Quais os pré requisitos para se inscrever no concurso para a aeronáutica

Tempo de leitura: 6 minutos

A cada dia que passa os concursos se mostram como uma alternativa cada vez mais atraente para pessoas que desejam uma boa oportunidade de emprego, que garanta a segurança e a estabilidade que não podem ser conseguidas dentro do setor privado. Afinal de contas, com a crise que o país tem enfrentado nos últimos tempos e que não dá sinal de ir embora tão cedo, o que tem gerado uma grande preocupação entre os trabalhadores.

Isso porque o índice de desemprego só cresce a cada dia no país e os concursos têm se mostrado como uma forma de fugir de fazer parte dessa estatística, algo que não tem sido muito alcançado dentro da iniciativa privada.

Isso porque, com a crise, para continuarem funcionando e não precisarem fechar as portas, as empresas privadas se encontram realizando uma série de cortes de gastos, que incluem cortes de pessoal, o que acaba gerando um clima de insegurança e instabilidade para os funcionários.

Junto a tudo isso, há também uma série de características do setor público que o acabam tornando mais atraente do que o setor privado e que vão além da estabilidade empregatícia, que acaba sendo a característica mais conhecida e mais procurada da iniciativa pública. Afinal de contas, com crise ou sem crise a verdade é que as contas para pagar sempre vão estar presentes, de forma que é preciso ter a garantia de um salário para manter as finanças em ordem, algo que só o setor público consegue fazer.

As características em questão são manifestadas pelos bons salários, que costumam ser maiores do que aqueles que são oferecidos para as mesmas ocupações dentro do setor privado, os bons benefícios, que são somados ao salário e que vão variar de acordo com a empresa escolhida e também a questão da jornada de trabalho, que no setor público é bem respeitada, algo que é importante para pessoas que buscam no setor uma oportunidade de ter uma melhor qualidade de vida.

Como se não bastasse, pessoas que atuam como funcionários ainda contam com condições exclusivas no mercado para conseguir empréstimos e também para a realização de financiamentos, como taxas de juros mais baixas por exemplo. Algo que pode ser bastante bem utilizado por pessoas que desejam comprar uma casa própria, por exemplo.

Porém, para muitas pessoas, o concurso não é uma escolha, mas sim a única opção. Isso porque, para a ocupação de alguns setores no país, o concurso público é a única alternativa viável para a construção de uma carreira. E é exatamente isso o que acontece com pessoas que desejam ingressar na aeronáutica, que requer a realização de um concurso público para a entrada.

E é exatamente pensando nisso que nós separamos aqui uma série de informações com os pré-requisitos que são precisos ter para a realização do concurso de ingresso na aeronáutica. Tudo para que você consiga se preparar com antecedência e não acabar perdendo a sua chance à toa.

Saiba o que é preciso para prestar um concurso para a aeronáutica

Para conseguir se inscrever em um concurso para a aeronáutica é preciso que você se atente aos requisitos que são necessários para conseguir prestar a prova e realizar a matrícula, caso você seja aprovado no concurso. Afinal de contas, esse conhecimento é importante para que você não acaba desperdiçando tempo e dinheiro com algo do qual não pode participar.

Entre as condições que são impostas para aqueles que prestam o concurso para a aeronáutica estão a necessidade de essa inscrição ser um processo voluntário, ou seja, ser algo de desejo e iniciativa da pessoa que está prestando o concurso e também ter a consciência de todas as condições que são impostas para a realização da matrícula no EAGS.

Além disso, é também preciso ser brasileiro, pagar a taxa de inscrição para a realização do concurso e também realizar a sua inscrição por meio do Formulário de Solicitação de Inscrição. Também é importante ressaltar que, caso você seja menor de 18 anos, você precisa ter uma autorização de seu responsável legal para realizar os Exames e também de suas fases subsequentes.

Entra também como pré-requisito para um concurso da aeronáutica ter concluído o Ensino Médio, de forma a poder apresentar um certificado de conclusão de curso, bem como o histórico escolar do período referido. É importante também ressaltar que só podem prestar os concursos para a aeronáutica pessoas que tenham entre 17 e 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula a ser realizada.

Outros requisitos que muitas pessoas acabam esquecendo é que é preciso estar em dia tanto com as obrigações militares – apenas para candidatos do sexo masculino – quanto com as obrigações eleitorais. Mais ainda, também é preciso que o candidato não esteja respondendo a nenhum processo criminal, seja na Justiça Militar, seja na Justiça Comum.

No caso de candidatas mulheres, é importante ressaltar que não é permitido estar grávida para poder assumir a matrícula. Isso é válido para o período desde a inspeção de saúde que é realizada no processo seletivo, até a data prevista para a matrícula dentro do estágio. Isso porque os treinamentos são muito pesados e incluem atividades que podem ser prejudiciais para a mãe e também para a criança.

Além disso, é bastante importante se atentar em levar todos os documentos necessários para a matrícula, caso você seja aprovado no processo de seleção. Uma boa dica é olhar com antecedência o edital e se programar para deixar todo o material que você precisa separado com antecedência, de forma a não deixar passar nada e acabar perdendo a sua oportunidade.

Aqui vale ressaltar que nunca são aceitos documentos que estejam ilegíveis, rasurados, com emendas ou que tenham alguma discrepância de informações. Também é importante verificar o edital se o concurso exige a apresentação de cópias, de cópias autenticadas ou do documento original. Afinal de contas, você não vai querer perder a oportunidade de um concurso na aeronáutica porque não separou os documentos corretos, não é mesmo?

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.