Preciso saber geografia para ser aprovado no concurso público?

Tempo de leitura: 5 minutos

A cada dia que passa os concursos públicos se mostram como uma das alternativas mais procuradas pelos brasileiros que estão em busca de uma alternativa segura de trabalho. Essa mudança tem se dado em grande parte por conta da crise que toma conta do país e que não dá sinais de ir embora tão cedo, o que acaba preocupando grande parte dos trabalhadores que não desejam fazer parte do índice de desemprego que só cresce dia após dia.

Assim, para fugir dos frequentes e recentes cortes de gastos apresentados pelas empresas do setor privado, que encontram nos cortes de gastos a única maneira de se manterem funcionando durante este período de crise, os trabalhadores têm recorrido cada vez mais ao setor público do país, uma alternativa estável em meio a um cenário de instabilidade e também de insegurança.

Afinal de contas, a verdade é que com crise ou sem crise as contas vão continuar chegando todos os meses e é preciso ter uma garantia de um salário na conta todos os meses para assegurar que as finanças vão estar sempre em dia. Algo que só o setor público pode oferecer para o trabalhador.

Para completar, há aqueles que procuram o setor público por o acharem como uma alternativa mais vantajosa para a carreira do que o setor privado.

Algo que envolve uma série de fatores, como salários vantajosos no mercado, benefícios que variam de empresa para a empresa, mas que representam um bom acréscimo à remuneração mensal, e também a jornada de trabalho bem respeitada, que representa um detalhe importante para aqueles que buscam uma maior qualidade de vida no intermédio entre suas vidas pessoal e profissional.

Dessa forma, a procura por uma oportunidade no serviço público tem se tornado a meta de um número cada vez maior de brasileiros a cada dia que passa. Afinal de contas, em um período como o que estamos vivendo hoje, a combinação entre salários atrativos e estabilidade nunca foi tão atraente. O que acaba fazendo com que os concurseiros de plantão encarem horas de estudos para conseguirem a tão sonhada aprovação.

Afinal de contas, a verdade é que conseguir uma aprovação em um concurso público não é tarefa fácil e requer muita preparação e muita dedicação. Isso porque para conseguir a sua aprovação, principalmente em concursos mais concorridos.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui algumas dicas que vão ajudar quem está começando nessa caminhada rumo a uma aprovação em um concurso público. Isso porque muita gente acha que não é preciso ter um conhecimento sobre geografia para conseguir uma boa prova, se concentrando apenas em português, matemática e conhecimentos específicos, um erro que pode levar você a perder alguns pontos preciosos.

Geografia é sim importante na hora de prestar um concurso

Ao contrário do que muita gente pode pensar, a verdade é que nem só português e matemática são as matérias vistas na vida escolar que marcam presença nas provas de concursos públicos. Isso porque a geografia também se faz presente dentro do setor de questões que englobam conhecimentos gerais, e estudar a matéria é bastante importante para garantir que você não perca pontos que seriam essenciais para a aprovação na sua tão sonhada vaga.

Dessa forma, se você está começando os seus estudos, coloque a geografia no seu cronograma, porque a matéria é sim importante para que você seja aprovado no concurso que você sempre desejou. Pensando nisso separamos aqui algumas dicas que vão dar uma potencializada nos seus estudos para a preparação dos concursos.

A primeira coisa a se fazer para conseguir incluir a geografia na sua rotina de estudos é separar as áreas de estudo da matéria que vão ser importantes para você no concurso e que vão poder ser cobradas nas questões.

Para isso, a primeira coisa que o candidato deve fazer é procurar o edital atual ou antigo – caso o atual ainda não tenha sido divulgado – do concurso que deseja prestar, olhar o conteúdo programático e selecionar os assuntos que tenham a ver com geografia para incluir na rotina de estudos.

Além disso, para conseguir estudar bem geografia é preciso que você tenha a consciência de que você deve estudar não só aquilo que gosta. Isso porque você pode adorar geografia física, por exemplo, mas não pode esquecer da geografia política, que é a que acaba sendo mais cobrada nos concursos públicos.

Dessa forma, é preciso ter isso em mente para não acabar perdendo tempo demais com os mesmos assuntos e perder pontos com aqueles que você deixou de estudar simplesmente porque tinha uma menor afinidade com o tema.

Mais ainda, uma boa pedida para quem deseja estudar geografia para concursos é dar uma olhada no site do IBGE e nos últimos censos que foram divulgados, pois eles podem servir como base para um ótimo material de estudo, que também é bastante atualizado, algo que muitos concursos acabam cobrando em suas questões.

Por fim, vale a pena buscar na internet por simulados de geografia para concursos públicos, pois opções são algo que realmente não faltam dentro do ambiente virtual. Eles acabam sendo a melhor forma de avaliar o seu conhecimento para que você adeque a sua rotina de estudos dando maior foco nas suas fraquezas, já que por meio das questões você vai conseguir saber quais assuntos você domina mais e quais assuntos acabam sendo os seus pontos fracos.

Dessa forma, comece a colocar a geografia dentro da sua rotina de estudos para os concursos públicos porque ela é importante sim e deixar ela de lado durante o seu processo de preparação pode fazer com que você perca pontos em questões que podem ser o grande diferencial entre ser aprovado e conquistar a vaga que você sempre desejou ou não entrar no concurso e precisar passar mais um ano se preparando.

Afinal de contas, a última coisa que você quer é perder pontos porque esqueceu de colocar uma matéria na sua rotina de estudos, não é mesmo?

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.