em necessidades mais rápidas de colocar a ordem dentro de determinada escola. A função vem com a ideia de exercer um papel de disciplinador de cada estudante.

O auxiliar de desenvolvimento infantil, muito mais do que apenas colocar as regras na cabeça de cada criança e adolescente, ele tenta entender um pouco mais do que se passa na cabeça de cada um e como isso pode alterar sua rotina e pensamentos.

As duas carreiras são extremamente importantes para o andamento de uma instituição, já que colocam valores necessários, que são a disciplina, a ideia e a necessidade de seguir as regras e manter sempre a ordem e a responsabilidade pelo desenvolvimento dos estudantes durante um dos períodos mais importantes para eles, que é o de aprendizado.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.