Potenciação e Radiciação para concurso público

Tempo de leitura: 5 minutos

Nos dias de hoje os concursos têm se mostrado como uma das alternativas preferidas dos brasileiros para a obtenção de um emprego que representa uma segurança na carreira. Por isso mesmo, independente da dificuldade da prova ou da concorrência, a verdade é que o número de concurseiros só cresce ano após ano.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós separamos aqui uma série de dicas que vão ajudar você na hora dos estudos de matemática para o concurso, com os dois conceitos que mais fazem com que as pessoas percam pontos na hora da prova.

Tudo para que você aumente ainda mais as suas chances de aprovação no concurso que você sempre sonhou. Afinal de contas, quando falamos de concursos, cada simples ponto conta.

Aprenda a resolver questões de potenciação e radiciação para concursos públicos

No que diz respeito às questões de matemática envolvendo concursos públicos a verdade é que dificilmente assuntos muito complexos são cobrados. Isso porque mais do que apenas buscar saber se você tem o conhecimento de fórmulas e equações que são ensinadas durante o ensino médio, os concursos exigem dos candidatos principalmente questões de aplicação de raciocínio lógico.

Dentro desse contexto, um assunto que envolve bastante a questão de conceitos matemáticos e que ainda assim é bastante cobrado em questões de concursos públicos é sobre potenciação e radiciação.

Conceitos estes que frequentemente aparecem interligados nos processos de estudos e que podem render alguns pontos extras para quem se dedica a estudar a matéria durante o seu processo de preparação para as provas.

Isso porque tanto a radiciação quanto a potenciação acabam aparecendo em questões que envolvem mais conhecimento técnico sobre a matemática, já que são conceito essenciais aprendidos durante o colégio que devem fazer parte do seu processo de estudos para uma prova de concurso público.

Por isso mesmo separamos aqui algumas dicas que vão ajudar você a entender melhor os conceitos de potenciação e de radiciação, tudo para que não perca mais pontos que podem ser a diferença entre conseguir o cargo para o qual você tanto se dedicou ou precisar tentar mais um ano.

Afinal de contas, quando falamos de concursos concorridos, a verdade é que cada pequeno ponto conta e muito na hora do resultado final. Não para menos apenas os que são considerados os melhores é que conseguem a tão sonhada aprovação dentro do setor público do país.

De maneira bem resumida e simplificada, a potenciação vai trabalhar nada mais do que com as propriedades das potências, ou seja, com a propriedade de um número elevado ao outro (que representa quantas vezes multiplicado por ele mesmo o número é). Dessa forma, para conseguir realizar exercícios de potenciação é preciso conhecer as propriedades básicas das potências.

  • Todo número elevado a zero é igual a 1. Uma das propriedades mais importantes, é motivo de esquecimento para grande parte dos candidatos, que acabam perdendo pontos por não se lembrar dessa propriedade essencial.
    • Todo número elevado a 1 é igual a ele mesmo. Ou seja, 2¹ é igual a 2, 3¹ é igual a três e por aí vai.
    • Quando a potência tiver um expoente que é negativo, o resultado da potência vai ser o inverso do número com a base elevada ao expoente, que dessa vez é positiva. Ou seja 2 elevado a –1 é igual a ½, por exemplo.
    • Quando a potência tiver um expoente que é uma fração, o resultado desta potência vai ser uma raiz cujo índice vai ser o denominador da fração.
  • Quando você tiver a potência de uma potência, você vai manter a base da potência e vai multiplicar os expoentes para conseguir obter o resultado desejado.
  • Quando você tiver uma operação de divisão de potências de mesma base, você vai manter a base e subtrair os expoentes para se ter o seu resultado. Ou seja, 2³ : 2² é igual a 2¹, que por sua vez é igual a 2.
  • Quando você tiver uma divisão de potências de bases diferentes, você vai manter o expoente e vai dividir as bases.
  • Quando você tiver uma multiplicação de potências de mesma base, basta manter a base e somar os expoentes.
  • Em multiplicações de base diferente, mantém-se o expoente e multiplicam-se as bases.

Tendo esses conceitos em mente, basta treinar exercícios relacionados ao assunto que questões envolvendo potenciação não vão ser mais um problema para você.

E com a radiciação acontece a mesma coisa, já que ela envolve as propriedades da raiz. E é exatamente pensando nisso que nós separamos todas elas aqui para você estudar e treinar para não ter mais problemas nos concursos.

  • Quando você tiver a potência de uma raiz e ambas tiverem o mesmo índice, ambos vão se anular. Ou seja, a raiz quadrada de dois elevada ao quadrado é igual a dois.
  • Quando você tiver uma potência que tenha um expoente de fração negativa, você vai ter como resultado uma fração que tem como denominador uma raiz cujo número de baixo da fração do expoente será o índice e o número de cima o radicando.
  • Quando você tiver o produto de um número real com uma raiz, basta inserir o número real dentro da raiz elevado ao índice da mesma multiplicando o número que já estava dentro da raiz.
  • Quando você tiver divisão de raízes de mesmo índice, basta colocar apenas uma raiz com o índice em questão envolvendo toda a fração formada pelos radicandos das raízes.
  • Quando você tiver uma multiplicação de raízes de mesmo índice, basta multiplicar todos os radicandos dentro de uma mesma raiz com o índice em comum.
  • Para tirar a raiz de uma raiz, basta multiplicar os seus índices.
  • Quando você vai tirar a potência de uma raiz, basta inserir o índice da potência elevando o radicando.

Tendo todos esses conceitos em mente e praticando com exercícios relacionados ao conceito, pode ter certeza que a radiciação não vai ser mais um problema nas suas provas de concursos.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.