Quais são as atribuições de um endocrinologista?

Tempo de leitura: 6 minutos

O setor da saúde está abrindo possibilidades de mercado para os profissionais que o escolhem com área de atuação. Na atualidade são diversas carreiras que um estudante de medicina pode pensar em seguir e se dedicar, depois de concluir todo o seu curso na universidade. E quando o assunto é a endocrinologia, qual será que são as atribuições de um endocrinologista?

A endocrinologia é um estudo que vai entender todo o processo de glândulas que existem dentro do corpo humano e solucionar todos os problemas que possam surgir nelas. Onde o profissional vai cuidar de assuntos como: obesidade, hipertensão, diabetes, tiroide e muitos outros.

Para que o médico consiga fazer as atribuições de um endocrinologista é necessário, principalmente, que o mesmo tenha um curso completo de graduação de medicina, com comprovação de residência ou Título de Especialista em Endocrinologia.

Uma ótima oportunidade para o profissional também é seguir para a área de concursos públicos. Para essa função é necessário realizar o registro profissional do órgão competente para que o médico consiga ter as qualificadas atribuições de um endocrinologista.

Os concursos acabam sendo uma grande possibilidade para fazer com que o médico consiga crescer profissionalmente e ainda conseguir uma boa remuneração por estar realizando todo o trabalho nos órgãos públicos, contando sempre com toda a competência e muita dedicação para o todos os pacientes.

Competências e atribuições de um endocrinologista:

Além disso, o médico que passar no concurso terá um salário de 5.599,98 reais, com 12 horas de trabalho semanal e desembolsará cerca de 50 reais para realizar a inscrição para a prova que testará seus conhecimentos e qualificações. O mesmo ainda deverá seguir um código de conduta proposto pelas instituições públicas pela qual irá trabalhar.

A contratação dos profissionais para realizar as atrições de um endocrinologista acontece de acordo com a necessidade pessoal e a disponibilidade orçamentária da prefeitura. O candidato então tem que seguir algumas especificações feitas pelo concurso para conseguir mostrar que é o candidato ideal para conquistar a vaga do emprego.

Como, por exemplo, acolher o usuário de forma humanizada, ouvindo seus problemas e solicitações, sempre procurando as melhores respostas, realizar o atendimento ambulatorial, realizar ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde, executar ações básicas de vigilância epidemiológica e sanitária em sua área de abrangência e muito mais.

Também será visto a maneira de se comportar perante os pacientes como no momento de examinar, utilizando os instrumentos adequados, avaliar as condições de saúde e estabelecer diagnósticos nos âmbitos somáticos, psicológicos e sociais, requisitar exames necessários, analisando e interpretando seus resultados.

Cada profissional tem que respeitar a conduta da profissão de médico e fazer de tudo para conseguir ajudar seus pacientes, encontrando o melhor caminho para tratar todos os problemas, se comprometendo sempre em ajudar da melhor maneira possível quem está precisando de seus auxílios e atendimentos.

Outras atribuições de um endocrinologista são: prestar pronto atendimento aos pacientes ambulatoriais, mesmo nos casos de urgência e emergência, decidindo as condutas, inclusive pela internação quando necessária, orientar os pacientes, prescrevendo medicamentos, dietas e demais terapêuticas apropriadas a cada paciente internado, sempre que necessário.

Umas das necessidades do profissional que quem entrar no mercado de concursos é participar de projetos de treinamento e programas educativos, tanto para profissionais de saúde, como para pacientes, propor normas e rotinas relativas à sua área de competência, buscando sempre o melhor.

Também será cobrada a classificação e codificação de doenças, operações, causas de mortes e demais situações de saúde, de acordo com o sistema adotado e fazer parte de comissões provisórias ou permanente instalados no setor.

As atribuições de um endocrinologista são ter conhecimentos de áreas como: a ação hormonal, fisiologia da regulação do eixo hipotálamo-hipófise, neuroendocrinologia: crescimento normal e aberrante, acromegalia, tiroide, regulação hormonal do metabolismo da água e eletrólitos.

As atribuições de um endocrinologista ainda chegam a tratar de temas como a fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e suas complicações, síndrome de excesso de mineralocorticoides, tumores do córtex adrenal, distúrbios de puberdade, síndrome anovulatórias.

Alguns cuidados com os idosos também podem ser feitos através da endocrinologia, como, por exemplo, na endocrinologia do envelhecimento, que é combinada com as principais alterações hormonais da terceira idade. O que faz com que eles consigam cuidar melhor da saúde, através de tudo que a endocrinologia trás para os pacientes.

São diversas soluções que essa ciência pode fazer para seus pacientes, como a realização de uma dieta balanceada, recomendação de exercícios físicos, agentes hipoglicêmicos e insulina, entre outros. Tudo pode ser realidade por essa área da medicina que realmente faz a diferença no cuido com o corpo e todas as glândulas que nele contém.

Cuidados com as mulheres

O endocrinologista também precisa ter conhecimentos sobre o corpo feminino, já que muitos problemas envolvem justamente o corpo da mulher, que acaba tendo uma sensibilidade muito maior para determinadas glândulas, o que faz com que necessitem uma maior atenção do profissional endocrinologista.

Um exemplo de algumas delas são problemas como: o hirsustismo, ou seja, aumento de pelos na mulher em áreas que normalmente só existem em homens, como a face, distúrbios da menstruação, acontece nas mulheres.

No caso do concurso, o médico precisa ter conhecimentos específicos em ginecologia anatômica dos órgãos genitais femininos, para conseguir se aprofundar e resolver da melhor maneira possível se alguma paciente apresentar os sintomas de algumas dessas doenças ou qualquer outra que esteja nas mãos de um endocrinologista.

O campo de atuação da endocrinologia abrange também questões como: a dificuldade de engravidar, amenorreias, ou seja, atraso ou ausência de menstruação, problemas na tireoide, cistos nos ovários, doenças de hipófise, em que surgem tumores que podem levar à presença de leite nas mamas fora do período de amamentação.

Em muitos casos, as atribuições de um endocrinologista também têm a função de realizar uma reposição hormonal da menopausa, que serve para tratar os sintomas e diminuir a produção hormonal. Também é necessário que o profissional entenda um pouco mais sobre as devidas precauções que o paciente deve tomar sobre o assunto.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.