Qual a diferença entre concursos com inscrições abertas e com edital publicado?

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando há a decisão de realizar um concurso público é preciso conhecer algumas informações básicas sobre esse universo, entre elas sobre as inscrições abertas e edital publicado.

Os concursos públicos têm sido um dos caminhos que muitas pessoas estão encontrando e seguindo para conseguir uma estabilidade tanto profissional quanto pessoal. Entender o que é efetivamente um concurso público e como ele é feito, é uma forma para ficar ainda mais por dentro do universo dos concursos.

E vale lembrar que, para entrar neste universo dos concursos, é preciso ter muita dedicação, foco, paciência e vontade de ter sucesso não só para passar, mas também para seguir o caminho escolhido.

O que é concurso público

Antes de entender sobre as inscrições abertas e edital publicado, é importante entender o que é exatamente um concurso público.

O concurso público é nada mais do que um processo por onde o poder público avalia e seleciona os candidatos que apresentam competência suficiente para exercer um cargo efetivo dentro de uma instituição governamental.

Essa é uma saída para que pessoas de dentro como, políticos e agentes públicos decidam indicar pessoas de próximas como amigos ou familiares, para ocupar esses tipos de funções.

Essa avaliação e seleção ocorre com base em provas objetivas e, dependendo do concurso e vaga, há também as provas especificas, provas físicas ou solicitações específicas que tenham relação com a graduação do candidato. Lembrando que esses fatores dependem do cargo e do concurso que o candidato decidiu se inscrever.

Como é feito o concurso público

Entender como são feitos os concursos públicos é uma forma de também entender sobre as inscrições abertas e edital publicado.

O primeiro passo para a realização de um concurso público é o momento em que uma determina instituições ou um determinado órgão, detectam que há a necessidade de encontrar novos servidores em determinadas áreas.

Após ser feita uma análise, é o momento de fazer um pedido solicitando a autorização da autoridade ou do órgão responsável para que possa ser feito o concurso público.

Depois de autorizada a realização do concurso, chegou o momento em que é lançado o edital. Este é o documento em que se encontram todas as informações detalhadas sobre o concurso e as vagas oferecidas. Desde a documentação, as datas de inscrição e das provas, os cargos e as provas que são realizadas e até como é feita a avaliação e seus critérios. Em caso de alguma alteração no edital, ele é divulgado assim que são feitas as mudanças necessárias, este é o edital de retificação.

Após divulgados, o próximo passo são as inscrições. Este é um dos momentos em que a leitura do edital é muito importante. Afinal, é no edital que consta todas as informações necessárias para o momento de realizar a inscrição e, também consta as restrições e exigências que a inscrição apresenta. Lembrando que podem ser feitas inscrições abertas e edital publicado.

Depois de inscritos, é realizada a convocação desses candidatos para a realização da primeira prova, a objetiva. Em seguida é lançado o gabarito, que irá revelar quem passou ou não para a próxima fase do concurso público.

Após feita a convocação, os candidatos que passaram para a segunda fase, realiza as provas que a vaga e o concurso exigem. Dentre elas há a prova especifica, física e a entrevista, que dependem do cargo desejado. Neste momento o edital também é essencial para esclarecer as dúvidas em relação as provas que serão realizadas em todas as fases.

O último passo – e o mais importante – é a divulgação dos resultados finais, que irão determinar se haverá ou não a nomeação do candidato para a vaga que se inscreveu.

Inscrições abertas e edital publicado

Para entender sobre os concursos com inscrições abertas e edital publicado, é preciso também entender o que é o edital.

Conhecido como a “lei do concurso”, o edital é o documento publicado no Diário Oficial da União do estado ou do município que está realizando o concurso público.

É por meio do edital que são estabelecidos as regras e os prazos que o candidato deve seguir, ele apresenta o número de vagas que o concurso oferece, o que a prova irá exigir do candidato e os detalhes relevantes para poder assumir o cargo para o qual o candidato se inscreveu.

Portanto, a leitura do edital é essencial e muito importante para não cometer erros na hora da inscrição, durante as provas e na hora que forem divulgados os resultados.

Ou seja, lendo o edital, o candidato estará ciente de todos os pontos importantes de antes, durante e depois do concurso público e, assim, estará preparado e informado para fazer a inscrição após o edital publicado. Esse é um dos fatores para entender a diferença entre os concursos com inscrições abertas e edital publicado.

Ou seja, a diferença entre os concursos de inscrições abertas e edital publicado, é que nos concursos de inscrições abertas não há a presença de um edital, diferente dos concursos públicos onde são divulgados antes das provas o edital com todas as informações sobre o próprio concurso e as vagas que são oferecidas

Concurso público e processo seletivo

Além de entender sobre os concursos com inscrições abertas e edital publicado, é bacana entender a diferença entre o próprio concurso público e o processo seletivo.

Diferente dos concursos públicos que é o processo para analisar candidatos para cargos efetivos no órgão público, o processo seletivo é voltado para a contratação temporária. O processo seletivo é para situações que apresentam urgência, ou seja, é por meio deste tipo de processo que o órgão procura encontrar de forma mais rápida o melhor candidato. Já os concursos públicos são voltados para aqueles que procuram uma estabilidade, afinal é por meio dos concursos que são analisados e convocados os melhores para exercer o cargo ao qual se candidatou.

A forma de seleção do concurso público é feita por uma séria de provas, já o processo seletivo é feito de uma forma mais rápida e objetiva, há casos em que é feita apenas por meio da análise do currículo.

Esses são alguns fatores básicos para entender o que é um concurso público, como ele é feito, qual a diferença inscrições abertas e edital publicado, e qual a diferença entre o concurso público e o processo seletivo.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.