Qual a melhor época do ano para prestar concursos públicos?

Tempo de leitura: 5 minutos

Os concursos públicos sempre foram alvo dos gostos de grande parte da população. Afinal de contas, as perspectivas que oferece para o trabalho, em comparação com aquelas oferecidas pelo setor privado, são muito atraentes para grande parte dos trabalhadores, tendo o histórico de serem muito concorridos exatamente por isso.

O que acontece é que, agora, em um momento de crise, os concursos têm sido ainda mais procurados e ficam cada vez mais concorridos. Afinal de contas, os empregos dentro do funcionalismo público oferecem algo que o setor privado não oferece e que tem atraído cada vez mais pessoas para o setor: estabilidade empregatícia.

Isso porque, em uma época onde nunca se sabe se vai ou não perder o emprego amanhã, a verdade é que as pessoas vêm buscando por alternativas que garantam que vai haver um salário para pagar as contas todos os meses independente do cenário financeiro que o país possa estar enfrentando. Algo que o setor público garante e a iniciativa privada não.

Além disso, os concursos também são uma forma que os trabalhadores encontraram de fugir de fazer parte do índice de desemprego, que só cresce a cada mês, já que está cada vez mais difícil conseguir um emprego na iniciativa privada por conta da crise que exigiu de muitas empresas uma série de corte de gastos, que foi refletida em cortes de funcionários.

Junto a tudo isso há também uma série de outros benefícios que tornam a iniciativa pública, além da estabilidade empregatícia, que realmente é bastante atraente, principalmente no período que estamos vivemos no momento.

Entre as vantagens encontradas no setor público em detrimento do setor privado estão salários maiores do que os oferecidos no setor privado para a mesma ocupação, oportunidades justas para todos – já que a entrada em uma vaga no setor público depende unicamente do seu esforço e não de indicações ou contatos -, os bons benefícios que variam de empresa e são somados ao salário e também por conta da jornada de trabalho. Isso porque, ao contrário do que acontece no setor privado, no setor público as jornadas de trabalho são respeitadas e horas extras são praticamente inexistentes.

Tudo isso acaba fazendo com o que trabalhador do setor tenha uma qualidade de vida maior do que os trabalhadores da iniciativa privada, que é conhecida por jornadas de trabalho exaustivas que tomam conta da vida do empregado, não deixando margem de tempo para a realização de atividades que realmente gerem prazer e qualidade de vida.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de dicas que vão mostrar para você a melhor época para prestar concursos públicos, tudo para que você consiga se preparar de forma completa e adequada para conseguir aquela vaga no setor público que você sempre desejou no período mais propício possível.

Afinal de contas, quando falamos de concursos públicos altamente concorridos, qualquer ajuda é bem-vinda e todo pequeno detalhe é capaz de fazer a diferença no resultado final.

Existe uma melhor época para procurar concursos?

Ao contrário do que muita gente pode pensar, a verdade é que existe sim uma época que pode ser um pouco melhor para pessoas que estão procurando prestar um concurso público, principalmente se a busca é por vagas de salários mais altos. Isso porque todos os anos existe uma época que é conhecida como “temporada de concursos”, porque várias vagas para diversas ocupações abrem ao mesmo tempo e é importante ficar de olho para não perder nenhuma de interesse.

Infelizmente, não há nenhuma época do ano na qual a concorrência seja mais baixa, já que quando falamos de concursos públicos a concorrência é alta durante o ano todo, principalmente para vagas com altos salários, mas saber a época que vai abrir grande parte das vagas de seu interesse já é uma ótima ajuda, já que vai permitir que você se prepare com antecedência e aumente ainda mais as suas chances de conseguir uma oportunidade que você deseja no setor público.

Tendo tudo isso em mente, vale a pena deixar anotado na agenda que a temporada de concursos geralmente acontece no primeiro trimestre do ano, já começando no mês de janeiro. Em comparação ao restante do ano, essa costuma ser a época com maior abertura de concursos, já que todos abrem praticamente ao mesmo tempo.

Isso é válido para todos os estados do Brasil, já que opções costumam ser disponíveis em todo o país. Por isso mesmo vale ficar de olho para não perder a chance de se inscrever naquela oportunidade de trabalho na qual você ficou de olho durante todo o ano passado. Costuma ser nessa época também que os concursos para vagas com os maiores salários são abertas, de forma a iniciar o ano da melhor forma possível.

Por isso mesmo, vale a pena já marcar na agenda que o primeiro trimestre do ano é a melhor época para você se candidatar àquele concurso que você tanto deseja. Por isso mesmo já pode deixar anotado na agenda o primeiro trimestre já desse ano ou do ano que vem para começar a se preparar e estar em sua melhor forma para conseguir aquela vaga que você tanto deseja e começar a sua carreira dentro da iniciativa pública do país.

Aqui vale ressaltar que as vagas que são abertas durante a temporada de concurso variam todos os anos. Afinal de contas, a verdade é que a realização de nenhum concurso é garantida até que seja confirmada, principalmente agora, em um período de instabilidade que o governo vem enfrentando nos últimos tempos.

Por isso mesmo é importante que você fique de olho e acompanhe as novas aberturas de concursos, porque o primeiro trimestre promete diversas ótima oportunidades. E se você der sorte vai conseguir encontrar aquela que estava esperando para poder prestar a prova e tentar a chance em uma vaga disputada.

A temporada de concursos de 2017 está prestes a começar, por isso mesmo fique de olho nos portais de notícias e não deixe passar nenhuma oportunidade de seu interesse.

Qual a melhor época do ano para prestar concursos públicos?
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.