Quais documentos são válidos para eu apresentar no dia da prova do concurso público?

Tempo de leitura: 5 minutos

Meses de preparação se passaram e agora é hora de você realizar o exame, nada mais pode dar errado, mas existe uma coisa que muitas pessoas erram no dia da prova, e é o documento de identidade.

Você precisa dele, mas, pensando nisso, separamos algumas dicas para você se preparar melhor para o dia da prova e também uma lista de documentos aceitos, tudo para evitar esses imprevistos. Confira a seguir.

Se preparando para o dia da prova

Sabemos que o dia da prova é com certeza o dia mais tenso de todos, pois é nele que toda a preparação feita ao longo de meses vai ser posto totalmente a prova, mas mesmo sendo um dia de muita pressão, ainda assim você precisa se manter o mais relaxado e tranquilo possível, pois o nervosismo vai acabar te atrapalhando.

Para começar a se preparar bem para a prova, tire o dia antes para fazer de tudo menos estudar, saia com sua mulher, filhos, amigos, cachorro, com quem você quiser, passeie, faça algo que goste, tente não pensar na prova e muito menos colocar ainda mais pressão em você mesmo, a prova já faz isso o suficiente.

Mas não se esqueça, nunca exagere nesse dia, você precisa estar descansado para o dia da prova, portanto é importante que você vá dormir cedo, tenha pelo menos 8 horas de sono tranquilas, menos do que isso poderá influenciar diretamente no seu rendimento durante a prova.

Planejamento aqui também é essencial, assim como foi nos meses de estudo, você precisa deixar tudo que precisa separado no dia anterior para não ficar correndo atrás de nada antes da prova, além disso, você precisa ter certeza do tempo que leva de casa até o local de prova para não haver atrasos.

Nunca esqueça seus documentos

Entre tantos itens importantes, um deles muitas vezes é mais menosprezado, mas talvez seja um dos mais importantes para esse dia.

Você não pode em circunstancia alguma esquecer seu documento nesse dia, sem documento não há prova para você, é obrigatório a apresentação de um documento com foto para realização da prova em qualquer concurso público de qualquer lugar do país.

Isso acontece pois você precisa comprovar que você é você mesmo, ou seja, eles querem com isso evitar qualquer tipo de fraude de falsidade ideológica, quando uma pessoa se passa pela outra para realizar a prova no lugar dela e assim aumentar as chances dela passar no concurso.

Por isso o documento é muito importante, esquecer ele é fatal. Normalmente o documento mais indicado para se apresentar no dia da prova é o documento de identidade, conhecido também como RG, mas não é o único que pode ser aceito pelo aplicador da prova, mas os documentos precisam ter necessariamente foto.

Na lista de documentos aceitos estão o documento de identidade, documento de identidade para estrangeiro, cédulas de identidade fornecidas por órgãos de classe como OAB, CRM, entre outros, certificado de reservista, passaporte, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O que levar e o que não levar

No dia da prova existem mais alguns itens que você precisa separar no dia anterior para levar, pois eles são muito importantes para que você realize a prova sem problemas.

Além do documento de identidade, leve água, se manter hidratado durante a prova é importante para seu cérebro funcionar, não se esqueça também de levar uma caneta esferográfica preta, essa é aceita por qualquer concurso.

Alguns lugares de aplicação de prova possuem ar-condicionado, dependendo da pessoa isso pode ser um problema, então se você for do tipo friorento leve um casaco, é importante que suas roupas sejam totalmente confortáveis para não te atrapalhar de forma alguma durante a prova.

Levar lenços de papel também pode ser bons para se seu nariz escorrer ou se qualquer outro problema do gênero ocorrer você está preparado. Não se esqueça de levar também alguns lanchinhos leves, nada de fritura ou gordura, pois com fome é muito difícil realizar uma prova longa.

Existe um item que é possível levar ou não dependendo da prova que você vai realizar, esse é o caso do lápis e da borracha, alguns concursos permitem o uso deles, outros não permitem, então você precisa verificar no edital antes da prova.

Canetas coloridas nunca são aceitas em concursos então deixe-as em casa, também deixe bonés e chapéus que não são permitidos nas salas e, é claro, o celular que também é proibido.

Leve documentos adicionais

Por mais que você tenha certeza que está inscrito no concurso e recebeu todas as confirmações pela internet e tudo mais, você pode enfrentar alguns problemas. Não é incomum um aluno chegar no local de prova e não encontrar o nome dele em nenhuma das salas de realização do exame.

Assim, ele seria considerado excluído do exame, como se nunca tivesse feito a inscrição, se isso acontecer só existe uma forma de você comprovar que está inscrito que é levando o papel de confirmação da inscrição e seu cartão de candidato, normalmente você recebe eles assim que realiza a inscrição e o pagamento da taxa.

Mesmo que seu nome não conste nas listas, com esse papel você está comprovando, juntamente com o documento de identidade, que você está realmente inscrito no concurso e está totalmente apto a realizar a prova, assim apesar de ainda haver alguma confusão para solucionar o problema será muito menor do que se você estivesse sem essa documentação extra.

Também pode ser uma boa pedida você levar mais de um documento de identidade, no caso de um não ser aceito por qualquer motivo que seja. A ideia disso é sempre estar protegido contra qualquer imprevisto, já que ninguém quer perder meses de preparação por esses problemas.

Pronto, agora você já sabe tudo sobre a documentação necessária para realizar a prova do concurso, também já tem algumas dicas extras para estar preparado nesse dia tão importante. Se você gostou dessas dicas, então pode conferir mais em nosso outros artigos e boa sorte!

Quais documentos são válidos para eu apresentar no dia da prova do concurso público?
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.