Quais concursos da área jurídica mais fáceis de ser aprovado?

Tempo de leitura: 6 minutos

Quem deseja seguir carreira pública no setor jurídico tem uma boa notícia: Há muitas oportunidades, vagas e editais disponíveis para vocês. Uma dica para quem está começando e ainda não tem muita experiência, é investir nas áreas de Penal e Trabalho que aparecem na “lista” (que não existe de verdade) de concursos da área jurídica mais fácil de ser aprovado.

Dizem que essas duas áreas aparecem entre os concursos da área jurídica mais fácil de ser aprovado, porque esses dois setores não possuem tanto detalhes para serem estudados, têm mais vagas e concursos rodando, e a remuneração mesmo sendo boa não é a melhor.

Mesmo sabendo que essas são as áreas jurídicas com mais vagas, falar de facilidade é algo muito relativo, o que é simples para você pode não ser para o seu amigo e vice e versa.

E por isso, achamos válido relembrar outras profissões que podem ser seguidas pelo bacharel de direito, e podem sim fazer parte dos concursos da área jurídica mais fácil de ser aprovado (afinal tudo depende do seu julgamento):

Juiz: é o responsável pelo julgamento de processos e pela expedição de mandados de busca, apreensão ou prisão. É trabalho do Juiz Federal julgar causas que sejam de interesse da União e que envolvam previdência social e tributos federais. 

Analista Judiciário: é o responsável pelo desenvolvimento das atividades ligadas ao suporte técnico, pela elaboração de pesquisas de natureza jurídica e de relatórios, e pela preparação e execução e ações relacionadas a processos judiciais.

Delegado: é o responsável por coordenar investigações policiais, emitir documentos públicos e preparar inquéritos.

Procurador: é responsável por atuar como defensor da ordem jurídica e iniciar ações ou atuar como fiscal em processos ponderados por terceiros. Ele atua em Tribunais nas Câmaras Cíveis e Criminais.

Promotor: resumidamente o promotor é o responsável por defender os interesses da sociedade na presença do juiz. Ele é quem acusa (ademais dos advogados de acusação e de defesa) com a finalidade de proteger o interesse público e o estado. Eles atuam nas Varas Criminais, Cíveis e outras.

Defensor público: tem como responsabilidade defender aqueles cidadãos que não podem pagar pelos processos judiciais. Atua tanto como procurador estadual, como municipal ou da União.

Quem não possui ensino superior completo, pode concorrer a cargos técnicos para trabalhar nos tribunais e o salário, como em diversas outras áreas, é bem acima da média (aproximadamente 5.400,00).

Além disso, estando dentro ou fora da “lista” de quais os concursos da área jurídica mais fácil de ser aprovado, é bom lembrar que tornar-se um servidor público possui muitas vantagens, como estabilidade financeira, horário correto, a cota que é obrigatoriamente reservada para deficientes físicos e muito mais.

Estudando para os concursos da área jurídica (independentemente da lista de quais os concursos da área jurídica mais fácil de ser aprovado)

Há quem diga que os setores de Penal e de Trabalho são os mais fáceis porque são dedicados àqueles que não querem estudar muito, mas não caia nessa. 

Realmente a área de Civil possui mais desafios devido a quantidade de peças que possui, porém engana-se quem acredita que pode pular a etapas de estudo para qualquer prova, mesmo quando a sua vaga está entre os concursos da área jurídica mais fácil de ser aprovado.

A vantagem de estudar para área jurídica é que as disciplinas cobradas normalmente aparecem em outros concursos, isso permite que um estudo sirva para vários editais, mesmo eles pertencendo a diferentes tribunais. 

Assim, quem está pensando em começar a preparação pode já optar pelo básico: direito constitucional, administração financeira e orçamentária (AFO), direito administrativo, direito civil e português.

Mas lembre-se que isso é só uma dica do que quase sempre está presente nas provas, existem casos que pode ser solicitado outras matérias como administração geral e pública – com gestão de RH e materiais -. Ou informática e raciocínio lógico, por exemplo, que não aparecem como plano de estudo todas as vezes, mas são bem frequentes.

Por isso, fique sempre de olho no edital (mesmo naqueles que você julga estando entre os concursos da área jurídica mais fácil de ser aprovado), ele tem todas as informações necessárias de matérias até local, horário e regras da prova. 

É bom começar a estudar antes do edital ser liberado, porque dessa maneira o candidato tem uma chance a mais do que o seu concorrente que ainda não está estudando. É óbvio que no momento final pode existir bastante mudanças de tópicos ou disciplinas, mas nem isso invalida a vantagem de quem já está familiarizado com o meio.

Manter um plano de estudo focado pode ajudar muito. Falando francamente não existe como julgar quais são os concursos da área jurídica mais fácil de ser aprovado, o mais fácil vai ser naquela área que você sempre teve mais proximidade, então tudo é questão de estudos e nesse setor que você escolheu para levar a vida vale muitíssimo a pena investir.

Aqui vai um incentivo do porquê vale a pena estudar para conquistar a vaga que você tanto deseja: Muitos dos cargos e salários mais cobiçados da carreira pública pedem o direito como graduação.

Um Procurador do Trabalho tem como salário inicial mais de 20mil reais; um Juiz Federal mais de 25 mil reais; um Advogado da União ou um Procurador da Fazenda Nacional recebe cerca de 17 mil reais. Essas são só algumas das opções, existem outros cargos que possuem essa faixa salarial.

Tem opção em todo o território nacional

Existem muitos tribunais e locais jurídicos espalhados por todo o Brasil, então todos que pensam em seguir carreira como advogado, sonhando com o serviço público, podem ficar tranquilos, pois, nesse caso, não existe a necessidade de mudar de estado, é possível sim encontrar uma oportunidade (senão na sua cidade) nas cidades vizinhas.

Muita gente ainda sonha em se tornar um servidor público, por isso a cobrança em conquistar um cargo logo na primeira prova não é precisa. Enxergue as primeiras tentativas como um aprendizado para as próximas, que serão realmente as decisivas em sua vida.

Leve a sério a sua decisão e lembre-se que é você quem sabe o que é mais fácil e o que vai de acordo com os seus objetivos, não existe uma lista real de concursos da área jurídica mais fácil de ser aprovado, o que existe são os seus planos e suas vontades. 

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.