Posso me inscrever para mais de um cargo do mesmo concurso público?

Tempo de leitura: 6 minutos

Encarar uma maratona de concurso não é tarefa fácil e só quem já passou pelo processo seletivo sabe o quão árduo pode ser o caminho até uma aprovação em um cargo público.

Afinal de contas, são horas de dedicação e estudos para conseguir superar a concorrência e dar conta de todo o conteúdo que é cobrado nas provas de concursos, principalmente quando falamos de concursos que oferecem salários mais altos.

Porém, a verdade é que independente de todos esses fatores o número de concurseiros no país só cresce a cada dia que passa, com milhares de brasileiros atraídos pela estabilidade empregatícia que é garantida pelo regime estatutário.

Afinal de contas, hoje vivemos um momento de crise que não parece ir embora tão cedo, o que acaba preocupando os trabalhadores, que estão mais atraídos do que nunca pelas vantagens oferecidas pelo setor público.

Isso porque, por conta dos efeitos da crise, diversas empresas do setor privado acabaram se vendo obrigadas a realizar uma série de cortes de gastos, o que acaba incluindo cortes de pessoal, de forma a se manterem funcionando e não serem obrigadas a fechar as portas.

O que, por sua vez acaba criando um ambiente de muita insegurança e instabilidade para o trabalhador.

E pelo fato de o processo seletivo de um concurso ser bastante diferente daquele que é realizado para um cargo dentro de uma empresa privada, muitas pessoas acabam tendo uma série de dúvidas em relação ao funcionamento do processo seletivo como um todo.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações que vão esclarecer para você uma das dúvidas mais comuns na hora de inscrição para um concurso público, se é possível ou não um mesmo candidato se inscrever para duas vagas diferentes dentro de um mesmo concurso.

Tudo para que você esclareça de vez as suas dúvidas e aproveite ao máximo as oportunidades que o setor tem a oferecer para cada trabalhador.

Afinal de contas, posso ou não me inscrever para mais de um cargo dentro de um mesmo concurso?

Nem sempre um determinado concurso público abre vagas para uma única ocupação, sendo que o mais comum é que em um mesmo edital estejam informações para o preenchimento de vagas para ocupações diferentes, tudo dentro de um mesmo concurso e de um mesmo regulamento.

Dessa forma, uma dúvida que é bastante frequente entre quem está tentando uma oportunidade no setor público do país, é se na hora da inscrição é possível fazer a opção para mais de um cargo dentro de um mesmo concurso.

Isso porque muitas vezes as pessoas se veem contempladas por mais de uma vaga, de forma que se encaixam nos pré-requisitos para mais de uma ocupação. Por isso mesmo, acabam sentindo a vontade de tentar para ambas as vagas com as quais se identificou, de forma a conseguir aumentar as chances de ser aprovado dentro do concurso e finalmente ocupar uma vaga dentro do setor público do país.

E ao contrário do que muita gente pode pensar, a verdade é que é sim permitido que um candidato faça a inscrição para vagas diferentes dentro de um mesmo concurso, porém é preciso entender que há algumas restrições para a realização de tal fato, de forma a ter um controle sobre as vagas que são ocupadas e também sobre o concurso que é prestado.

Dessa forma, se você deseja prestar para duas vagas diferentes dentro de um mesmo concurso é importante que você saiba as restrições existentes de forma a saber se realmente vai poder se inscrever para as vagas que você deseja ou se vai precisar realizar a opção por apenas uma delas, o que realmente pode acontecer dependendo do concurso que você for prestar.

Levando isso em consideração, é permitido sim que um candidato faça a sua inscrição para ocupar dois cargos diferentes dentro de um mesmo concurso. Porém, isso só vai ser permitido de fato caso as provas de cada cargo para o qual você deseja se candidatar não sejam realizadas no mesmo período.

Ou seja, se a prova para um cargo vai ser realizada de manhã e a para a seleção de outro cargo vai ser realizada na parte da tarde, você vai poder se inscrever sem maiores problemas para as duas vagas que você deseja ocupar.

Porém, caso ambas as provas sejam aplicadas no mesmo período, ou no mesmo horário, você não vai conseguir prestar ambas as provas e é preciso ter isso em mente para não acabar perdendo dinheiro.

Isso porque caso sejam detectadas duas inscrições para vagas diferentes que vão ser realizadas no mesmo período, apenas a última inscrição que foi realizada pelo candidato – de data e de horário mais recente – vai ser considerada pela organização do concurso.

Dessa forma, quaisquer outras inscrições que você possa ter realizado para o mesmo concurso vão ser canceladas de forma automática sem que haja o ressarcimento do valor que foi pago na inscrição para o candidato.

Por isso mesmo, antes de sair por aí se candidatando para todas as vagas que desejar ocupar em um mesmo concurso, vale a pena verificar o horário e data de realização de cada prova, pois caso elas sejam concomitantes você vai ter apenas uma inscrição considerada e as demais canceladas, perdendo todo o dinheiro que investiu para a realização do concurso.

Esse aliás é outro tópico que deve ser levado em consideração. Isso porque, ainda que você vá prestar duas provas de um mesmo concurso, é preciso ter a consciência de que vai pagar as inscrições de acordo com as vagas que você deseja prestar.

Ou seja, se você vai prestar o concurso para duas vagas diferentes, vai precisar pagar a taxa de inscrição duas vezes.

Dessa forma, para não gastar dinheiro à toa, vale a pena pensar com calma se realmente vale a pena investir em mais de uma vaga para o mesmo concurso para não acabar desperdiçando dinheiro e também o seu tempo de estudos, que muitas vezes pode ser mais bem aproveitado se dedicando para uma prova única.

Posso me inscrever para mais de um cargo do mesmo concurso público?
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.