Professor substituto precisa prestar concurso?

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma das mais belas profissões e também das mais importantes para o desenvolvimento de todos nós é a profissão de professor. Não é difícil ouvir que determinada cidade ou estado está com concurso público aberto para professores, mas ninguém fala se professor substituto precisa prestar concurso.

Em nossa vida acadêmica, todos nós nos deparamos com pelo menos um professor substituto em algum momento. O professor substituto pode atuar tanto por um único dia quanto por um período maior, como por uma semana ou meses.

O que faz um professor substituto?

O professor substituto é um profissional que atua lecionando na ausência do professor titular, ele tem a missão de dar continuidade à matéria que o professor ao qual está substituindo está trabalhando com a turma, de um modo eficiente e eficaz.

Essa missão de dar continuidade ao trabalho de outra pessoa não é nada fácil para o professor substituto.

Imagine só, um professor chega para substituir um professor titular que está atuando com aquelas turmas desde o início do ano, esse professor titular já está totalmente habituado com os seus alunos, já os conhece, sabe o ritmo da sala (é totalmente normal e comum que duas salas cursando o mesmo ano se desenvolvam diferente, alguns alunos aprendem mais rápido enquanto outros têm dificuldades, isso afeta a produtividade da turma).

Enfim, todos esses meses de trabalho com aquela turma lhe permitiu que conheça os seus alunos, saiba a melhor maneira de explicar o conteúdo para eles e também conhece as dificuldades individuais de cada um de seus alunos.

Já o professor substituto geralmente fica sabendo que vai atuar com determinada turma com apenas algumas horas de antecedência, as vezes ele mal tem tempo de preparar a matéria que irá lecionar, e quando chega na sala de aula, esse professor substituto é um completo estranho naquele ambiente, e em poucos minutos ele tem que conquistar toda aquela turma, composta por 20, 40 ou até mesmo mais alunos em alguns casos.

O professor substituto tem que conquistar o respeito de todos esses alunos e fazer com que eles prestem atenção ao que está lecionando, além disso, é necessário que ele tenha sensibilidade para identificar o ritmo de aprendizagem da sala, pois caso ele seja muito acelerado ou muito devagar enquanto ensina, os alunos podem se dispersar.

Além de todas as dificuldades enfrentadas pelo professor substituto por não conhecer a turma para a qual está lecionando e não estar habituado com o ritmo dos alunos, ele ainda enfrenta uma grande dificuldade em conquistar o respeito e a atenção dos alunos.

É muito comum que os alunos fiquem mais bagunceiros quando estão na presença de um professor substituto, uma vez que esse está ali apenas temporariamente e não conhece nenhum deles, e os alunos também acabam não prestando atenção a matéria que está sendo lecionada por esse professor substituto, tudo isso são fatores que demandam desse profissional, o professor substituto, um desgaste maior, tanto físico quanto emocional, aliás, especialmente emocional.

Professor substituto precisa prestar concurso?

Existem professores substitutos atuando em todos os níveis da educação, em escolas de educação fundamental, ensino médio, ensino técnico e até mesmo nas unidades de ensino superior.

Não existe uma resposta correta para a pergunta professor substituto precisa prestar concurso? No Brasil até existem concursos públicos voltados para a contratação de professores substitutos, porém, nem sempre é exigido que o professor substituto precisa prestar concurso.

Além do mais, esse tipo de concursos não acontecem com tanta frequência quanto aqueles voltados para a contratação de professores titulares, e isso acaba fazendo com que as escolas nem sempre tenham o número necessário de professores substitutos para suprir sua demanda e elas acabam tendo necessidade de contratar mais professores substitutos, os quais diferente dos professores substitutos concursados acabam sendo contratados como profissionais temporários, podendo atuar apenas por um dia ou mais.

Vale lembrar também, que dependendo da sua área de atuação, o professor substituto precisa prestar concurso, especialmente se o seu objetivo é atuar em universidades federais, essas inclusive, algumas vezes acabam por criar o seu próprio concurso público visando atender suas necessidades. Portanto quando se trata da possibilidade de lecionar em universidades federais, a resposta para a pergunta professor substituto precisa prestar concurso? Acaba sendo outra, pois estas acabam exigindo que professor substituto precisa prestar concurso.

Para atuar como professor substituto, concursado ou não, é necessário que a pessoa interessada possua formação universitária, pode ser uma licenciatura ou um bacharelado em pedagogia, algumas instituições de ensino acabam contratando profissionais que ainda estão concluindo a graduação, como estagiários, e esses eventualmente acabam atuando como professores substitutos, mas não são todas as instituições de ensino que permitem que profissionais que ainda não concluíram a graduação atuem lecionando.

Atuar como professor substituto é um desafio, pois você acaba não sabendo quando será necessário que você entre em uma sala de aula para substituir um professor, esse profissional acaba não tendo estabilidade, às vezes você acaba tendo que atuar lecionando uma matéria com a qual não possui tanta afinidade, apesar de existir a possibilidade de escolher as matérias com as quais deseja atuar, por diversas vezes o professor substituto acaba sendo convidado para ajudar lecionando matérias diferentes, além da dificuldade de não conhecer os alunos, as turmas, não conhecer as dificuldades que possuem, e ter que tentar amenizar todas essas dificuldades em poucos minutos.

Mas apesar de apresentar inúmeras dificuldades, a atuação como professor substituto acaba sendo algo muito mais dinâmico, uma vez que esse tipo de profissional geralmente acaba atuando em diversas escolas e isso o leva a ter contato com um número maior e variado de pessoas, desde os alunos até os profissionais que ali trabalham, como o corpo docente, com os quais você pode trocar experiências, essa troca pode te ajudar muito em sua profissão, e os outros profissionais que ali atuam, o que acaba por deixar a sua experiência como professor substituto ainda mais enriquecedora.

Então respondendo a pergunta do início professor substituto precisa prestar concurso? Podemos dizer que depende, pois apesar de não ser uma exigência de todas as instituições de ensino que o professor substituto precisa prestar concurso, é necessário que você faça uma avaliação da área com a qual deseja atuar, pois para atuar em algumas áreas é necessário professor substituto precisa prestar concurso.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.