Posso levar o celular no dia da prova do concurso público?

Tempo de leitura: 5 minutos

Quando chega o momento de você fazer a tão esperada prova do concurso, você sabe que não pode cometer falhas. Levar o celular no concurso público é algo que a maioria das pessoas fazem, afinal, ninguém anda sem esse aparelho.

Entretanto você precisa ter cuidado, pois todos os meses de estudo que você gastou para se preparar para a prova, podem ir por água abaixo. Usar o celular no concurso público é algo que você não vai poder fazer, como também não pode fazer uso de nenhum equipamento eletrônico.

A dúvida é: Será que posso levar o celular no concurso público? Será que você precisa ser extremista e nem levar o aparelho? Vamos falar mais sobre isso nesse artigo.

Levar ou deixar em casa?

Essa escolha você vai poder fazer baseando-se no que diz o edital. Se for uma exigência do concurso que você não leve o aparelho nem para o prédio, lá estará indicado. É muito comum que você precise se comunicar com alguém após a prova, mas precisa ficar ligado se o regulamento permite.

Na era da tecnologia, muitas maneiras de trapacear realizando provas de concursos estão sendo criadas, por isso a segurança aumentou em relação ao uso dos eletrônicos. O melhor a fazer é checar com atenção o que o edital diz, e se possível nem levar para o dia do teste.

Se levar, tenha bom senso

Se você acha indispensável levar o aparelho, é melhor que você tome certos cuidados. Se você levou uma bolsa, assim que você adentrar o prédio onde o exame será realizado, é melhor que você guarde o aparelho.

Você também deve desligar qualquer tipo de alarme para não arriscar do seu aparelho tocar na hora da prova. O ideal é que você, se possível, guarde o aparelho dentro da bolsa ou recipiente fornecido pela organização da prova, sem a bateria.

Alguns celulares tocam os despertadores mesmo que estejam desligados. A regra é clara, se o seu dispositivo tocar, você vai estar desclassificado, não tem desculpas, por essa razão, todo cuidado é pouco.

Não saia com o aparelho da sala

Quando você estiver realizando a prova e precisar ir ao banheiro, em hipótese alguma leve o seu celular. Se você estiver colocado ele entre os seus pertences, bolsa ou sacola, não saia da sala com esses itens.

Em caso de dúvidas se você saiu com o seu celular e levantou suspeitas, pode ter certeza que você não vai ter como se defender de uma acusação. O melhor é nem causar essa dúvida, pois pode significar a sua desclassificação.

Cuidado com outros aparelhos

Além do seu celular, é de bom tom que você também evite levar outros aparelhos eletrônicos como aparelho de mp3, fones de ouvido. Esse tipo de item pode gerar uma impressão de que você está se comunicando com alguém, portanto, é melhor que você evite esse tipo de dispositivo.

Quanto menos aparelhos eletrônicos você levar melhor. Deixe todos em casa, assim você se concentra mais na sua prova, e vai ter mais chances de conseguir êxito na sua missão de adentrar em um cargo público, além de não colocar tudo a perder por conta dos seus eletrônicos.

O celular tocou e agora?

Você já viu que se for para levar o celular você terá que tomar uma série de cuidados. Mas você levou o seu celular e esqueceu de desligá-lo ou deixou algum despertador ativado. De repente ele começa a tocar, se isso acontecer, você não terá muita escolha.

Se consta claro no regulamento, o que acontece em quase cem por cento das avaliações, você estará eliminado, não tem conversa. Agora se você tiver muita sorte, o melhor a fazer e não encostar na bolsa, e chamar o fiscal, numa tentativa de mostrar que você não teve acesso ao aparelho. Mas isso é uma tentativa desesperada, provavelmente não irá funcionar.

Sabia que algumas provas proíbem o uso de lápis?

Se você acha que apenas os eletrônicos podem complicar a sua vida, está muito enganado. Se você não prestar atenção no edital, pode acabar sendo eliminado de uma prova mesmo não fazendo nada de “ilegal”.

Não são todas, mas algumas organizadoras de provas de concurso deixam claro no edital que não permitem o uso de lápis em seus testes. Só é permitido o uso de caneta e na cor preta.

Tenha sempre bom senso

Se você é daquelas pessoas que sempre gostaram de usar canetas coloridas na escola e acham que é mais descolado, esqueça isso na hora de fazer provas de concurso. Fazer uma arco-íris de cores pode ser mais divertido, mas na hora de fazer a prova do concurso não vai colar.

Como é de conhecimento de todos, o uso mais comum é o da caneta preta, então é melhor que você se mantenha nesse estilo básico mesmo. O uso da caneta azul também é permitido, mas pode ser que o edital indique que você só pode usar caneta preta. Melhor levar uma caneta preta para qualquer prova.

Não vá de boné ou chapéu

Esse é um adereço que você também pode evitar. Muitas organizadoras já deixam expresso claramente no edital que você não pode usar boné durante a prova. O melhor a fazer é nem levar esse item, pentear o cabelo é a melhor solução.

Se você levou para não andar sem estilo por aí, tire-o da cabeça assim que entrar na sala para a realização da prova. Melhor, para evitar constrangimentos.

O que levar para uma boa prova?

O que não pode já sabemos, mas vamos falar um pouco sobre o que pode? Sim, é sempre bom que você mantenha a calma durante a avaliação. Leve uma água, doces, biscoitos, para que você possa fazer o seu teste com mais tranquilidade e conforto. Pode ser um diferencial para que você se saia bem.

O importante no dia da prova é tentar evitar qualquer tipo de coisa que possa fazer você se auto sabotar, portanto, o melhor a fazer é esquecer em casa qualquer tipo de aparelho eletrônico.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.